Últimas notícias

Fique informado

Dia do Trabalho: se previna dos golpes online mais comuns em vagas de emprego

1 de maio de 2023

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

Com a data se aproximando, a Kaspersky aponta quais armadilhas os cibercriminosos usam para enganar quem busca por emprego na internet

Com o Brasil sendo o 3º país que mais usa redes sociais no mundo, isso também se aplica à procura por vagas de emprego nas mídias, ao considerar que mais de 8,6 milhões de brasileiros procuram trabalho atualmente.

Nesse cenário, os cibercriminosos veem uma oportunidade para agir e aplicar golpes nas pessoas que utilizam ferramentas online para essa busca profissional. Confira abaixo os principais golpes relacionados a contratação que os especialistas da Kaspersky detectaram e como é possível se prevenir.

Desde o início da pandemia, a Kaspersky identificou diversos e-mails de spam, enviados em nome de empresas conhecidas, com falsas ofertas de emprego e outros “ganchos”.

Um exemplo desse aumento foi o Brasil ficar em 4º lugar no mundo na lista dos países que mais receberam e-mails maliciosos em 2022.

Através destas mensagens, os candidatos são convidados a se inscrever gratuitamente em listas de busca de empregos, com o objetivo de instalar malware em seus dispositivos, enviando links fraudulentos ou solicitando o download de um aplicativo especial.

Outros golpes contra os quais a Kaspersky adverte incluem:

Phishing nas redes sociais

Uma das estratégias é que, em vez do e-mail, os fraudadores divulgam supostas ofertas de emprego através do WhatsApp, Instagram, Facebook e outras plataformas e redes.

O processo de recrutamento é simplesmente usado para induzir a vítima a fornecer seus dados, que podem ser usados ​​em outros esquemas fraudulentos.

Ao demonstrar interesse pela vaga, a vítima recebe um formulário padrão de emprego solicitando informações pessoais detalhadas, como endereço, data de nascimento, CPF e dados bancários, para envio do “salário”.

“Investimento” em troca de desenvolvimento profissional

Ao se passarem pelos recrutadores, os cibercriminosos pedem aos usuários que paguem um certo valor para garantir uma entrevista, um cargo ou fazer cursos que os ajudem a atingir o perfil ideal de profissional. Eles prometem o reembolso deste gasto na primeira parcela de pagamento, algo que nunca acontece.

Engenharia social para tirar informações da vítima

Nessa tática, os cibercriminosos enganam os funcionários de uma empresa oferecendo um cargo melhor, mas, na realidade, desejam apenas obter informações internas da companhia, para que possam encontrar uma maneira de acessá-las e utilizá-las de alguma forma.

Para se proteger e evitar ser vítima desses tipos de golpes, os especialistas da Kaspersky recomendam:

– Lembre-se que nenhuma empresa reconhecida pede aos interessados ​​algum tipo de pagamento para garantir uma entrevista ou alguma certificação;

– Tente usar serviços certificados ou que tenham os protocolos de privacidade necessários, como os anúncios de empregos em sites corporativos de empresas reconhecidas ou organizações de recrutamento;

– Antes de abrir ou baixar qualquer arquivo ou link sobre uma vaga que você recebeu, pesquise a empresa e o recrutador que entrou em contato com você para verificar se as informações são verdadeiras;

– Evite compartilhar o seu currículo em espaços digitais públicos, como alguns grupos nas redes sociais, mas se não tiver outra escolha, utilize os ajustes necessários para manter a sua informação segura;

– Evite fornecer informações confidenciais, como números de conta, endereço, data de nascimento, entre outros, até que você tenha verificado que o processo é legítimo;

– Se você for funcionário de uma empresa, verifique com a equipe de TI se o seu servidor de e-mail está configurado corretamente. Informe-se sobre as regras e precauções de cibersegurança de sua organização e/ou solicite treinamento ou atualizações regulares a esse respeito.

Sobre a Kaspersky

A Kaspersky é uma empresa internacional de cibersegurança e privacidade digital fundada em 1997. Seu conhecimento detalhado de Threat Intelligence e especialização em segurança se transformam continuamente em soluções e serviços de segurança inovadores para proteger empresas, infraestruturas industriais, governos e consumidores finais do mundo inteiro.

O abrangente portfólio de segurança da empresa inclui excelentes soluções de proteção de endpoints e muitas soluções e serviços de segurança especializada para combater ameaças digitais sofisticadas e em evolução.

Mais de 400 milhões de usuários são protegidos pelas tecnologias da Kaspersky e ela ajuda 240.000 clientes corporativos a proteger o que é mais importante para eles.

O perigo dos roubos de identidades digitais aprenda a se prevenir

Como não ser vítima de crime digital?

Como evitar ser uma vítima de crimes digitais?

O CRYPTO ID TRILHOU UM CAMINHO INCRÍVEL NESSES 10 ANOS!!

Em novembro desse ano completaremos uma década dessa jornada. Levamos à cerca de dois milhões de leitores ano as melhores e mais atualizadas informações do mercado brasileiro e internacional sobre segurança digital e tecnologias que viabilizam a identificação de pessoas, empresas, aplicações e equipamentos em meio digital, recursos de assinatura eletrônica e controle de acesso para garantir transações seguras e confiáveis.