Últimas notícias

Fique informado

Como o prontuário eletrônico otimiza a rotina clínica?

18 de maio de 2023

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

Saiba como empreender com o Certificado Digital 

Empreender com o Certificado Digital é uma forma de gerar competitividade no setor contábil, saiba as formas de empreendimento

14 de abril de 2023

Soluti estreia podcast em vídeo

A Soluti tem como objetivo a busca por aprimorar soluções para diversos segmentos e desenvolver meios de potencializar a comunicação sobre o mundo da tecnologia

13 de abril de 2023

Em websérie, Soluti simplifica termos da Identidade Digital

A Soluti liberou a websérie Point ID, em seis episódios que desmistificam termos e conceitos relacionados ao universo da Identidade Digital

12 de abril de 2023

Como o Certificado SSL pode impulsionar as vendas do seu site?

Há mais chances de ficar entre as primeiras posições, se um dos cuidados que você tem com os seus canais de venda é o uso do Certificado SSL

5 de abril de 2023

Grupo Soluti completa 15 anos com forte crescimento no Brasil

Empresa líder nacional em Certificados Digitais tem investido intensamente nos últimos anos para se tornar também referência em soluções tecnológicas.

4 de abril de 2023

Soluti conquista o selo internacional WebTrust dois anos consecutivos

A Soluti acaba de conquistar o selo WebTrust por dois anos consecutivos

3 de abril de 2023

O prontuário eletrônico surgiu como uma substituição aos prontuários de papel, mas você sabe o que é e como ele funciona?

O prontuário eletrônico surgiu como uma substituição aos prontuários de papel, sendo sua versão sustentável. Mas isso está longe de ser a sua única vantagem, uma vez que ele possibilita a organização da rotina clínica, reduzindo burocracias e simplificando processos.

Ele se trata de uma transformação digital que vem ganhando cada vez mais espaço no mercado, dadas as vantagens que ele oferece no setor da saúde. Isso porque ele possibilita a redução de trabalho e a otimização de tarefas do dia a dia.

Explicaremos como, neste artigo!

O que é e como funciona o Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP)?

O prontuário eletrônico é uma tecnologia para armazenamento de dados, de forma segura, que possibilita a consulta a muitas informações do paciente, que são relevantes para os profissionais da saúde, em se tratando de avaliação e diagnóstico.

Por exemplo:

– Identificação e histórico do paciente; 

– Exames feitos; 

– Hipóteses levantadas pelo médico e prescrições; 

– Descrições de cirurgias; 

– Dentre outras.

Em outras palavras, ele se trata de um sistema, ou software de gestão, para armazenamento e disponibilização de dados do paciente. Por guardar informações completas do estado de saúde de uma pessoa durante toda sua vida, ele torna mais fácil e preciso o trabalho do médico.

Tanto a rede de saúde pública, quanto privada, em sua maioria, já utilizam alguma tecnologia para registrar informações dos pacientes. Isso se deve ao fato de que as inovações possibilitam o acesso a dados relevantes com maior rapidez, segurança e assertividade, além de reduzir o tempo na coleta e inserção de dados novos.

Um software de gestão para médicos, para a realização de prontuário eletrônico, automatiza a rotina dos profissionais da saúde, substituindo os papéis, que, há muito, deixaram de ser uma forma adequada de armazenamento de dados. 

Afinal, os papéis exigem muitos cuidados para sua preservação contra ação do tempo, para que suas palavras não se apaguem, nem borrem. E também contra acidentes com água ou fogo, furtos e roubos, ou mesmo contra a simples perda, que pode gerar um grande problema.

Quem pode aderir ao prontuário eletrônico?

Qualquer estabelecimento de saúde pode aderir ao PEP, desde que possua informatização e acesso à internet (para acessar ao armazenamento em nuvem) e contar com funcionalidades como a integração com sistemas de receituários, acesso a consultas e diagnósticos anteriores e adaptações das fichas.

Entretanto, é preciso que os estabelecimentos que queiram aderir a ele se previam para garantir a segurança dos documentos.

Afinal, em caso de violações, os registros de dados podem vazar informações sensíveis e pessoais dos pacientes, levando ao descumprimento da Lei Geral de Proteção de Dados. 

Por isso, é preciso que a instituição utilize de um Certificado Digital, para garantir a autenticidade dos documentos que serão assinados digitalmente. Ele serve como uma espécie de identidade virtual, que confere validade jurídica aos documentos e transações digitais. 

Além disso, o seu uso possibilita monitorar alterações nos documentos, prevenindo contra fraudes e adulterações.

Para obter o Certificado Digital e garantir segurança às transações da sua clínica, consultório e demais instituições de saúde, contate uma Autoridade Certificadora, como a Soluti, que possui autorização do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), compondo a Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil).

Vantagens do uso do prontuário eletrônico

O prontuário eletrônico é paperless, ou seja, proporciona economia com o uso de papel. Por isso, além de colaborar com a preservação do meio ambiente e também promove a redução de custos do estabelecimento. 

A sua utilização é benéfica para aquelas instituições e profissionais que desejam se prevenir contra o extravio de documentos. 

Além disso, considerando como a rotina de um médico é movimentada, ele oferece economia de tempo com o compartilhamento de informações, sem a necessidade de buscar por elas em arquivos e pastas físicas.

Ainda em se tratando de economia de tempo, com o consequente aumento da produtividade, o uso do prontuário eletrônico garante a legibilidade do documento, tornando mais simples a sua interpretação e reduzindo o tempo gasto com a sua leitura. 

Mas esses não são as únicas. Há uma série de outras vantagens obtidas com o uso do prontuário eletrônico, como:

– Centralização das informações; 

– Segurança de dados;

– Praticidade no dia a dia;

– Economia de espaço físico;

– Organização;

– Acessibilidade; 

– Aumento da produtividade;

– Redução de erros;

– Qualidade no atendimento.

Acompanhe mais detalhes sobre algumas delas:

Centralização das informações 

Com poucos cliques e através da digitação de poucas palavras, é possível acessar a informações completas do paciente de forma rápida. Isso porque tudo se encontra no sistema, o que otimiza a rotina médica. Inclusive, esse é um fator que possibilita o acesso do médico às informações, mesmo que fora do consultório.

Segurança 

O uso do prontuário eletrônico oferece segurança contra uma série de danos que os documentos em papel poderiam sofrer. Mas ele também oferece segurança no tratamento do paciente e aos médicos.

Isso porque el que possibilita acesso rápido a informações e ao avanço do quadro do paciente, oferecendo assertividade nas análises médicas e facultando ao médico realizar diagnósticos mais precisos.

Praticidade 

O prontuário digital conta com modelos prontos de laudos, atestados e receitas, para que o profissional apenas faça as edições, de acordo com suas preferências. Além disso, ele possui uma funcionalidade que facilita o preenchimento desses documentos, que é o acesso às doenças que compõe o CID (Classificação Internacional de Doenças). 

Os sistemas de gestão para médicos também possuem medicamentos pré-cadastrados, de acordo com os sintomas para os quais eles são indicados. Dessa forma, o médico pode buscar por remédios com o mesmo efeito, para adequar a sua prescrição a cada paciente.

Acessibilidade 

O seu uso viabiliza o acesso rápido aos detalhes dos diagnósticos e tratamentos anteriores. Mas o prontuário eletrônico também possibilita o uso de impressoras virtuais. 

Elas são parecidas com as impressoras físicas, mas oferecem o acesso a documentos virtuais por meio da sua transformação em diversas extensões, para que o compartilhamento deles com o paciente seja mais simples. 

Dessa forma, o paciente não precisa acessar ao programa no qual o documento foi criado, para acessar suas informações. Portanto, o médico pode enviar para ele laudos, atestados, receitas médicas e exames, de forma simplificada.

Qualidade no atendimento

Por fim, a última das vantagens do prontuário eletrônico, que escolhemos para abordar menos objetivamente neste artigo, é a otimização no atendimento, devido à redução do tempo procurando e preenchendo dados, que faz com que a espera seja menor e o atendimento mais ágil. 

Certificado Digital na contabilidade é útil para automatizar processos

Utilidades do Certificado Digital no dia a dia de qualquer pessoa

A importância da redundância para o trabalho ininterrupto do negócio

Sobre Soluti

A Soluti é uma IDTech que fornece soluções inovadoras em Identidade Digital e Assinaturas Eletrônicas.

O Grupo Soluti nasceu em abril de 2008 como uma pequena prestadora de serviço na área de Certificação Digital, em Goiânia (GO). Começou com o sonho de 3 irmãos empreendedores: Cassio Sousa, Flavia Sousa e Vinicius Sousa. A empresa deu seu primeiro grande salto ao se tornar produtora e vendedora de Certificados Digitais, concorrendo diretamente com os grandes players do mercado. Em 2012, se tornou uma Autoridade Certificadora de Nível 1, a primeira fora de São Paulo.

Com uma política comercial agressiva, em pouco tempo já estava praticamente em todos os Estados brasileiros. O Grupo Soluti detém hoje 40% do mercado nacional de Certificados Digitais, com aumento médio anual de 15% a 20% desde 2015.

Nos últimos anos, o Grupo Soluti vem mudando o seu perfil, ampliando-o para uma empresa de soluções tecnológicas. Com aproximadamente 600 colaboradores diretos no País, tem expandido a sua atuação no mercado por meio de aquisições de empresas que são referências no setor. Neste ano de 2024, criou a Everest Digital e passou a oferecer aos seus clientes o primeiro Data Center Tier III na Região Centro-Oeste do Brasil. Também neste ano adquiriu a empresa Identity del Peru S.A, proprietária da plataforma de assinatura Intellisign, dando um importante passo para a sua internacionalização.

Leia outros artigos publicados sobre a Soluti aqui o Crypto ID!

Somos líderes no mercado de Certificação Digital, com 38% de market share. Acesse o vídeo e conheça mais um pouco sobre o Grupo Soluti. Sobre Soluti em vídeo.

CATEGORIAS

Destaques SAÚDE SOLUTI