Últimas notícias

Fique informado

Dia Mundial da Preparação Quântica: DigiCert define data para impulsionar organizações globais

6 de maio de 2024

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

Rumo à segurança do futuro

Líderes da Digital Trust lideram iniciativa para educar e preparar organizações para a computação quântica

DigiCert, fornecedora global de confiança digital, anuncia hoje o primeiro Dia Mundial da Preparação Quântica, que acontecerá em 26 de setembro de 2024.

Esta iniciativa visa destacar a necessidade crítica das infraestruturas de segurança atuais para se adaptar à realidade iminente da computação quântica.

A computação quântica promete um poder computacional incomparável e transformará as indústrias, tornando certas tarefas exponencialmente mais rápidas. No entanto, este salto em frente também apresenta desafios significativos aos padrões criptográficos contemporâneos.

O NIST alertou que a computação quântica pode comprometer os algoritmos criptográficos existentes usados ​​para proteger dados. Como tal, as organizações precisam adotar uma postura proativa em relação à prontidão quântica para se protegerem contra potenciais ataques.

O Dia Mundial da Preparação Quântica serve como um momento de reflexão e ação, incentivando as empresas e os governos em todo o mundo a avaliar a sua preparação para a era quântica nascente. Ele também ajuda a ressaltar a urgência da adoção de padrões de criptografia pós-quântica (PQC), que estão atualmente sendo desenvolvidos por instituições líderes como o NIST para proteção contra futuras vulnerabilidades relacionadas ao quantum.

A DigiCert está na vanguarda desse movimento, apoiando uma abordagem colaborativa para promover um futuro resiliente quântico. Ao alinhar-se com os líderes do setor e aproveitar a experiência coletiva, a DigiCert pretende liderar uma mudança abrangente em direção à prontidão quântica, mitigando riscos e garantindo segurança contínua no cenário digital.

“A computação quântica é a chave para desbloquear novos horizontes em vários setores, mas também exige uma reavaliação fundamental das nossas estruturas de segurança cibernética”, diz Deepika Chauhan, Diretora de Produtos da DigiCert. “Com o Dia Mundial da Preparação Quântica, não estamos apenas marcando uma data no calendário; estamos iniciando um diálogo global sobre a necessidade de uma ação imediata e concreta para abraçar e garantir o nosso futuro quântico.”

À medida que as organizações navegam pelas complexidades da computação quântica, a DigiCert continua comprometida em fornecer orientação, recursos e soluções que preparem o caminho para uma adaptação segura e contínua às realidades pós-quânticas.

Junte-se a nós para aprender como é a prontidão pós-quântica e dê um passo para proteger o futuro da confiança digital. Faça hoje a pré-inscrição para o evento virtual do Dia Mundial da Preparação Quântica:

Referências:

• Confira o Quantum Insights para saber mais sobre o impacto do PQC na confiança digital

• Obtenha o relatório: Preparando-se para um futuro quântico seguro do Ponemon Institute

• Visite o Sandbox de criptografia pós-quântica do DigiCert Labs, um ambiente virtual que facilita pesquisas, testes e experimentação com algoritmos criptográficos pós-quânticos.

Sobre a DigiCert:

A DigiCert é uma fornecedora líder global de confiança digital, permitindo que indivíduos e empresas se envolvam on-line com a confiança de que sua presença no mundo digital está segura. DigiCert® ONE, a plataforma para confiança digital, fornece às organizações visibilidade e controle centralizados sobre uma ampla gama de necessidades de confiança públicas e privadas, protegendo sites, acesso e comunicação empresarial, software, identidade, conteúdo e dispositivos. A DigiCert combina seu software premiado com sua liderança no setor em padrões, suporte e operações, e é o provedor de confiança digital preferido por empresas líderes em todo o mundo. Para mais informações, visite www.digicert.com ou siga @digicert.

A era da utilidade quântica também deve ser a era da computação quântica responsável

5 erros que C-levels cometem quando o assunto é cibersegurança

Ativos virtuais enquanto aplicações financeiras localizadas no exterior: a IN 2.180/2024

Criptografia quântica: Preparando-se para alterar o passado da segurança de dados

Crypto ID é o maior canal sobre criptografia no Brasil!

O QUE É CRIPTOGRAFIA?

A criptografia protege a segurança pessoal de bilhões de pessoas e a segurança nacional de países ao redor do mundo.

A criptografia de ponta-a-ponta (end-to-end encryption ou E2EE) é um recurso de segurança que protege os dados durante a troca de mensagens, de forma que o conteúdo só possa ser acessado pelos dois extremos da comunicação: o remetente e o destinatário. 

Criptografia Simétrica

Criptografia Simétrica utiliza uma chave única para cifrar e decifrar a mensagem. Nesse caso o segredo é compartilhado.

Criptografia Assimétrica

Criptografia Assimétrica utiliza um par de chaves: uma chave pública e outra privada que se relacionam por meio de um algoritmo.  O que for criptografado pelo conjunto dessas duas chaves só é decriptografado quando ocorre novamente o match.  

Criptografia Quântica

Criptografia Quântica utiliza algumas características fundamentais da física quântica as quais asseguram o sigilo das informações e soluciona a questão da Distribuição de Chaves Quânticas – Quantum Key Distribution.

Criptografia Homomórfica

Criptografia Homomórfica refere-se a uma classe de métodos de criptografia imaginados por Rivest, Adleman e Dertouzos já em 1978 e construída pela primeira vez por Craig Gentry em 2009. A criptografia homomórfica difere dos métodos de criptografia típicos porque permite a computação para ser executado diretamente em dados criptografados sem exigir acesso a uma chave secreta. O resultado de tal cálculo permanece na forma criptografada e pode, posteriormente, ser revelado pelo proprietário da chave secreta.