Últimas notícias

Fique informado

Desafios de infraestrutura para conectividade vão além do 5G

9 de dezembro de 2020

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

Check Point alerta para os principais riscos da rede 5G à cibersegurança

Segundo os especialistas da empresa, o aumento da superfície de ataques e a falta de controle de acesso e visibilidade da ameaça são os riscos primários da rede 5G

27 de outubro de 2020

Plenária do Smart City Session reúne especialistas em debate sobre como parcerias público privadas podem fomentar a universalização da conectividade nas cidades brasileiras xom 5g e mais

Quais os principais atributos de uma cidade inteligente? Para o especialista Mauricio Casotti, gerente de desenvolvimento de negócios e diretor de inovação do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPQD), de Campinas (SP), a lista começa pelo aumento do ritmo de entrega de resultados em sustentabilidade social, econômica e ambiental.

Mauricio Casotti – Gerente de desenvolvimento de negócios e diretor de inovação do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações

“Uma smart city é aquela que responde a desafios recorrentes, como mudança climática, crescimento populacional e instabilidade política e econômica, mas também ao seu panorama local e regional. Para isso, envolve a sociedade, aplica liderança colaborativa, sistemas urbanos e utiliza dados de informação e comunicação”, enfatizou na plenária online.

“Pós Covid: O desafio das insfraestruturas urbanas em um cenário de conectividade”, realizada no primeiro dia do Smart City Session. O evento continua nesta quarta-feira e recebe  inscrições no site. 5g

O painel contou ainda com a arquiteta e urbanista Larissa Paredes Muse, líder do Comitê de Marketing na Comunidade IEEE Smart Cities, em Atlanta (EUA); com Edelvicio Souza Junior, engenheiro eletrônico e professor da Fundação Dom Cabral; e com a mediação de Sandro Vieira, CEO da Smartgreen Desenvolvimento de Tecnologia.

“As entidades do Sistema S, as concessionárias e bancos também podem ser protagonistas nos investimentos de soluções de smart cities, não apenas nas cidades grandes, mas tentando minimizar as discrepâncias regionais que temos. Se houver mais união, o fomento e as parcerias vão se efetivar. Afinal o setor privado também precisa dessa rentabilidade nos negócios a que se propõe investir”, ressaltou Larissa, após apresentar o case do Centro de Operações do Rio de Janeiro.

Já o professor Souza destacou que os desafios de infraestrutura urbana para melhorar a conectividade no Brasil vão além da chegada do 5G. “É evidente que o 5G vai trazer benefícios enormes para a sociedade, mas ele é uma ferramenta, um meio e não um fim.

A exclusão digital deve ser levada em consideração quando se fala em políticas públicas e investimentos privados: brasileiros que não têm acesso hoje, continuarão sem acesso quando o 5G for implantado. Existem outras alternativas e o 5G não será a solução de todos nossos problemas.”

Sobre o evento

O Smart City Session inaugura uma experiência inovadora no segmento. Além das palestras de especialistas em temas que brotaram da crise da pandemia e permitirão planejar o ano de 2021, com acesso gratuito para o público inscrito, o evento tem salas de discussão com os convidados, em que os inscritos na modalidade paga podem seguir o debate e interagir com os speakers e demais participantes em ações de networking de negócios, matchmaking e reuniões.  5g

O evento tem como global partner a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), como local partner o Sebrae Paraná, como event partner a Dataprom, a Celepar, a FRG e a Wallonia, e como digital partner a Betha Exati, Iwg, Cits, Portal dos Elétricos/Smart Moov, Sanetran, Smart Green, Muni Digital e Gazz Conecta.

O Smart City Session está baseado em quatro pilares temáticos relacionados ao cenário das cidades e soluções pós-pandemia: Felicidade e Bem Estar; Legado da Pandemia; Resiliência do Espaço Urbano; e Governança e Economia. Confira a programação completa.

Smart City Sessions (evento online)

8 e 9 de dezembro de 2020 

Inscrições: www.smartcitysession.com  

Acesso gratuito a todas as palestras e plenárias

Ingresso: R$ 490 (para salas de reuniões e matchmaking com speakers)

Uso combinado de 5G, IoT, Big Data e Inteligência Artificial traz um mar de possibilidades para os negócios

Tecnologia 5G impulsiona o crescimento da economia na América Latina

Sobre o iCities

O iCities foi fundado em 2011 com a visão de que as cidades devem ter papel muito mais proativo no desenvolvimento da sociedade. Dentre os projetos de maior relevância da empresa estão a vinda e organização do maior congresso do tema de smart cities de Barcelona para Curitiba – o Smart City Expo Curitiba. O iCities também trabalha com consultoria para projetos de cidades inteligentes para municípios de todo o país e lançou em 2020 o curso Expert, para capacitação de profissionais.

5G é tema de palestra do grupo “Personalidades em Foco” que conta com participação da Kryptus. Ouça