Últimas notícias

Fique informado

Empreendedores já podem abrir empresas sem sair de casa com o uso do Biovalid

31 de março de 2020

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

Como abrir uma empresa pela internet. Ouça

A quantidade de empresas vem aumentando, de acordo com uma pesquisa da Agência Brasil, em 2019 mais de 2 milhões de empresa foram abertas.

30 de março de 2020

Daniela Costa, vice-presidente da Arcserve fala sobre a biometria como ferramenta utilizada em ciberataques

Previsões apontam para o crescimento dos ataques às informações sensíveis das empresas, incluindo as protegidas por biometria

21 de fevereiro de 2020

Solução Biovalid do Serpro começa a ser utilizada pela Junta Comercial do RJ e permite uso de biometria facial na validação de identidade pelo celular para abertura de negócios

A abertura, as alterações de registros e demais operações de uma empresa que, antes, exigiam a presença do empreendedor ou contabilista a uma Junta Comercial, agora, podem ser resolvidas totalmente de casa. O Biovalid, solução digital desenvolvida pelo Serpro, possibilita o uso de biometria facial pelo celular para a validação de identidade, como alternativa ao uso do certificado digital, que pode chegar a custar até R$ 500.

A tecnologia  de biometria foi desenvolvida em parceria com o Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração (DREI), da Secretaria de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, e a Junta Comercial do Estado Rio de Janeiro (JUCERJA), e será apresentada, nesta segunda-feira, dia 30, em videoconferência, para os representantes das Juntas Comerciais de todo o país.

O Biovalid já está disponível em aplicativo para dispositivos móveis iOS e Android e faz parte das ações do Governo Federal de promover a transformação digital do país.

“O Serpro, ao disponibilizar soluções como o Biovalid, reforça seu compromisso de ser o propulsor da transformação digital no país. Buscamos cada vez mais desburocratizar e modernizar os serviços públicos e privados por meio da inteligência digital. Essa tecnologia traz grandes avanços para o Brasil ao garantir redução de custos e de tempo para os negócios”, ressaltou o diretor de Relacionamento com Clientes do Serpro, André de Cesero.

Paulo Spencer Uebel –
Secretário Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia | Governo Federal do Brasil

Para o secretário de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, Paulo Uebel, “é fundamental desburocratizarmos cada vez mais o ambiente de negócios do país e aliviarmos o custo para os empreendedores, que certamente estão buscando alternativas viáveis para contornar cenários adversos. Esta é uma solução ágil, fácil e sem custo algum”.

No último dia 13 de março, aconteceu a primeira abertura de empresa do Brasil utilizando o Biovalid no Rio de Janeiro.

A Junta Comercial do RJ informou que o processo inteiro de abertura levou apenas 10 minutos. Nos último dias, 12 empresas do RJ já testaram a solução e eliminaram a etapa de entrega de documentos físicos na Junta Comercial.

As operações ocorreram inteiramente pela internet. Os usuários utilizaram simultaneamente o site da Junta Comercial, onde solicitam o serviço que desejam, e o aplicativo Biovalid para realizar a validação biométrica.

Para o diretor do Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração (DREI), André Santa Cruz, “a inovação é um incentivo ao ambiente de negócios e oportuna em um momento em que as pessoas podem ter de evitar se deslocar”, enfatizou.

Como funciona

O aplicativo Biovalid solicita ao usuário, inicialmente, que tire uma foto na hora e realiza o registro de imagens do rosto como prova de vida para validar se a pessoa é ela mesma.

A prova de vida é feita por meio de instruções simples do aplicativo, como piscar o olho e virar a cabeça, mantendo o foco em sua face no celular, de forma a verificar que é mesmo o próprio usuário quem está, naquele momento, solicitando a validação de identidade. Para isso é utilizada tecnologia de inteligência artificial, evitando que uma pessoa fotografe a foto de outra, por exemplo, para tentar comprovar uma identidade pelo aplicativo. É uma forma de autenticação online, que traz segurança a todos os envolvidos”, explica o gestor de Produtos de Informação e Inteligência do Serpro, Alfredo Dias.

“O serviço Biovalid é uma plataforma de geração de tokens utilizados uma única vez com base na biometria de um titular de dados. Diferente do Certificado Digital, o produto não necessita de presença física para ser emitido, e o uso da biometria facial e da prova de vida garantem a identidade do cidadão proprietário daquela chave”, enfatiza Alfredo.

LGPD

O Biovalid é uma solução que já nasceu aderente aos princípios da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Cada solicitação de validação é acompanhada de um pedido de autorização para o uso de dados na operação de verificação. E todas as transações de autenticação ficam armazenadas.

“É possível consultar o banco de dados do Biovalid para verificar quem solicitou algum serviço, garantindo, com essa rastreabilidade, um grau ainda maior de segurança a usuários”, explicou o gerente do Departamento de Soluções Analíticas do Serpro, Luis Gustavo Loyola Filho.

Fonte: Serpro

Autopagamento e biometria são as tecnologias mais esperadas pelos consumidores no mundo

Assinatura digital, eletrônica e biometria. Entenda a diferença entre essas formas de identificação – Ouça

Máscaras digitais driblam o reconhecimento por biometria facial

O Crypto ID te deixa por dentro do mercado de tecnologia!

  Explore outros artigos!