Últimas notícias

Fique informado

Compartilhamento de informações é passo importante para combate a fraudes e golpes

25 de maio de 2023

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

A norma que determina o compartilhamento de dados e informações sobre fraudes é resultado de uma agenda de medidas propostas pela Febraban

A norma publicada pelo Conselho Monetário Nacional e pelo Banco Central, que determina o compartilhamento de dados e informações sobre fraudes no Sistema Financeiro Nacional (SFN) e no Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB), é resultado de uma agenda de medidas propostas pela Febraban aos órgãos reguladores para fortalecimento das ações de prevenção a fraudes bancárias no país, sendo sua publicação um passo importante para a prevenção desses crimes.

Ao dar respaldo legal para o uso da base compartilhada de dados de transações fraudulentas entre as instituições financeiras, e tornar obrigatório o uso dessa ferramenta ou similares, a resolução torna-se um marco para o sistema financeiro, para seus clientes e para a sociedade no combate a fraudes e golpes bancários.

A redução na assimetria no acesso a dados e informações tornará mais ágil a ação dos bancos na prevenção destes ilícitos, inclusive na atuação direta junto às pessoas destinatárias de recursos oriundos de fraudes e golpes.

As instituições financeiras poderão identificar com mais facilidade os autores que executam ou tentam executar as fraudes, ter a descrição dos fatos ocorridos, além de dados dos bancos responsáveis pelo registro das informações e da conta destinatária e de seu titular, no caso de transferência.

O Comitê de Prevenção a Fraudes da Febraban já utiliza ferramenta nesses moldes, elaborada em parceria com empresas de tecnologia. Com o advento dessa norma, o que era uma boa prática iniciada pela Febraban, torna-se padrão de mercado, beneficiando todo o sistema financeiro.

Bancos deverão compartilhar dados para prevenção de golpes e fraudes determina BC

O Certificado TLS e a importância da segurança para o Open Finance

Evolução do Open Finance é destaque no primeiro dia do Febraban Tech 2023

Febraban alerta para o golpe do falso empréstimo

Líderes de TI das maiores instituições do Brasil debatem inovação no Febraban Tech 2023