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Distribuidoras de energia elétrica reduzem fraudes com solução da Serasa Experian

Distribuidoras de energia elétrica reduzem fraudes com solução da Serasa Experian

24 de julho de 2015

Técnicas inovadoras permitem que empresas identifiquem possíveis fraudadores com base em dados históricos da conta de luz e o perfil de consumo de cada um.

Em um cenário de níveis baixos dos reservatórios das hidrelétricas, tarifas em alta e estagnação econômica, as distribuidoras têm procurado novas maneiras de evitar perdas comerciais, como fraude no medidor de energia elétrica. Para combater os fraudadores, a Serasa Experian tem trabalhado em parceria com distribuidoras do setor para disponibilizar uma lista mensal com os medidores com maior probabilidade de fraude.

Estes medidores são detectados a partir da análise de comportamentos e características do domicílio e da pessoa física ou jurídica vinculada ao cadastro. Estas análises geram uma lista de possíveis fraudadores que é utilizada pela equipe de inspeção da distribuidora e melhora a efetividade das inspeções, gerando um número maior de identificações de fraudes e anomalias.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) estima que, no Brasil, as perdas na rede de distribuição elétrica são responsáveis por cerca de 15% de toda a energia comprada pelas distribuidoras. Para diminuir este percentual, a Serasa Experian utiliza tecnologias avançadas como, por exemplo, a construção de indicadores que identificam perfis diferenciados de queda no valor da conta de luz, levando em conta a sazonalidade e o perfil do cliente, com dados do banco de dados da Serasa e da distribuidora.

“A análise do perfil do consumidor leva em conta informações como o bairro em que reside, número de pessoas na família, perfil de consumo, entre outros”, explica Mariana Pinheiro, presidente da Unidade de Negócios Decision Analytics da Serasa Experian. “Além disso, também é possível identificar, através da análise destas variáveis, perfis de perdas causadas por defeitos nos medidores, que podem ser motivadas por obsolescência ou falhas técnicas não previstas no medidor”, diz.

Desde o ano passado o governo instituiu uma lei que obriga as distribuidoras de energia a comprovarem as perdas para identificar o que pode ser passado como custo para o consumidor, o que fez aumentar a procura pela solução. O repasse pode ser justificado por fatores como danos no aparelho ou não pagamento do consumidor. Com a tecnologia da Serasa Experian, verificamos aumentos acima de 20% na assertividade nas inspeções antifraude.

Para a EDP, distribuidora de energia elétrica do Alto do Tietê, Vale do Paraíba e Litoral Norte de São Paulo, com a implementação da tecnologia antifraude, está sendo possível reforçar a identificação de potenciais fraudadores. “As fraudes também prejudicam os clientes que já arcam com esses custos, uma vez que a tarifa de energia contempla as perdas elétricas”, explica o Relações Institucionais, Marcos Scarpa. “Além disso, o combate a perdas é essencial para a empresa garantir o fornecimento de energia com qualidade e segurança aos consumidores regulares”, completa o executivo.

Fonte- Serasa Experian

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