Listamos 10 necessidades que indicam ser o momento de levar a TI de um órgão público para a nuvem
São vários os motivos que levam um órgão público a buscar a computação em nuvem como opção para o seu negócio, desde questões técnicas até orientação existente em diretrizes oficiais, passando por necessidades de reorganização administrativa. Dentre as motivações mais comuns, elencamos dez:
- necessidade de renovação de licença de software
- falta de espaço físico para centro de dados e servidores
- obsolescência de hardware
- obsolescência de softwares de infraestrutura
- conseguir dinamismo nas contratações
- direcionamento do Plano Estratégico ou do PDTI (Plano Diretor de TI)
- busca por redução de custos
- possibilitar escalabilidade
- necessidade de alta disponibilidade
- decisão por um gerenciamento dos recursos de TI eficaz
Identificou uma ou mais necessidades na TI do órgão público que você representa?
Então procure os especialistas do Serpro Multicloud. A empresa estruturou um atendimento especializado que, desde os primeiros contatos, conduz atividades que auxiliam sua equipe a planejar uma migração eficiente, atingindo os objetivos a que ela se propôs.
Você receberá orientação em duas etapas. Na primeira ocorre a identificação do nível de preparação necessário do órgão público, a partir do entendimento de suas necessidades específicas. Essa fase culmina com a seleção de um business case para migração: um serviço que servirá de caso de estudo e propiciará análise de resultados.
A segunda fase do atendimento consiste na degustação assistida do serviço de nuvem, com vistas à tomada de decisão a respeito da contratação. Nessa etapa, o business case escolhido na primeira fase será migrado para o Serpro Multicloud.
O cliente poderá, de forma prática, analisar resultados e entender como a estrutura de serviços técnicos especializados do Serpro auxiliarão no planejamento, na gestão e na sustentação de seu negócio na nuvem.
Contate o time de especialistas na nuvem
Acesse a página do serviço na Loja Serpro e entenda melhor como serão os passos para a migração da TI de seu órgão público.
Fonte: Serpro
Soluções de segurança em Nuvem
Crypto ID é o maior canal sobre criptografia no Brasil!
O QUE É CRIPTOGRAFIA?
A criptografia protege a segurança pessoal de bilhões de pessoas e a segurança nacional de países ao redor do mundo.
A criptografia de ponta-a-ponta (end-to-end encryption ou E2EE) é um recurso de segurança que protege os dados durante a troca de mensagens, de forma que o conteúdo só possa ser acessado pelos dois extremos da comunicação: o remetente e o destinatário.
Criptografia Simétrica utiliza uma chave única para cifrar e decifrar a mensagem. Nesse caso o segredo é compartilhado.
Criptografia Assimétrica utiliza um par de chaves: uma chave pública e outra privada que se relacionam por meio de um algoritmo. O que for criptografado pelo conjunto dessas duas chaves só é decriptografado quando ocorre novamente o match.
Criptografia Quântica utiliza algumas características fundamentais da física quântica as quais asseguram o sigilo das informações e soluciona a questão da Distribuição de Chaves Quânticas – Quantum Key Distribution.
Criptografia Homomórfica refere-se a uma classe de métodos de criptografia imaginados por Rivest, Adleman e Dertouzos já em 1978 e construída pela primeira vez por Craig Gentry em 2009. A criptografia homomórfica difere dos métodos de criptografia típicos porque permite a computação para ser executado diretamente em dados criptografados sem exigir acesso a uma chave secreta. O resultado de tal cálculo permanece na forma criptografada e pode, posteriormente, ser revelado pelo proprietário da chave secreta.