Últimas notícias

Fique informado

Como empresas podem se destacar com o uso de IA no mundo corporativo

4 de dezembro de 2023

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

Inteligência Artificial: quais os benefícios do uso no mercado financeiro?

Especialista de infraestrutura de inteligência artificial diz como a tecnologia tem acelerado processos e otimizado a experiência de clientes

5 de janeiro de 2023

Preços no Natal podem ficar mais atrativos com uso de Inteligência Artificial  

É o momento de atuar estrategicamente definindo os produtos que são alvo da promoção de Natal e os que não são

21 de dezembro de 2022

Automação de processos, soluções personalizadas, análise de dados e chatbots são algumas das aplicações mais comuns da IA nos negócios

Luiz Cesar Baptistella, CEO e fundador da Aoop

A inserção da Inteligência Artificial nas empresas e nas atividades corporativas está longe de ser uma visão futurista.

Na prática, a presença de softwares que gerenciam diversas fases do trabalho, aprimoram a precisão dos serviços e impulsionam a produtividade faz parte de uma realidade moldada pela transformação digital.

A ascensão da importância da IA para as companhias é resultado de uma combinação de avanços tecnológicos, disponibilidade de dados massivos e a necessidade crescente de eficiência, inovação e competitividade.

Em um contexto de big data (gerado pela própria tecnologia) e urgência por análise constante de informações, o uso de ferramentas que auxiliam nesses processos se tornou uma necessidade estratégica para aquelas organizações que buscam se manter competitivas e inovadoras em diversos setores da economia.

Dito isso, nos últimos anos, é notável o crescente entusiasmo a respeito da IA e as possibilidades geradas por ela, principalmente com o advento da Generative AI (Inteligência Artificial Generativa), e dos chatbots inteligentes, como o ChatGPT.

Contudo, é fundamental analisar a realidade de um negócio antes de embarcar na onda das tecnologias de IA. Cada empresa deve entender o que isto significará para seu negócio e como isso vai mudar a maneira como trabalha.

Um estudo da consultoria McKinsey, chamado “The Economic potential of generative AI – The next productive frontier”, revela que “o impacto da IA generativa na produtividade poderia agregar trilhões de dólares em valor à economia global nos próximos anos”.

De fato, esse impacto será sentido em todos os setores, em todos os departamentos e em todas as funções das organizações.

Mas como a IA se aplica no dia a dia de uma empresa?

Existem diversas abordagens para incorporar a IA em uma organização. Automação de processos, criação de soluções personalizadas, análise de dados e chatbots de atendimento automatizado são algumas das aplicações mais comuns da tecnologia nos negócios.

Por exemplo, suponhamos um caso hipotético onde uma grande empresa presta suporte a uma ampla base de funcionários, totalizando cerca de 100 mil pessoas.

Essa organização enfrenta um desafio significativo de gerenciar um volume massivo de questões e solicitações, que chegam a mais de 10 mil por dia.

Nessa conjuntura, o aprendizado de máquina (Machine Learning) seria uma alternativa muito interessante para automatizar o fluxo de trabalho e tornar o serviço mais assertivo e ágil.

Outro exemplo, imagine o caso onde um cliente esteja insatisfeito e questione a empresa através de algum canal de atendimento a respeito de sua compra.

Nessa situação, é necessário um atendimento rápido, assertivo e personalizado, pois a reputação da organização está em jogo.

Utilizando Generative AI, um Agente Virtual inteligente  automaticamente  poderia elaborar uma resposta com uma mensagem precisa e entregue com empatia e cuidado, uma vez que a suposta insatisfação do cliente pela situação é percebida pela IA, reconhecendo a situação específica e resolvendo a situação com a informação requerida de imediato ou direcionando para que seja resolvida da melhor forma e pelos canais certos.

Independentemente do cenário, definir uma estratégia de IA correta significa analisar e definir de que forma a organização é capaz de gerar melhorias substanciais de produtividade, transformar a maneira como os funcionários e clientes vivenciam sua marca e, em última análise, acelerar sua agilidade na geração de resultados.

É interessante contar com bons parceiros de tecnologia para investir nas soluções adequadas ao contexto no qual a organização está inserida.

Além do mais, a adoção da IA pode ser facilitada se feita por meio de plataformas de automação, como a ServiceNow, que agiliza a implementação ao oferecer integração simplificada, automação de fluxos de trabalho inteligentes e gestão eficiente de dados.

Esse sistema prioriza a experiência do usuário, segurança e conformidade, possibilitando ainda uma transição gradual, o que facilita a aceitação, tanto dos públicos de interesse, como dos colaboradores, e proporciona recursos de monitoramento para melhorar continuamente os modelos de IA utilizados.

Independentemente da forma como a empresa utilizará essa tecnologia, já é possível afirmar que a IA será, em um futuro muito próximo, uma das principais fontes de transformação, disrupção e vantagem competitiva do mercado, possibilitando que setores inteiros da economia repensem seus modelos de negócios.

Novos serviços, soluções, experiências, profissões e perspectivas estão por vir, e isso pode ser só o início de uma grande transformação.

Wi-Fi 6E: ultra velocidade soluciona desafios do mundo corporativo

Qual o real impacto da nova geração de Inteligência Artificial no mundo corporativo?

Inteligência Artificial e Chatbots: como as novas tecnologias estão revolucionando a forma como as empresas se relacionam com os clientes

O CRYPTO ID TRILHOU UM CAMINHO INCRÍVEL NESSES 10 ANOS!!

Em novembro desse ano completaremos uma década dessa jornada. Levamos à cerca de dois milhões de leitores ano as melhores e mais atualizadas informações do mercado brasileiro e internacional sobre segurança digital e tecnologias que viabilizam a identificação de pessoas, empresas, aplicações e equipamentos em meio digital, recursos de assinatura eletrônica e controle de acesso para garantir transações seguras e confiáveis.

CATEGORIAS

Destaques IA Notícias

TAGS

empresas