Como e por que implementar o Certificado Digital no turismo? Ouça
4 de janeiro de 2021o Certificado Digital no turismo passa a ter um papel ainda mais relevante e estratégico
Apesar de os efeitos da pandemia terem sido bastante amplos, atingindo os mais diferentes setores da economia, é inegável que em alguns segmentos os prejuízos foram sentidos de forma ainda mais significativa.
No ramo de turismo, por exemplo, as medidas de distanciamento social foram extremamente prejudiciais, afetando diretamente as atividades de empresas e profissionais.
No entanto, o que se tem observado é que, aos poucos, o setor vem se recuperando da crise gerada pela Covid-19. Com a flexibilização das medidas de distanciamento social e a implementação de normas sanitárias, as pessoas estão se sentido mais seguras para viajar e praticar o turismo. Diante desse cenário, é hora de os negócios pensarem no futuro e se prepararem para atender ao consumidor com mais eficiência.
Para tanto, investir em inovação e tecnologia, certamente, é uma necessidade. Nesse ponto, por exemplo, o Certificado Digital no turismo passa a ter um papel ainda mais relevante e estratégico, como veremos a seguir.
Continue a leitura e entenda como essa ferramenta pode contribuir com o setor, especialmente, em um momento em que os meios digitais se tornaram tão presentes na realidade das pessoas!
Os recentes desafios enfrentados pelo turismo
Nos últimos meses, o setor de turismo tem enfrentando grandes desafios para manter as suas atividades. Em razão da pandemia que se instalou em todo o mundo e, mais ainda, por causa das medidas de distanciamento social impostas em âmbitos municipal, estadual e federal, o segmento sofreu grandes perdas.
Diante desse cenário, viagens tanto a trabalho quanto a lazer foram canceladas ou adiadas, gerando enormes prejuízos. Segundo pesquisa recente da TravelLab:
- 59,63% dos consumidores afirmam ter medo de viajar e expor a família a riscos de contágio;
- 63,30% dos clientes tinha viagens planejadas e programadas;
- 25,60% ainda aguardam os próximos meses para saber o que fazer.
Somado a todos esses pontos, ainda existe o desafio de demonstrar aos clientes que o ambiente que visitarão está relativamente seguro, livre de ameaças e contágio, e que os destinos estão preparados para receber as pessoas adequadamente, respeitando o distanciamento necessário. Uma das medidas para reabertura foi a lotação de 30% da capacidade máxima, em alguns lugares.
Apesar de todo esse cenário, o setor já demonstra certa recuperação, à medida que o medo das pessoas diminui em relação à viagens e atividades de recreação. Prova disso é que muitos dos dados levantados pela TravelLab já tiveram uma melhora, mostrando que o setor caminha vagarosamente para normalização.
Por esse e outros motivos, as empresas e os profissionais que atuam no turismo precisam começar a se preparar desde logo para a retomada das atividades, investindo em soluções e ferramentas que otimizem as atividades e que estejam alinhadas com a tendência de digitalização dos serviços — como é o caso da Certificação Digital.
Como implementar o Certificado Digital no turismo
Na prática, existem diferentes maneiras de se promover a implementação do Certificado Digital no turismo. A seguir, listamos algumas das principais para que você entenda melhor o potencial que essa tecnologia tem. Confira!
Sites de agências
A primeira delas está diretamente relacionada com as agências de turismo. Nesse sentido, por exemplo, é possível explorar toda a segurança e confiabilidade que o uso do Certificado Digital oferece para sites e e-commerces.
Essa tecnologia pode profissionalizar ainda mais o site da agência, permitindo que o cliente navegue, adquira pacotes de viagens e efetue o pagamento, tudo de maneira remota e totalmente segura.
Nesse momento, é de extrema importância a presença do Certificado Digital SSL. Ele é o responsável por criptografar os dados dos clientes no momento da compra e garantir maior segurança no tráfego pela internet.
Assinatura de contratos
A segunda possibilidade são, justamente, as assinaturas de contratos e check-ins em hotéis e pousadas. Com a entrada em vigor da Lei nº 14.063/20, assinar um documento eletronicamente ficou ainda mais fácil e ágil, além de juridicamente mais seguro.
Nesse sentido, o Certificado Digital no turismo também pode ser aplicado para a assinatura de contratos e documentos em formato digital. A partir dessa tecnologia, por exemplo, hotéis e pousadas podem realizar todo o processo de check-in eletronicamente.
Assim, não é necessário que o cliente se desloque até as agências físicas, assine documentos presencialmente e tenha que enfrentar filas na recepção do estabelecimento — o que é algo bastante positivo, sobretudo, em um momento em que a aglomeração de pessoas é desaconselhável.
Como essa tecnologia pode ajudar na retomada do setor
O Certificado Digital é a maneira mais segura de se identificar uma pessoa, uma máquina ou uma aplicação no meio virtual. Então, para garantia de segurança e menos chargebacks, a implantação e utilização dessa tecnologia podem auxiliar a construir uma comunicação e relacionamento com clientes e usuários de forma mais fácil e segura.
Além disso, o Certificado Digital já se mostrou ser uma ferramenta totalmente alinhada com os padrões do mercado atual, viabilizando a realização protegida dos mais diferentes tipos de atos. No caso do setor de turismo, a lógica não é diferente. Como vimos, a Certificação pode ser a chave para otimizações importantes no setor, como:
- redução de filas em saguões de espera de hotéis;
- aumento da segurança em processos executados digitalmente, por meio de sites e plataformas de reserva;
- redução de custos com papel e processos manuais, especialmente, relacionados a contratos de locação de instalações;
- aumento da agilidade na efetivação de reservas e contratos, permitindo que documentos digitais possam ser encaminhados e assinados eletronicamente, com segurança e validade jurídica;
- reforço da atuação por meios digitais, como sites.
Sem dúvida, tudo isso pode se refletir no aumento nas vendas online e, consequente, no crescimento do negócio nesse formato. Esse é um passo importante para garantir ofertas ainda mais personalizadas para o público que já é acostumado ou que está mudando de comportamento por força da situação atual e tem as suas primeiras experiências online.
Por fim, apesar do cenário desafiador pelo qual tem passado o setor de turismo, as expectativas são de uma gradativa retomada das suas atividades. Então, é hora de pensar no futuro e investir em estratégias e ferramentas que contribuam com esse momento. Como vimos, o Certificado Digital no turismo é um grande exemplo.
Fonte: Soluti Responde
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