Como diminuir o alto custo com impressão no hospital com o Prontuário Eletrônico do Paciente(PEP)? – Ouça
14 de fevereiro de 2020Com o uso de um PEP que tenha Selo CFM-SBIS ligado a um Certificado Digital padrão ICP-Brasil, os prontuários de papel podem ser descartados após serem digitalizados
Por Certisign
Impressoras, papeis, tintas, pastas, espaço para armazenamento, pessoas para cuidar dos documentos… Olhando de fora, pode parecer que os custos com impressão nos hospitais são poucos, mas, somando tudo isso, podemos ver que pode ser sim um problema na hora de fechar as contas.
Porém, existe também uma solução que, além de diminuir drasticamente os custos com impressão no hospital, também tem vários outros pontos positivos. Sabe do que estamos falando? Do Prontuário Eletrônico do Paciente, que também é chamado de PEP.
O que é Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP)?
Resumidamente, o Prontuário Eletrônico do Paciente é uma versão digital do Prontuário Médico, que por sua vez, é um conjunto de documentos que registram as informações referentes aos cuidados médicos e paramédicos prestados a um paciente.
Como o PEP pode ajudar os hospitais?
Com o uso de um PEP que tenha Selo CFM-SBIS ligado a um Certificado Digital padrão ICP-Brasil, os prontuários de papel podem ser descartados após serem digitalizados. E, como é necessário o uso de Assinatura Digital no PEP, os prontuários feitos digitalmente têm valor legal, portanto não é necessário imprimi-los e assiná-los, gerando uma economia de papel significativa. Além disso, o PEP contribui com a melhoria no atendimento de pacientes e com uma melhor segurança para os documentos.
Vantagens do PEP
Além de diminuir custos com os papeis, impressoras, tintas e etc, o hospital ganha em outras questões também, como:
1. Remanejamento de recursos
Todo o dinheiro que antes era usado para fazer impressões e armazenar documentos físicos pode ser usado para outros fins, inclusive para cobrir o investimento da implementação do Prontuário Eletrônico no hospital. Até mesmo as salas que eram usadas para fazer o armazenamento dos documentos podem ser reutilizadas como novos consultórios, novas salas de exame ou o que mais o hospital precisar.
2. Sustentabilidade
Outro ponto positivo da diminuição com custos de impressão em hospitais com o uso do PEP é a sustentabilidade. Por exemplo, assinando digitalmente 100 documentos por mês:
● 2 árvores deixam de ser cortadas;
● 240 kWh de energia deixam de ser consumidos;
● 1.350 litros de água são economizados;
● 2.433,77 kg de Co2e*/ano deixam de ser emitidos.
Fonte: Certisign Explica
Para hospitais: Certisign apresenta Certificação na nuvem para PEP e assinatura eletrônica
Prontuário Médico: guarda e manuseio de documentos – Ouça
Como resgatar créditos da Nota fiscal Paulista com Certificado Digital – Ouça