Últimas notícias

Fique informado

Congresso RPA & AI vem em um ótimo momento para preparar as estratégias corporativas em AI

11 de abril de 2023

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

O que é Inteligência Artificial?

Muito além de filmes futurísticos: entenda de uma vez o termo, as classificações e até onde a Inteligência Artificial pode chegar

18 de janeiro de 2023

Para especialista do IEEE, Inteligência Artificial e Internet das Coisas podem salvar vidas em emergências

Câmeras e sensores com Inteligência Artificial (IA) e Internet das Coisas (IoT) identificam as chamas, acionando os procedimentos de emergência

6 de janeiro de 2023

O que esperar da Inteligência Artificial em 2023?

Não temos como negar que a hype tecnológica que encerra o ano é a Inteligência Artificial, que chegou ao dia a dia das pessoas

28 de dezembro de 2022

Plataforma de Inteligência Artificial já economizou mais de 300 mil horas de trabalho de professores com correções de textos

Gomining desenvolveu uma solução com Inteligência Artificial que permite que os professores passem mais tempo focados nas estratégias pedagógicas ao invés de passar horas corrigindo provas discursivas

20 de dezembro de 2022

O evento reuniu mais de 100 palestrantes e um público de quase 3.000 executivos e especialistas em AI nos dias, 4 e 5 de abril

Por Maria Luiza Reis

Maria Luiza Reis, CEO Lab245, VP Federação Assespro, Conselheira da ABES

O maior congresso brasileiro de inteligência artificial e robotic process automation, o congresso RPA & AI se uniu ao Information Show e lotou um andar inteiro do Centro de Convenções Frei Caneca. O evento reuniu mais de 100 palestrantes e um público de quase 3.000 executivos e especialistas nos dias, 4 e 5 de abril.

Com palestrantes de renome nacional e internacional temas como chatGPT, intelligent document processing, o futuro da inteligência artificial, inteligência artificial para o mundo corporativo, governança de dados, regulação das ferramentas de AI, ética e a inteligência artificial entre outros assuntos foram debatidos e lotaram os 4 palcos simultâneos montados para o evento.

Na feira de tecnologia, dezenas de empresas nacionais e multinacionais com soluções inovadoras deixavam especialistas brasileiros e estrangeiros impressionados com força com que o Brasil marca posição na vanguarda da tecnologia aplicada às corporações.

Cezar Taurion, Dora Kaufman, Alan Pelz-Sharp, Walter Koch, Roberta Prescott, entre outros falaram com profundidade sobre o estado da arte do que chamamos de inteligência artificial.

Dúvidas sobre o tema ainda existem em todo mundo e algumas perguntas foram feitas em mais de um painel como: Podemos chamar de AI todas essas ferramentas que se apresentam no mercado? O que é AI por definição? Como será possível regular plataformas de AI, se ainda não sabemos quais realmente se enquadram nessa categoria?

Outro assunto tema de debates foi sobre a impossibilidade em controlar vieses e preconceitos quando usamos treinamento por redes neurais. Isso é uma verdade absoluta ou é possível excluir variáveis que são viciadas na origem?

Sem dúvida, um tema mais presente em todos os palcos foi o chatGTP, sua impressionante capacidade de gerar textos, interagir com usuários e até corrigir códigos de programação.

Exemplos em que o GPT foi induzido a mentir demonstram, entretanto que não podemos confiar sempre nas suas respostas e que a sua aplicação mais provável é substituir os buscadores na Internet como o Microsft Bing já está fazendo, sempre apontando o link de referência.

Participei como palestrante no Palco Arena na terça-feira e no Palco Information Show como painelista na quarta. Na primeira palestra, desenvolvi o tema AI para Aplicações Corporativas: “ChatGPT se apresentou como mais um avanço na tecnologia.

A sua capacidade de gerar e responder a diversos conteúdos em inúmeros idiomas atraem com bons olhos os executivos que querem saber como aplicar a novidade no meio corporativo. Mas essa solução é pensada para empresas?”.

No painel no Information Show sob a mediação de Antonio Barreiros e em companhia de César Patinõ e Luís Ruivo, falamos sobre Governança de Dados e novamente alertei que o uso de ferramentas que usam dados públicos, como o chatGPT, pode oferecer riscos de segurança para dados confidenciais, não somente os pessoais, mas também dados das estratégias empresariais.

A conclusão ao final de dois dias de intensos debates é que a inteligência artificial veio para ajudar pessoas, corporações, médicos, pacientes, estudantes, pesquisadores e isso não tem volta.

O mito, propagado muitas vezes pelas empresas de software, de que não é possível controlar ou rastrear as decisões da AI, como se a tecnologia fosse um animal selvagem é que precisa ser revisto e questionado. Afinal, um mundo sem controle de ética, de privacidade, de segurança, não haverá progresso mesmo com a tecnologia mais avançada.

Sobre a autora:

Maria Luiza Reis tem doutorado em Engenharia Nuclear, foi pesquisadora visitante da Université Blaise Pascal em Visão Artificial e é fundadora e CEO da Lab245, fabricante da plataforma de AI, Magali Robot.  Atualmente é VP da Federação Assespro e da Assespro RJ e também é conselheira eleita da ABES Software e investidora em startups de saúde e geo processamento.

Como a Inteligência Artificial pode modernizar processos e otimizar o tempo de profissionais da área contábil

Inteligência artificial como aliada na geração de novos negócios digitais personalizados

Inteligência Artificial e os desafios da segurança cibernética dos novos tempos

Acompanhe o melhor conteúdo sobre Inteligência Artificial publicado no Brasil.

O CRYPTO ID TRILHOU UM CAMINHO INCRÍVEL NESSES 10 ANOS!!

Em novembro desse ano completaremos uma década dessa jornada. Levamos à cerca de dois milhões de leitores ano as melhores e mais atualizadas informações do mercado brasileiro e internacional sobre segurança digital e tecnologias que viabilizam a identificação de pessoas, empresas, aplicações e equipamentos em meio digital, recursos de assinatura eletrônica e controle de acesso para garantir transações seguras e confiáveis.