Como configurar de forma correta e segura uma conexão VPN em tempos de home office
22 de setembro de 2020A principal recomendação na hora de implementar o VPN é realizá-lo de forma correta respeitando os diferentes sistemas operacionais para proteção contra ameaças avançadas
Nos últimos meses vivenciamos o “boom” do trabalho remoto, exigindo das empresas a adoção de novas ferramentas que permitissem a colaboração segura a distância. A utilização de conexões via VPN (Virtual Private Network) continua em ascensão – um estudo da Statista estima que o mercado de VPN poderá ser de US$ 31 bilhões em 2021, prevendo-se que este número cresça para US$ 35 bilhões no ano de 2022.
Assim, há muitas empresas implementando a sua própria VPN, de modo que a segurança se tornou um elemento fundamental ao teletrabalho. A Check Point® Software Technologies Ltd . (NASDAQ: CHKP), uma fornecedora líder de soluções de cibersegurança global, destaca os principais conhecimentos necessários na hora de implementar este tipo de rede num computador, reforçando que, para realizar de forma correta, é preciso atender aos requisitos dos diferentes sistemas operacionais.
“Uma conexão VPN é, hoje, uma escolha essencial a qualquer empresa que implemente o home office ou trabalho remoto. Este tipo de rede oferece segurança e privacidade na troca de quaisquer dados ou arquivos pela Internet, garante uma proteção adicional quando nos conectamos a uma rede Wi-Fi pública, permite o acesso à rede corporativa a partir de qualquer lugar e é fácil de usar.”
“Ainda assim, é necessário saber como instalar e configurar essa rede corretamente. Uma conexão VPN é uma boa medida de proteção adicional para qualquer empresa, especialmente agora com a ampla adesão ao home office”, destaca Fernando De Falchi, gerente de Engenharia de Segurança da Check Point Brasil.
Recomendações para uma VPN segura
A VPN é uma tecnologia que permite a conexão de um ou mais computadores a uma rede privada virtual, utilizando para isso a Internet, sem ser preciso que os dispositivos estejam fisicamente conectados entre si, podendo, inclusive, encontrar-se em localizações totalmente distintas.
Graças a esta conexão, é possível que dois ou mais dispositivos troquem dados de forma segura e privada, utilizando apenas um nome de usuário e uma senha.
Antes de iniciar a configuração, é evidentemente necessário ser um cliente VPN e possuir os dados de acesso ao mesmo (o endereço IP do servidor, o tipo de encriptação utilizada, o nome de usuário e a respectiva senha). Os especialistas de cibersegurança da Check Point listaram as recomendações essenciais à configuração correta e segura sobre como instalar a VPN nos dispositivos:
• Configurar uma rede VPN em Windows: acessar “Configurações do Windows” no menu Iniciar. Depois, selecionar a opção “Rede e Internet/VPN”. Por último, clicar em “Adicionar uma ligação VPN” e introduzir todos os dados do serviço VPN disponíveis. Assim, todos os documentos, arquivos e informações compartilhadas estarão encriptadas e protegidas.
• Configurar uma rede VPN em Mac: abrir “Preferências do sistema” e escolher a seção “Rede”. Em seguida, clicar em “Adicionar (+)”, opção localizada na parte inferior da lista de serviços de rede. Depois, selecionar a opção “VPN” e preencher os dados que recebeu do serviço VPN.
Contar com uma rede VPN é uma garantia imprescindível de segurança. O aumento do regime de trabalho remoto reforça a necessidade de controlar o acesso à rede corporativa.
Mesmo estando protegida por uma senha, é possível conectar-se à rede por meio de uma ligação Wi-Fi pública, facilitando o acesso a potenciais agentes maliciosos. Ao conectar-se por uma VPN, há uma garantida de proteção tanto da empresa como do colaborador, uma vez que a conexão está encriptada da mesma forma que estaria caso o acesso fosse estabelecido pelo escritório.
Para implementar uma VPN segura, as soluções disponíveis fornecem ferramentas fáceis de usar para administradores e usuários. Essas tecnologias incluem recursos avançados que conectam intuitivamente usuários remotos à rede e aos sistemas da empresa e, igualmente importante, protegem os computadores dos colaboradores, smartphones, tablets e dados corporativos contra as ameaças avançadas.
O foco da Check Point é exclusivamente para garantir os mais altos níveis de cibersegurança e, neste sentido, oferece um serviço de acesso remoto em VPN que proporciona, tanto à empresa como aos colaboradores, um acesso remoto seguro e sem qualquer limitação de rede, independentemente da localização.
Este serviço garante a autenticação de múltiplos fatores, a análise de conformidade do sistema de endpoint e a encriptação de todos os dados transmitidos.
Hacker leaks passwords for 900+ enterprise VPN servers
Insegurança em alta: dicas para conferir os padrões de segurança
Sobre a Check Point Software Technologies Ltd.
A Check Point Software Technologies Ltd. (http://www.checkpoint.com/pt/) é um fornecedor líder em soluções de cibersegurança para governos e empresas privadas globalmente. As suas soluções protegem os clientes contra ciberataques de 5ª geração (Gen V) com um índice de captura líder de mercado de malware, ransomware e outros tipos de ataques.
A Check Point oferece arquitetura de segurança multinível “Infinity” Total Protection com prevenção de ameaças avançadas Gen V, que protege as informações de nuvem, rede e dispositivos móveis corporativos. A Check Point fornece o mais abrangente e intuitivo ponto de controle de sistema de gerenciamento de segurança. A Check Point protege mais de 100.000 organizações de todos os portes.
©2020 Check Point Software Technologies Ltd. Todos os direitos reservados.