Clipes que inovaram com o uso de tecnologia em suas produções, até mesmo a biométrica
11 de abril de 2023Conheça três tecnologias utilizadas na produção de clipes musicais para levar ao público a melhor experiência audiovisual possível
Por Gabriela Romar – Equipe de redação
Diversas pessoas gostam de ouvir música por meio dos clipes, já que é um modo de assistir uma história e visualizar o que o artista quis passar com a composição.
Essas produções não deixam nada a desejar quando se diz respeito ao visual cinematográfico. Os artistas e produtores de clipes estão sempre inovando e investindo nas melhores tecnologias audiovisuais para levar ao público a melhor experiência possível.
Conheça três tecnologias utilizadas por artistas para gerar os clipes de suas músicas:
Reconhecimento facial em “Chains”, do Usher
Em 2015, o cantor norte-americano Usher lançou sua música chamada “Chains”, que fala sobre o combate ao racismo nos Estados Unidos.
Produzido em São Paulo por um escritório de uma agência global de criação, o clipe usa o reconhecimento facial para interagir com os espectadores e passar uma mensagem ainda mais impactante sobre a música.
O vídeo foi lançado em um streaming voltado apenas para música e funciona do seguinte modo: ao longo da canção, fotos e textos sobre casos reais de racismo são exibidos na tela e, se o espectador para de olhar, o som automaticamente para e uma mensagem escrito “Não desvie o olhar” aparece na tela. Para esse efeito, foi utilizada uma solução que integra o site com a câmera do dispositivo do usuário.
Após o lançamento desse clipe, diversos outros artistas se inspiraram em Usher e utilizaram o reconhecimento facial para produzir vídeos interativos para suas músicas.
Video 360º de “Waiting for Love”, do Avicii
O cantor sueco Avicii lançou em 2015 o sucesso “Waiting for Love”, junto de um clipe inovador na época, gravado em 360º.
O vídeo pode ser controlado por meio de botões direcionais, de uma forma em que o espectador pode selecionar o ângulo em que deseja assisti-lo. Esse tipo de formato tem total relação com a realidade virtual, visto que tecnologias similares são utilizadas para a produção dos dois.
A gravação 360º é realizada com duas câmeras especiais, que produzem um efeito de três dimensões, com profundidade entre o primeiro e o segundo plano. Após a gravação, as imagens são editadas em um software para finalizar a produção e juntar as imagens.
Essa tecnologia passa a sensação de “estar lá” para quem assiste o vídeo, permitindo com que a pessoa explore cada canto do ambiente gravado.
Projeção mapeada em “This is What You Came For”, do Calvin Harris
Sempre inovando nas tecnologias em seus clipes, o DJ Calvin Harris lançou, em 2016, a música “This is What You Came For”, em parceria com a cantora Rihanna, e produziu um clipe cheio de video mapping.
O vídeo conta com um show visual de projeções mapeadas, mesclando o 3D com a interatividade. A tecnologia funciona criando ilusões de ótica e aumentando a noção de movimento, o que transforma o espaço e torna tudo o que está sendo projetado mais real.
O video mapping depende de softwares especializados para preencher o espaço com as imagens formadas virtualmente e transformar a área projetada em uma extensão do vídeo projetado.
Essa tecnologia, além de utilizada na produção de clipes, também está muito presente em eventos e é a principal parte das exposições imersivas, que estão famosas atualmente.
É extremamente importante perceber que a presença de tecnologias avançadas está mais no nosso cotidiano do que imaginamos. Acompanhe os artigos que postamos aqui no portal e fique ligado nas próximas novidades.
O que é Inteligência Artificial?
Tecnologias de reconhecimento no Show do Imagine Dragons
Tecnologias presentes no Lollapalooza 2023
O que é ID Flash?
ID Flash é a coluna do Crypto ID dedicada a pessoas curiosas sobre o que está rolando no mundo digital nesse momento por meio de artigos rápidos e diretos.
No ID Flash falamos sobre: Criptografia, Identificação Digital, Certificação Digital, PKI, Biometria, Metaverso, Criptomoedas, Criptoativos, NFT, Blockchain, Tokenização, Inteligência Artificial, Internet das Coisas e muito, muito mais.
Inscreva-se para receber nossa Newsletter, nos acompanhe sempre e compartilhe com seus amigos!