Últimas notícias

Fique informado

Embratel migra dados da rede pública de saúde para Nuvem em contrato com o Ministério da Saúde

15 de abril de 2020

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

Tecnologia de realidade aumentada colaborativa auxilia fabricação de ventiladores respiratórios

Tecnologia oferece apoio a indústrias de diferentes setores que precisaram adaptar funções com distanciamento social e falta de mão de obra.

15 de abril de 2020

Consultoria europeia apoia Memed em práticas avançadas de privacidade de dados

Desde 2017, a empresa vem desenvolvendo políticas que visam resguardar as informações e dados que são trafegados em sua plataforma médica.

14 de abril de 2020

Embratel anuncia contrato com o Ministério da Saúde para efetuar a migração dos dados da rede pública de saúde, DATASUS, para a Nuvem

A Embratel já está transferindo os dados do DATASUS, departamento de informática do Sistema Único de Saúde do Brasil, para a Nuvem e irá disponibilizá-los com segurança e estabilidade na Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), projeto do Conecte SUS, um programa do Governo Federal para a digitalização das informações de saúde no Brasil.

Mário Rachid – Diretor Executivo de Soluções Digitais da Embratel

“A arquitetura em Nuvem da Embratel proporciona a migração de grandes volumes de dados com toda a segurança necessária, especialmente em relação a informações sensíveis e sigilosas”, explica Mário Rachid, Diretor Executivo de Soluções Digitais da Embratel.

O projeto é a materialização da estratégia de saúde digital planejada pelo Governo Federal nos últimos anos. O executivo destaca que todo o tráfego de dados será realizado via Blockchain para garantir a segurança das informações.

“Estamos pavimentando uma estrada para o fortalecimento da estratégia de Saúde Digital para o Brasil”, afirma Jacson Venâncio Barros, Diretor do DATASUS.

No Brasil, cerca de 50% das informações não são digitalizadas nos hospitais públicos de atenção primária, onde são feitos os atendimentos iniciais com objetivo de orientar sobre a prevenção de doenças, solucionar alguns casos e direcionar os mais graves para níveis de atendimento mais complexos.

Na atenção especializada, cerca de 77% dos hospitais com mais de 50 leitos não têm prontuários eletrônicos. Sem a digitalização, o compartilhamento dos dados para o DATASUS é feito ao final do mês por cada hospital de atenção primária, pela rede especializada e pelas farmácias populares.

Uma vez implementado o novo sistema, tanto o envio dos dados pelos aparatos de saúde quanto o acesso serão facilitados, e as informações serão mantidas sempre atualizadas.

Profissionais de saúde em estabelecimentos públicos pré-cadastrados e gestores municipais e estaduais terão acesso aos dados, além do próprio paciente, que poderá acessar o seu histórico médico por meio de aplicativo.

O acesso seguirá todas as determinações de privacidade já previstas em legislações existentes e atenderá a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Informações como atendimentos ambulatoriais e de atenção primária, internações, medicamentos utilizados, exames realizados e vacinas somente serão compartilhadas com a autorização do paciente.

“É muito pouco provável que algum outro País com a nossa dimensão e complexidade consiga trafegar, hoje, esse conjunto de dados”, afirma Rachid, da Embratel. O tráfego de informações como imagens de exames também está sendo considerado em uma nova fase do projeto.

Com os dados em Nuvem, os profissionais de saúde e de administração pública poderão fazer um acompanhamento maior de toda a cadeia de atendimento do paciente. A disponibilização possibilita a continuidade do cuidado aos pacientes, pois os médicos conseguirão ter uma linha do tempo dos tratamentos realizados.

Isso amplia o espectro de visão sobre a saúde do cidadão por meio de um ambiente analítico, facilitando a tomada de decisão sobre cada caso.

Maria Teresa Lima – Diretora Executiva para Governo da Embratel

“A Embratel acredita no enorme potencial da tecnologia para auxiliar a administração pública e os atendimentos médicos. Estamos participando de um projeto de grandes proporções e que poderá servir de exemplo para outros Países que desejam digitalizar seus sistemas de saúde pública”, avalia Maria Teresa Lima, Diretora Executiva para Governo da Embratel.

O projeto com a Embratel faz parte de licitação vencida pela empresa para fornecimento de soluções, apoio técnico e treinamento de Computação em Nuvem para diversos órgãos do Governo Federal, incluindo o Ministério da Saúde, cuja migração de dados já é a maior inciativa em desenvolvimento atualmente.

A oferta de serviços de Computação em Nuvem para o Ministério reforça o posicionamento da Embratel como integradora de soluções digitais que é referência no mercado brasileiro. Para mais informações, acesse o site.

 

O certificado digital das instituições de saúde podem assinar as prescrições médicas eletrônicas? Por Cláudio Dias

Consultoria europeia apoia Memed em práticas avançadas de privacidade de dados

Big data analytics: como a análise de dados está ajudando a salvar vidas

Google e Apple planejam transformar telefones em dispositivos de rastreamento de contatos COVID-19 10 de abril, 2020

Aspectos jurídicos sobre os desafios da flexibilização da Telemedicina diante da crise da Covid-19

Sobre a Embratel

Embratel é uma das mais inovadoras e respeitadas empresas do Brasil. Como uma Digital Service Provider, atua como integradora de serviços de TI e Telecom e no desenvolvimento, implementação e gestão de soluções integradas.

Oferece serviços de Cloud Computing, Data Center, Segurança, Internet das Coisas, Professional Services, Conectividade e Colaboração, Omnichannel e Automação Robótica de Processos para promover o desenvolvimento e avanço das companhias de todos os tamanhos, segmentos e regiões do País, frente aos desafios da nova economia digital.

É líder em telecomunicações e fornece ao mercado serviços de transmissão de dados, vídeo, Internet, Telepresença, telefonia celular corporativa, telefonia fixa, longa distância nacional e internacional. Com ampla experiência no fornecimento de ofertas tecnológicas para grandes eventos, a Embratel é reconhecida pela entrega de serviços de excelência com foco em customer experience, com infraestrutura de altíssimo nível e tecnologia totalmente integrada à maior e melhor rede de telecomunicações da América Latina.

A Embratel faz parte do Grupo Claro e mais informações estão disponíveis no site www.embratel.com.br

Pague Menos passa a aceitar prescrições médicas digitais da Memed

Empresa de cloud cresce 25% estruturando home office durante pandemia

Apresente suas soluções e serviços no Crypto ID! 

Nosso propósito é atender os interesses dos nossos leitores, por isso, selecionamos muito bem os artigos e as empresas que anunciam no Crypto ID. Conteúdo e anúncios precisam ser relevantes para o mercado da segurança da informação, criptografia e identificação digital. Se sua empresa é parte desse universo, baixe nosso Mídia Kit, escreva pra gente e faça parte do Portal Crypto ID!

ACESSE AQUI O MÍDIA KIT DO CRYPTO ID

contato@cryptoid.com.br
+55 11 3881 0019