Como incluir autenticação biométrica no onboarding de clientes
2 de junho de 2023A autenticação biométrica é um sistema de identificação. Esse é o recurso de segurança e validação mais seguro que a tecnologia atual oferece
Por Gabriela De Rolt
Isso se torna uma barreira contra fraudes, já que cada pessoa é única. Quando se trata de instituições financeiras, o fator segurança é uma questão ainda mais importante e delicada. Para evitar golpes e aumentar a sua credibilidade, o ideal é incluir a autenticação biométrica ainda no onboarding. Veja como fazer isso e por onde começar.
O que é autenticação biométrica?
A autenticação biométrica é a verificação da identidade de uma pessoa a partir de suas características físicas, comportamentais ou biológicas.
Para isso, podem ser avaliados diferentes tipos de atributos, como partes do corpo, genética, tom de voz e até mesmo o jeito de escrever.
Para o seu processo de onboarding, os tipos de autenticação biométrica indicados são:
- Impressão digital
- Reconhecimento facial
- Reconhecimento por voz
- Reconhecimento ocular
Onboarding de clientes em instituições financeiras
O onboarding digital é a etapa de integrar o seu cliente a um sistema ou ambiente. No caso de instituições financeiras, esse processo contempla a abertura de contas, contratação de produtos ou adesão a serviços.
Essa é uma forma rápida, prática e um grande diferencial competitivo que as fintechs encontraram. Afinal, o conceito desses negócios e de contas digitais é a praticidade e acessibilidade.
Nesse sentido, o onboarding digital vem sendo a preferência de consumidores que buscam agilidade na sua rotina. E, para atender esse público, desde o cadastro do cliente no sistema da sua instituição até a verificação, é preciso contar com tecnologias de segurança.
Afinal, é nessa etapa que o seu cliente enviará documentos, dados pessoais e bancários, ou seja, informações sensíveis.
Qual o papel da biometria facial nesse processo?
O papel da biometria facial no processo de onboarding digital é o de proteger a sua instituição financeira e o seu cliente.
Para isso, os sistemas de autenticação biométrica atuam na identificação das identidades, como barreira para fraudes. Dessa forma, evitam-se crimes, golpes e riscos financeiros para você e para o seu cliente.
As vantagens da autenticação biométrica no onboarding de instituições financeiras
As camadas de segurança, quando aplicadas corretamente, não se tornam um empecilho para o cliente.
Muitos gestores ainda acreditam que processos demais podem ser cansativos. No entanto, isso é um equívoco.
A autenticação biométrica em processos de onboarding é prática, funcional, rápida e de fácil aplicabilidade. Por isso, destacamos as principais vantagens para você:
- Não há necessidade do cliente se deslocar
- Redução de custos para a sua instituição
- Bloqueio de hackers e criminosos
- Processo simples de implementação
- Credibilidade para a marca da sua instituição
- Segurança
- Melhor experiência para o seu cliente
Como incluir a autenticação biométrica no onboarding de clientes?
A implementação da autenticação biométrica no onboarding digital é feita por meio de uma API (Application Programming Interface, ou Interface de Programação de Aplicações).
Trata-se de uma tecnologia que permite fazer a integração e comunicação entre softwares, para desenvolver plataformas e disponibilizar outros recursos para os seus clientes.
Por exemplo, no caso da autenticação biométrica, você utiliza uma API da BRy para que possa implementar a identificação biométrica no seu onboarding.
Na verdade, as APIs são a única maneira de incluir a autenticação biométrica para o seus sistemas. Fora isso, você precisaria desenvolver uma aplicação própria. Portanto, utilizar uma API terceirizada é uma forma de reduzir custos com desenvolvimento, garantir mais segurança de aplicações que já foram testadas, atualizadas e já estão em uso.
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Publicado originalmente por BRy
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Sobre a BRy Tecnologia
Fundada em 2001 por professores universitários apaixonados por tecnologia, a BRy Tecnologia é especialista em Identificação Digital, Formalização Digital e Registro Eletrônico de pessoas, processos e documentos.
O propósito da empresa é ajudar a desburocratizar processos por meio da transformação paperless, facilitando a vida das pessoas e das organizações.
O investimento em pesquisa e desenvolvimento está presente desde a concepção da BRy, com parcerias com universidades para a criação de alta tecnologia brasileira. Esse foco permitiu que a empresa tivesse a maior gama de soluções em segurança digital do país, desde Assinatura Digital, Assinatura Eletrônica, Biometria, Carimbo do Tempo e Certificação Digital até assinatura com publicação em rede Blockchain.
Seus produtos e serviços otimizam tempo e recursos e facilitam os processos, garantindo segurança e integridade das informações. Com soluções para mais de 20 mil clientes de todos os portes do setor público e privado, entre eles Caixa Econômica Federal, Crefisa, Prefeitura Municipal de Vitória e AMAGGI. Atualmente, já são mais de 2 bilhões de assinaturas digitais realizadas, mais de 3 bilhões de protocolos eletrônicos gerados e mais de 100 milhões de carimbos do tempo emitidos.
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