Últimas notícias

Fique informado

CNH digital começa a valer na América do Sul

11 de novembro de 2020

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

Assim como a CNH, documento de carro também terá versão digital

Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), que até o final deste ano passará a ter versão digital em todos os Detrans.

29 de agosto de 2018

Agora, os motoristas brasileiros terão mais facilidade para transitar por países da América do Sul usando a CNH digital. Isso graças ao Vio, o novo aplicativo brasileiro que acaba de ser liberado no exterior

aplicativo Vio, que verifica autenticidade de documentos, está disponível para as autoridades de fiscalização de nove países da América do Sul, são eles: Argentina; Bolívia; Chile; Colômbia; Equador; Paraguai; Peru; Uruguai e Venezuela.

O app foi desenvolvido pelo Serviço Federal De Processamento de Dados (Serpro), ele é capaz de ler o QR Code da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV), em suas versões impressas ou digitais.

+ CNH digital

O Vio não só verifica a CNH e CRLV, como também checa a validade das Placas de Identificação Veicular (PIV) ou placas Mercosul. Por meio do software, autoridades estrangeiras poderão checar informações de motoristas e veículos do Brasil. O aplicativo está disponível para Android e iOS.

A iniciativa é fruto de uma parceria firmada entre o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), o Serpro e o Grupo do Mercado Comum (GMC), órgão executivo responsável por fixar os programas de trabalho e de negociar acordos em nome do Mercosul.

Na prática, qualquer pessoa do continente pode baixar o Vio na App Store ou na Google Play de seu país, fazer a leitura dos QR Codes e verificar sua autenticidade. Os brasileiros podem obter os documentos eletrônicos baixando o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), que reúne a CNH e o CRLV digitais.

Esse app substitui os documentos em papel e também tem a função de avisar ao motorista quando seus documentos irão vencer. Essa opção é importante para que não se perca o prazo de atualização dos mesmos.

App verifica autenticidade de documento de veículo na América do Sul

O aplicativo Vio desenvolvido para verificar a validação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) já está disponível nas lojas de aplicativos da Apple e do Google (App Store e no Google Play) dos países da América do Sul, com exceção das Guianas e do Suriname, que não possuem lojas próprias, de acordo com dados do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).

Com o aplicativo, qualquer pessoa do continente pode baixar o Vio a partir das lojas virtuais de cada país, fazer a leitura dos QR Codes e verificar sua autenticidade. Os brasileiros podem obter os documentos eletrônicos baixando o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) que reúne a CNH e o CRLV digitais.

A iniciativa é fruto de uma parceria entre o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), o Serpro e o Grupo do Mercado Comum (GMC), órgão responsável por negociar acordos em nome do Mercado Comum do Sul (Mercosul, grupo que inclui Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai).

Segundo o gestor responsável pelo aplicativo de validação no Serpro, Lary Fernandes, o principal benefício é que os órgãos de fiscalização de todos esses países passam a ter condições tecnológicas de comprovar a autenticidade dos documentos de trânsito dos brasileiros.

“A disponibilização do Vio nas lojas da América do Sul é um ganho na segurança para o cidadão brasileiro que transita pelos países da região. Entrar nestes países com carros furtados ou com documentos falsificados vai ser muito mais difícil”, explicou em nota.

O aplicativo verifica a autenticidade tanto dos documentos impressos quanto dos digitais, por meio da leitura de um QR Code presente na CNH e no CRLV. O aplicativo também pode ser utilizado para checar a validade também da Placa de Identificação Veicular (PIV).

“Com a disponibilização do Vio, ficam superados os obstáculos técnicos para a validação, em nove países, da CNH, do CRLV e da PIV. Agora, a aceitação dos documentos depende do engajamento dos órgãos de fiscalização de cada um deles”, informa o chefe de Divisão de Soluções de Gestão de Trânsito do Serpro, Isidro Monteiro.

Fonte: Carro.Blog.Br

e-CPF facilita o acesso à CNH digital. Ouça

CDT traz aviso de prorrogação do prazo de vencimento da CNH

CNH Digital atinge um milhão de usuários