Últimas notícias

Fique informado

Congresso debate, com participação do ITI, os desafios da saúde digital

14 de dezembro de 2020

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

O Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) participou na manhã da última quinta-feira, 10 de dezembro, do quarto dia do XVII Congresso Brasileiro de Informática em Saúde – CBIS 2020

O evento realizado pela Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS) com apoio institucional do ITI.

Carlos Fortner, Diretor-presidente do ITI, e Ruy Ramos, assessor especial, representaram o Instituto no Painel “Experiências com a Certificação Digital na pandemia e as perspectivas para 2021”.

Moderado por Luis Gustavo Kiatake, presidente da SBIS, o debate contou ainda com a participação da Dra. Josélia Frade – Conselho Federal de Farmácia (CFF) e do Professor Jean Martina – Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Carlos Roberto Fortner – Diretor-Presidente do ITI

Para Fortner, “neste ano, junto com o difícil desafio da pandemia veio a oportunidade de colocar à disposição dos profissionais de saúde – e por que não à sociedade em geral – um serviço de grande utilidade: o validador de documentos.”

Para 2021, através do novo termo de execução descentralizada (TED) assinado para o desenvolvimento técnico pela UFSC, será oferecida uma versão atualizada do validador, além de disponibilizar a interface de programação de aplicações (API) para que a sociedade possa internalizar e evoluir este projeto, já tão bem recebido e consolidado pelos usuários. É o ITI fomentando uma mudança comportamental para um Brasil melhor enquanto popularizamos o uso do certificado digital ICP-Brasil”.

“A pandemia do COVID-19 trouxe inúmeros desafios para todos nós. E ao ITI, a incumbência de promover o uso do documento eletrônico seguro. A iniciativa encaminhada pelo ITI junto aos Conselhos de Medicina, Farmácia, Odontologia, SBIS e UFSC teve grande impacto, pois favoreceu a troca segura de documentos (em saúde) e como benefício, viabilizou a prescrição eletrônica, que certamente veio para ficar. Isso é um grande legado.” comentou Ramos.

Fonte: ITI

Acompanhe o Painel sobre Certificados Digitais do evento da SBIS – Dia 10/12

Busca por eficiência levou Dinamarca a ter setor público mais digital do mundo

A certificação de plataformas de telemedicina para uso da assinatura digital