Com 20 mil pessoas por dia e cerca de 250 expositores, VTEX DAY apresenta os feitos extraordinários de “pessoas comuns”
15 de junho de 2023Evento contou com apresentação de casos de sucesso de clientes VTEX, discussões sobre tendências, tecnologia e negócios
Em seu retorno presencial com plena capacidade, o VTEX DAY 2023, um dos maiores eventos de digital commerce do mundo, reuniu mais de 20 mil pessoas por dia, entre 5 e 6 de junho, no São Paulo Expo, na capital paulista. Em 54 mil metros quadrados ocupados, os participantes puderam assistir a mais de 100 palestras e debates sobre tendências tecnológicas para o varejo.
Ao todo, os visitantes conferiram 60 horas de apresentações e demonstrações das possibilidades de transformação digital do setor. O público também teve a oportunidade de visitar e conhecer produtos e serviços de 249 expositores – sendo 195 deles patrocinadores, um número 25% maior do que na edição de 2022. A
magnitude do evento colocou definitivamente o VTEX DAY no calendário global das mais relevantes convenções de digital commerce no mundo.
No ano passado, ainda na modalidade híbrida, o VTEX DAY registrou um público de cerca de 15.000 pessoas. “Os números deste ano demonstram o crescimento do evento e como ele caminha para se tornar o mais relevante encontro de digital commerce do mundo”, celebrou Mariano Gomide de Faria, fundador e co-CEO da VTEX.
“Pessoas de quase dez países vieram ao Brasil para o VTEX DAY, o que demonstra a relevância do evento não apenas para o setor de varejo, mas inclusive para o turismo de negócios em São Paulo”, analisou.
No primeiro dia, Mariano recebeu Gisele Bündchen no palco principal do evento. Durante mais de uma hora, a supermodelo dividiu com a audiência um pouco de sua história de vida e os desafios que venceu do dia que saiu da pequena Horizontina, no interior do Rio Grande do Sul, até se tornar um ícone das passarelas em todo o mundo.
Gisele se emocionou ao falar para o público sobre o papel da sua família ao apoiá-la durante sua jornada profissional que a colocou no hall de pessoas mais influentes da história.
“Gisele, assim como o Ayrton Senna, o Pelé e a VTEX mostram que nós brasileiros podemos sim ser grandes referências internacionais. Pessoas ordinárias com foco e determinação podem realizar coisas extraordinárias e assim virarem inspiração para muitas outras”, afirmou o co-CEO da VTEX.
Jessica Watson, a mais jovem velejadora a dar a volta ao mundo sozinha; Karol Meyer, mergulhadora brasileira oito vezes recordista mundial de apneia, e o maestro João Carlos Martins também inspiraram a plateia com histórias de suas trajetórias até se tornarem referência internacional em suas áreas.
“São pessoas comuns, com feitos extraordinários. Elas têm o poder de realmente inspirar a sociedade“, disse o fundador.
Casos de sucesso
A forma como grandes marcas globais têm evoluído suas arquiteturas de ecommerce, a implementação da cultura de inovação na AWS e a adoção de práticas de sustentabilidade e impacto social no varejo foram alguns dos temas discutidos durante o segundo dia do VTEX DAY.
Executivos de grandes marcas do varejo no mundo contaram como suas organizações têm utilizado a plataforma VTEX – e a arquitetura composable – para transformar seus negócios de comércio digital.
A inovação baseada em microsserviços e em pragmatic composability já é realidade em gigantes como Carrefour e Motorola.
Durante o segundo dia do evento, Lou Canjar, diretor global de TI da Motorola, e Olivier Gibert, Global Chief Technology Officer do Carrefour, dividiram com a plateia do VTEX DAY as trajetórias de suas empresas na adoção dessas arquiteturas.
Na Motorola, contou Canjar, o desafio foi contar com sites capazes de transmitir aos consumidores a história da marca e as qualidades dos produtos.
Segundo ele, a arquitetura de microsserviços permitiu à empresa estruturar sites nos quais toda essa jornada está coberta. “Fizemos um excelente trabalho em otimizar a jornada do cliente e alcançamos resultados recordes nos EUA”, completou.
A abordagem pragmática para o composable também ajudou o Carrefour a acelerar a sua jornada de transformação do comércio digital. Em bate-papo com Alexandre Soncini, co-fundador da VTEX, Gibert contou como a gigante supermercadista vem alcançando agilidade de mercado e alinhamento estratégico entre negócios e TI.
“Tínhamos o desafio de transformar o Carrefour em uma companhia digital que utilizasse tecnologia e dados para alcançar maior desempenho e se preparar para o futuro”, revelou.
O Carrefour substituiu sistemas de negócios e comércio digital desintegrados por plataformas globais baseadas em microsserviços. A empresa utiliza a plataforma VTEX como base para a sua estratégia de transformação.
Gilbert afirma que a rede não adotou composable por razões tecnológicas, mas para alcançar uma meta de melhor atendimento ao cliente.
“Precisávamos de uma plataforma confiável, estável e que nos permitisse acelerar o time-to-market e garantir melhor experiência aos clientes”, afirma.
Presenças internacionais
Além da agenda do palco principal com representantes de multinacionais e institutos internacionais, o VTEX DAY também recebeu a comitiva do VTEX Experience.
Uma delegação de executivos C-level de grandes empresas globais, convidados pela VTEX, participou de uma experiência imersiva na qual se reuniram com especialistas do varejo para trocar experiências sobre transformação digital e tendências de ecommerce.
Ao todo, a equipe foi formada por 142 participantes, entre clientes, especialistas e executivos do varejo – do Brasil, Estados Unidos, América Latina, Ásia e Pacífico e Europa, África e Oriente Médio.
Responsabilidade ambiental e social
Este ano, o VTEX DAY recebeu o selo de evento neutro pela Eccaplan – o que significa que toda emissão de carbono durante a montagem e convenção em si foram precificados e compensados com investimento em iniciativas de combate aos efeitos da mudança climática no Brasil.
Além disso, durante os dois dias do VTEX DAY, uma programação especial foi oferecida a jovens de 4 ONGs parceiras e projetos sociais voltados à tecnologia e transformação social – e para alunos selecionados do programa Digit.all, que provê bolsas de formação gratuita para acelerar a carreira de grupos sub-representados (mulheres, pessoas negras, pessoas com deficiência e a comunidade LGBTQIAP+) no mercado de comércio digital.
As delegações das instituições escolhidas seguiram uma agenda com visitas guiadas por palestras de interesse, promoção de conversas com profissionais da área e reuniões mediadas pela VTEX com patrocinadores e apoiadores de grandes empresas presentes.
O evento ainda recebeu duas turmas de adolescentes em vulnerabilidade social em busca de formação profissional em TI e produção de eventos.
Uma delas do Instituto Jatobás, ONG de formação e conscientização pessoal e técnica, que recebeu uma aula da equipe de organização do VTEX DAY. A segunda foi organizada pela VTEX em parceria com a Fundação Casa, que abriga jovens em medidas socioeducativas.
Os atendidos pela instituição fazem parte de um programa de ensino de Tecnologia da Informação e foram recebidos pela organização do evento em uma agenda especial de participação e conteúdo – se impressionando com a grandeza e integração da convenção.
Expansão do evento
Em 2023, o VTEX DAY expandiu suas atrações. Este ano, o evento foi palco para um desfile de moda das marcas Aramis, Bagaggio, Constance e Fila. As lojas mostraram ao público novidades de sua coleção disponíveis na plataforma de LiveShopping da VTEX.
Os participantes puderam acompanhar o mesmo conteúdo das telas do evento em seus celulares e computadores – e também comprar as peças sem parar de acompanhar o desfile.
O VTEX DAY contou com uma área de Business patrocinada pelo LinkedIn, onde empresas se encontraram individualmente ou em grupos para concluir negócios, e com a gravação de episódios de um podcast focado em inovação e tecnologia, coordenado por Alfredo Soares, influencer digital e co-fundador da escola de negócios G4 Educação.
Além de muito conteúdo e networking, o VTEX DAY também ficou marcado pela competição no Hackathon.
O desafio dos participantes era construir soluções de split para pagamentos na plataforma de ecommerce da VTEX de ponta a ponta – do cadastro de um afiliado até o final do fluxo, com a loja tendo o entendimento desse processo.
Este ano, a premiação foi anunciada no palco principal do evento. Dentre as 10 equipes participantes, o time da Avanti ficou em primeiro lugar, o da Codeby, a Keyrus Company, ficou em segundo e o da B8one ficou em terceiro. As três equipes foram premiadas com gadgets da Amazon, uma vez que a disputa foi patrocinada pela AWS.
Para completar, o espaço da Retail Area, presente no ano passado, retornou e reuniu lojas conceito da marcas Amigos do Bem, Bagaggio, Iron, Motorola, Pague Menos, Philip London, Polishop e Universal.
Os espaços foram especialmente construídos para demonstrar as novidades em termos de operações de vendas durante o evento – e de forma a explorar a omnicanalidade e unified commerce de seus serviços. Além de novidades, também ofereceram descontos exclusivos para os participantes do VTEX DAY.
Música boa
Para celebrar o sucesso do evento, o público assistiu a um show do grupo Casuarina, com participação especial da sambista Roberta Sá e do rapper Rael.
O repertório de samba produzido pelo músico Zé Ricardo, responsável pela curadoria artística do Rock in Rio, foi intercalado com a história do ritmo no País.
E não foi escolhido por acaso: criado no Brasil no início do século XX para ganhar o mundo, ele é hoje um dos grandes símbolos culturais brasileiros no exterior.
Assim como muitos dos organizadores, participantes, palestrantes e expositores do evento, o samba enfrentou preconceitos, superou desafios e venceu obstáculos para chegar à posição de destaque mundial que tem hoje.
VTEX DAY 2024
A próxima edição do VTEX DAY está prevista para abril de 2024. Em breve mais informações em www.vtexday.com.br
Soluções de IA são destaque no VTEX Day
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