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Digitalização no sistema das prefeituras de São Paulo faz licenças serem aprovadas 5x mais rápido

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Presente em sete cidades, sistema do Aprova Digital conta com mais de 3 mil processos resolvidos digitalmente

Por conta das questões geradas pela pandemia e em busca de reduzir o tempo de aprovação de processos nas prefeituras, municípios brasileiros buscam, por meio de soluções digitais, se reinventar.

Em São Paulo, sete cidades – São Paulo, Barretos, Bauru, Jaboticabal, Mogi das Cruzes, Santa Bárbara d’Oeste e Santana de Parnaíba – implementaram o sistema do AprovaDigital, GovTech que busca desburocratizar e tornar digitais os processos das prefeituras do Brasil.

Ao todo, somando os números dos municípios, o estado apresenta um total de aproximadamente 11 mil processos já abertos pelo sistema. Apenas na cidade de Barretos, na qual o Aprova está presente desde fevereiro do ano passado, foram mais de 3 mil solicitações realizadas de maneira 100% digital.

Na cidade de Jaboticabal, que implementou o sistema em maio de 2020, pode-se observar uma redução de 40 para 15 dias no tempo de aprovação de licenciamentos de obras.

Ao observarmos os resultados em municípios que possuem o AprovaDigital há mais tempo, a queda no período de aprovação é ainda maior. Em Mogi das Cruzes, por exemplo, o software atua desde fevereiro de 2019 e já foi observado que o tempo de aprovação de licenças ambientais caiu de 120 para apenas 20 dias nos quase 4 mil processos abertos na cidade.

Na Secretaria de Planejamento e Urbanismo de Mogi, a história não é diferente, e mostra resultados que só melhoram ao longo do tempo: documentos que antes levavam 30 dias para serem liberados agora levam apenas seis.

A secretaria defere quase o dobro de processos do que deferia antes, e mais de R$300 mil foram economizados somente com a impressão de documentos.

Marco Antonio Zanatta – Fundador do Aprova Digital

“A chegada de um sistema como o nosso em um número maior de cidades gera oportunidades muito além do que se possa imaginar. Melhora a vida do munícipe requerente e do servidor, que tem seu trabalho facilitado. Além disso, com um cenário nacional mais desburocratizado, o país se torna mais atrativo para investidores. Ganha a sociedade como um todo”, explica Marco Antonio Zanatta, fundador do Aprova Digital.

Para Zanatta, os resultados que estão sendo apresentados no estado de São Paulo são muito animadores e comprovam a eficácia do sistema e o benefício que ele traz para a sociedade.

“Após o final do período de implantação os resultados são bem promissores. É um processo que demanda uma adaptação, mas os números mostram que estamos conseguindo mudar o cenário de burocracia encontrado nas prefeituras do país”.

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Sobre o Aprova Digital

Criado em 2017 por Marco Antonio Zanatta, o Aprova Digital é um sistema que tem como objetivo digitalizar os processos burocráticos das prefeituras do Brasil. Presente em 23 municípios, a plataforma traz eficiência, transparência e rapidez a processos como: licenciamento de obras e reformas, licenciamento ambiental e abertura de empresas.

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