Últimas notícias

Fique informado

Como funciona uma IA e qual seu principal objetivo?

25 de janeiro de 2023

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

Inúmeros produtos presentes no dia a dia que necessitam dessa eficiente análise de dados já possuem Inteligência Artificial (IA) integrada

Por Silvio R. G. Júnior – Equipe de Redação

Um robô pode pensar sozinho? De onde vem sua inteligência? Qual o objetivo de criar uma máquina assim?

Ficou curioso? Para entender um pouco mais sobre o universo da IA, leia este artigo até o final.

Para que serve a Inteligência Artificial?

A Inteligência Artificial envolve um extenso campo de estudos, mas, de modo sucinto, ela pode ser definida como a capacidade de máquinas aprenderem, perceberem e decidirem caminhos a serem seguidos, de forma racional.

Desse modo, ela funciona a partir de uma base de dados que esteja apta ao processamento junto a um sistema eficiente de computação em nuvem.

O principal objetivo é bem simples: elaborar sistemas que consigam simular o raciocínio humano e, consequentemente, auxiliar a humanidade no desenvolvimento de tarefas – sobretudo, naquelas de caráter repetitivo, nocivo e exaustivo.

Embora a essência do intuito da IA seja simples, as funcionalidades variam conforme o propósito em que ela for programada, já que tal tecnologia pode ser utilizada em inúmeros segmentos.

De todo modo, ter sentimento, pensar eticamente e desenvolver empatia são habilidades que máquinas ainda custarão possuir de forma autêntica.

Outro ponto é que o cérebro humano – órgão do sistema nervoso responsável pela memória, inteligência e emoções – possui processos biológicos bastante complexos. Logo, trata-se de um órgão com funcionalidades que estão em constante estudo e que, dificilmente, conseguiriam ser reproduzidas de forma fidedigna.

Mas, como ela funciona?

A Inteligência Artificial nada mais é do que códigos e programas que funcionam por meio de funções matemáticas.

Assim, a função se dá quando um valor surge logo após outro ser inserido. Nesse sentido, o ponto-chave é entender que esses valores não são por acaso, cada um deles é um comando responsável por um papel nesse processo.

Em resumo, o exercício da máquina é o de analisar um banco de dados por meio de códigos.

Portanto, inúmeros produtos presentes no dia a dia que necessitam dessa eficiente análise de dados já possuem tal tecnologia integrada, como: assistentes virtuais, sistemas de navegação, serviços de atendimento ao cliente ou mesmo plataformas de música e de streaming.

Gostou do conteúdo? Quer saber mais sobre Inteligência Artificial? Fique de olho e continue acompanhando os textos produzidos semanalmente aqui no ID Flash!

O que é Inteligência Artificial?

5 dicas de cibersegurança para o seu dia a dia

Web 3.0 contribui com a segurança digital

Acompanhe o melhor conteúdo sobre Inteligência Artificial publicado no Brasil.

O que é ID Flash?

Metaverso

ID Flash é a coluna do Crypto ID dedicada a pessoas curiosas sobre o que está rolando no mundo digital nesse momento por meio de artigos rápidos e diretos.

No ID Flash falamos sobre: Criptografia, Identificação Digital, Certificação Digital, PKI, Biometria, Metaverso, Criptomoedas, Criptoativos, NFT, Blockchain, Tokenização, Inteligência Artificial, Internet das Coisas e muito, muito mais.

Inscreva-se para receber nossa Newsletter, nos acompanhe sempre e compartilhe com seus amigos!