Últimas notícias

Fique informado

Como incluir autenticação biométrica no onboarding de clientes

2 de junho de 2023

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

A autenticação biométrica é um sistema de identificação. Esse é o recurso de segurança e validação mais seguro que a tecnologia atual oferece

Por Gabriela De Rolt

Gabriela de Rolt, Chief Marketing Officer na BRy Tecnologia

Isso se torna uma barreira contra fraudes, já que cada pessoa é única. Quando se trata de instituições financeiras, o fator segurança é uma questão ainda mais importante e delicada. Para evitar golpes e aumentar a sua credibilidade, o ideal é incluir a autenticação biométrica ainda no onboarding. Veja como fazer isso e por onde começar. 

O que é autenticação biométrica? 

A autenticação biométrica é a verificação da identidade de uma pessoa a partir de suas características físicas, comportamentais ou biológicas. 

Para isso, podem ser avaliados diferentes tipos de atributos, como partes do corpo, genética, tom de voz e até mesmo o jeito de escrever. 

Para o seu processo de onboarding, os tipos de autenticação biométrica indicados são:

Onboarding de clientes em instituições financeiras 

O onboarding digital é a etapa de integrar o seu cliente a um sistema ou ambiente. No caso de instituições financeiras, esse processo contempla a abertura de contas, contratação de produtos ou adesão a serviços. 

Essa é uma forma rápida, prática e um grande diferencial competitivo que as fintechs encontraram. Afinal, o conceito desses negócios e de contas digitais é a praticidade e acessibilidade. 

Nesse sentido, o onboarding digital vem sendo a preferência de consumidores que buscam agilidade na sua rotina. E, para atender esse público, desde o cadastro do cliente no sistema da sua instituição até a verificação, é preciso contar com tecnologias de segurança. 

Afinal, é nessa etapa que o seu cliente enviará documentos, dados pessoais e bancários, ou seja, informações sensíveis.

Qual o papel da biometria facial nesse processo? 

O papel da biometria facial no processo de onboarding digital é o de proteger a sua instituição financeira e o seu cliente. 

Para isso, os sistemas de autenticação biométrica atuam na identificação das identidades, como barreira para fraudes. Dessa forma, evitam-se crimes, golpes e riscos financeiros para você e para o seu cliente. 

As vantagens da autenticação biométrica no onboarding de instituições financeiras 

As camadas de segurança, quando aplicadas corretamente, não se tornam um empecilho para o cliente. 

Muitos gestores ainda acreditam que processos demais podem ser cansativos. No entanto, isso é um equívoco. 

A autenticação biométrica em processos de onboarding é prática, funcional, rápida e de fácil aplicabilidade. Por isso, destacamos as principais vantagens para você:

  • Não há necessidade do cliente se deslocar
  • Redução de custos para a sua instituição
  • Bloqueio de hackers e criminosos 
  • Processo simples de implementação
  • Credibilidade para a marca da sua instituição
  • Segurança
  • Melhor experiência para o seu cliente

Como incluir a autenticação biométrica no onboarding de clientes? 

A implementação da autenticação biométrica no onboarding digital é feita por meio de uma API (Application Programming Interface, ou Interface de Programação de Aplicações). 

Trata-se de uma tecnologia que permite fazer a integração e comunicação entre softwares, para desenvolver plataformas e disponibilizar outros recursos para os seus clientes. 

Por exemplo, no caso da autenticação biométrica, você utiliza uma API da BRy para que possa implementar a identificação biométrica no seu onboarding. 

Na verdade, as APIs são a única maneira de incluir a autenticação biométrica para o seus sistemas. Fora isso, você precisaria desenvolver uma aplicação própria. Portanto, utilizar uma API terceirizada é uma forma de reduzir custos com desenvolvimento, garantir mais segurança de aplicações que já foram testadas, atualizadas e já estão em uso. 

Pronto para subir o seu nível de conhecimento em biometria? Acesse o material Biometria: tudo o que você precisa saber para implementar e dê os primeiros passos para uma melhor experiência para o seu cliente e a camadas de segurança na sua instituição financeira.

Publicado originalmente por BRy

Offboarding: como preparar o desligamento de colaboradores

Como incluir autenticação biométrica no onboarding de clientes

Admissão digital: como funciona o processo + 4 dicas

Com tecnologia BRy, Certificaminas lança seu assinador digital: Certifica Signer!

Sobre a BRy Tecnologia

Fundada em 2001 por professores universitários apaixonados por tecnologia, a BRy Tecnologia é especialista em Identificação Digital, Formalização Digital e Registro Eletrônico de pessoas, processos e documentos.

O propósito da empresa é ajudar a desburocratizar processos por meio da transformação paperless, facilitando a vida das pessoas e das organizações.

O investimento em pesquisa e desenvolvimento está presente desde a concepção da BRy, com parcerias com universidades para a criação de alta tecnologia brasileira. Esse foco permitiu que a empresa tivesse a maior gama de soluções em segurança digital do país, desde Assinatura Digital, Assinatura Eletrônica, Biometria, Carimbo do Tempo e Certificação Digital até assinatura com publicação em rede Blockchain.

Seus produtos e serviços otimizam tempo e recursos e facilitam os processos, garantindo segurança e integridade das informações. Com soluções para mais de 20 mil clientes de todos os portes do setor público e privado, entre eles Caixa Econômica Federal, Crefisa, Prefeitura Municipal de Vitória e AMAGGI. Atualmente, já são mais de 2 bilhões de assinaturas digitais realizadas, mais de 3 bilhões de protocolos eletrônicos gerados e mais de 100 milhões de carimbos do tempo emitidos.  

Leia outros artigos da BRy Tecnologia que publicamos!