Últimas notícias

Fique informado

Tempo recorde: empresa migra para nuvem em 24h com apoio da Okser e Sky.One

7 de maio de 2020

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

Falta de mão de obra e instabilidade cambial vão acabar com sua jornada para Cloud?

convivemos com os desafios de pleno emprego de profissionais de TI há alguns anos. Criar times para projetos de Cloud já era um desafio em si.

29 de abril de 2020

Em decorrência da pandemia de COVID-19, a evolução para o modelo em nuvem foi necessária para que o setor de finanças da empresa Reclame Aqui conseguisse realizar o trabalho 100% remotamente, garantindo assim a segurança de todos os colaboradores

A pandemia originada pela irrupção do vírus COVID-19 gerou diversas consequências e exigiu medidas imediatas por parte das empresas, como a adoção do regime home office.

Pensando na segurança de seus colaboradores, o Reclame Aqui, maior site de reclamações do Brasil, acaba de realizar a migração de todo o sistema financeiro para a nuvem, conseguindo assim que 100% de sua equipe trabalhe remotamente. Em tempo recorde, a companhia conseguiu o feito de totalizar a migração em apenas 24 horas, por meio da solução em nuvem SAP Business One (SAP B1) da Okser em parceria com a Sky.One.

De acordo com o CFO do Reclame Aqui, Luiz Chaves, apesar da empresa ter berço tecnológico, departamentos como o de finanças, por exemplo, contavam com estrutura física para viabilizar a aprovação de pagamentos.

“Nós contávamos com uma estrutura SAP, mas ainda não havíamos evoluído para o cloud. Em 24 horas, realizamos a introdução do ambiente SAP B1 para nuvem junto com a Okser e a Sky.One, e assim, toda a equipe passou a atuar 100% home office”, afirma. Anteriormente, com o software de gestão empresarial ERP SAP B1, do Reclame Aqui, o acesso remoto não era permitido devido a questões como segurança e sensibilidade de dados.

O processo envolveu mover a base de dados do software para os servidores na nuvem, que são gerenciados pela Sky.One.

Ricardo Brandão – CEO da Sky.One

Segundo o CEO da Sky.One, Ricardo Brandão, migrar para a nuvem está longe de ser um processo longo ou complicado, como muitas companhias pensam.

“Hoje em dia, em poucas horas, é possível obter um ambiente dedicado ou compartilhado completo e disponível para carregar e utilizar o SAP Business One, em qualquer lugar e qualquer hora, por meio da nossa plataforma Auto.Sky. Em momentos de pandemia, migrar para o cloud nunca foi tão importante para manter a equipe segura e a economia girando”, esclarece.

Tempo Recorde de migração para o cloud 

Chaves afirma que foi surpreendido pela velocidade em que a migração ocorreu. “Por conta da pandemia, definimos que 95% dos colaboradores deveriam trabalhar home office. Mas tínhamos o desejo de que o restante da equipe, da área financeira, também adotasse o quanto antes o trabalho remoto. Ficamos surpresos com a rapidez de todo o processo. Era uma necessidade não só pela empresa, especialmente pela iminência do risco de contaminação, mas também de contribuir para a sociedade”, afirma.

Já o CEO da Okser, Marco Vonzodas, ressalta que as empresas de tecnologia precisam neste momento encontrar alternativas criativas de manter a economia girando.

Marco Vonzodas – CEO da Okser

“São em momentos como este que muitos negócios se reinventam. É importante que as empresas sejam criativas e encontrem maneiras diferentes de prover o seu serviço ou manter o fluxo do produto chegando na mão dos clientes.”

“O Reclame Aqui fez exatamente isto. Migrando para a nuvem, a companhia manteve sua economia girando e ainda garantiu a segurança de seus colaboradores, que agora trabalham 100% de suas casas”, esclarece.

Vonzodas diz que o mais interessante em todo o processo foi acompanhar a rapidez e a efetividade da migração em um único dia. “Migrar para a nuvem é algo que nós já fazemos. O diferencial foi constatar que é possível fazer um movimento desses num curto espaço de tempo. Neste momento, é importante fomentar a criação de projetos de curto prazo que visem a preservação do caixa”, aponta.

Logo depois da migração, a Sky.One e Okser ministraram um treinamento para alinhar todas as expectativas relacionadas ao trabalho inseridas no contexto da nuvem.

Benefícios da nuvem

A Sky.One possui em seu portfólio uma estrutura especial para rodar o software SAP B1 na nuvem. Desta forma, o serviço adotado pelo Reclame Aqui foi o Auto.Sky B1 juntamente com o Guru.Sky, por conta do acréscimo de base de dados de produção.

Os principais benefícios da solução incluem disponibilidade – na qual toda a infraestrutura de hardware pode ser configurada em minutos –, e acesso online, que garante que as informações sejam inseridas de maneira rápida, segura e criptografada.

O Auto.Sky Business One, implementado no Reclame Aqui, é uma tecnologia desenvolvida especialmente para SAP e parceiros de implantação que buscam por uma infraestrutura completa em nuvem. “A plataforma é de extrema importância para as empresas no momento, já que permite conexão via web. Desta forma, os colaboradores podem ter acesso à plataforma na segurança de suas casas”, afirma Brandão.

Além disso, a plataforma conta com acesso mobile via aplicativo SAP Business One, backups automáticos referentes à aplicação e aos bancos de dados – realizados todos os dias, armazenamento em um serviço na nuvem, gerenciamento de banco de dados – HANA e SQL e suporte Add Ons, onde qualquer add-on que esteja certificado pela SAP, fica compatível com os ambientes dedicados.

A ferramenta garante ainda alta performance, custo total de hospedagem baixo, licenciamento interno para Microsoft SQL e Windows, além de permitir efetuar pagamentos por usuários com acesso ao sistema, tendo a opção de aumentar a estrutura da empresa conforme a demanda.

Gartner indica os 10 principais mitos sobre a Nuvem

Embratel migra dados da rede pública de saúde para Nuvem em contrato com o Ministério da Saúde

Sobre a Sky.One

Somos uma empresa de tecnologia que oferece ao mercado de software diversas plataformas de serviços que transformam os seus sistemas de gestão, da evolução para a nuvem à expansão dos serviços, criando, cada vez mais, experiências inovadoras que aumentam o valor do seu sistema e a experiência do seu cliente.

Fundada por empreendedores brasileiros em 2014, hoje, são mais de mil clientes no Brasil, América Latina, Europa e Estados Unidos, incluindo nomes como Hirota Supermercados, Philips do Brasil, Fundação Abrinq, entre outros. Além de acumular prêmios e selos como: o Top Startups Linkedin, GPTW, liderança em três quadrantes no ISG Provider Lens™, prêmios de inovação e selo Advanced AWS.

Sobre a Osker

Consultoria de negócios que oferece soluções integradas para a gestão empresarial e de projetos para empresas em constante desenvolvimento com o objetivo de conectar pessoas e processos, oferecendo e acompanhando o desenvolvimento de cada negócio, de forma mais inteligente, flexível e segura.

E, como parceira da SAP, marca mundial no mercado de softwares e aplicativos empresariais, desempenha um papel fundamental na área de gestão de negócios e tecnologia da informação, atuando em todo território nacional através de parcerias que possibilitam ainda mais a ampliação da aderência aos diversos processos de negócios.

Atualmente são mais de 150 instalações e 3000 usuários, sendo reconhecida pela SAP com os selos e premiações de Excellence in Customer Loyalty LATAM, SAP Recognized Expertise, Melhor Linearidade, entre outros. Para saber mais, acesse: www.okser.com.br

Sobre o Reclame Aqui

O Reclame AQUI é a maior plataforma de solução de conflitos entre consumidores e empresas da América Latina e um grande gerador de informação de dados. Junto com 20 milhões de consumidores e mais de 240 mil empresas cadastradas, trabalha para construir um mundo melhor.

Mais do que ajudar a resolver reclamações e melhorar as relações de consumo, o Reclame AQUI compartilha conhecimento por meio de cursos focados em aperfeiçoar o atendimento das marcas e aposta em ações sociais que possam transformar a realidade dos brasileiros.

Google Cloud fornece treinamentos gratuitos on-line

Empresa de cloud cresce 25% estruturando home office durante pandemia

Nossa coluna sobre cloud tem os melhores artigos sobre a transição para a nuvem!

  Explore outros artigos! ] i