Últimas notícias

Fique informado

Drone pode carregar órgãos, vacinas e transportar materiais do agronegócio

6 de outubro de 2023

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

Um dos destaques da Futurecom 2023 e capaz de carregar dez quilos, drone foi 100% desenvolvido no Brasil e viaja até 100 quilômetros

Um drone desenvolvido totalmente no Brasil que consegue carregar até 10 quilos e viajar por 100 quilômetros. Esse foi um dos destaques da Futurecom 2023, a maior feira de conectividade, inovação e tecnologia da América Latina, que está em exposição no estande de manufatura da ABINC (Associação Brasileira de Internet das Coisas).

Drone desenvolvido pela JETWIND e LabRetail

O drone é um desenvolvimento da JETWIND e da LabRetail, empresa voltada à criação de projetos de soluções tecnológicas para o varejo e para a indústria automotiva, e um fornecedor chave.

“Essa oportunidade de parceria com a JETWIND para a criação de um componente do drone RQ-17 ION surgiu porque recebemos investimentos do mesmo grupo econômico. A JETWIND é uma empresa de engenharia de aeronaves remotamente pilotadas, nome mais técnico dos drones, enquanto a LabRetail é uma organização de desenvolvimento de hardware, então contribuímos uma com a outra”, explica Sérgio Silvestre, sócio fundador e CEO da LabRetail, que ficou responsável pelo desenvolvimento da placa de controle do sistema.

Ele explica que um dos diferenciais do produto é a capacidade de carga, além de ele conseguir viajar por grandes distâncias.

“Para a área da saúde, o RQ-17 é capaz de transportar vacinas e órgãos humanos, como uma córnea, por exemplo. Já no agronegócio, ele é ideal para levar materiais de fazenda, como ferramentas ou insumos veterinários”, explica o especialista.

Tiago Giglio é o fundador e CTO da JETWIND e explica que o RQ-17 ION atende aplicações de imageamento em geral. “Ele pode atuar no monitoramento de tráfego em rodovias, detecção de focos de incêndio, combate biológico em plantações e logística, por exemplo.”

O executivo conta que o drone foi projetado em 2017 e seu desenvolvimento levou aproximadamente 3 anos. Já a placa da LabRetail foi concebida e prototipada este ano.

Sobre o funcionamento do drone, principalmente no que tange à distância que ele é capaz de atingir, Giglio diz que “na variante de asa fixa, semelhante a um avião, é possível atingir até 100 km com enlace de rádio e distâncias de aproximadamente 300 km com comunicação via satélite. Durante todo o voo, a posição da aeronave é mostrada em tempo real em um software com mapas, além de parâmetros como altitude, velocidade e até o tráfego de outras aeronaves no espaço aéreo da operação.”

Giglio destaca ainda que, além de ser um produto desenvolvido 100% no Brasil, o drone tem como diferencial o suporte ao seu ciclo de vida com fornecimento de peças de reposição e treinamento.

Segundo ele, isso “aumenta significativamente a disponibilidade da aeronave em diversos segmentos de mercado, como segurança, busca e salvamento e aplicações especiais”, finaliza.

Futurecom: Perdas de R$ 41,4 bilhões foram evitadas no Brasil com soluções antifraude desde o início de 2023, estima Serasa Experian

Novos Horizontes para a Indústria Nacional é tema de debate no Futurecom

Futurecom 2023: Brasscom participa do painel Profissionais do Futuro