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Capacitação de funcionários: veja como fazer de forma remota

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Com um maior volume de adesões ao trabalho remoto, torna-se importante pensar formas de realizar treinamento online

Gerar diferenciais competitivos para o seu negócio é fundamental para garantir melhores resultados. Isso pode ser feito de diversas formas: ter um serviço com boa demanda no mercado, manter boas práticas de marketing e tomar boas decisões que envolvem seus colaboradores.

Um dos pontos que merece atenção é a capacitação de funcionários. Quando bem-feita, ela é capaz de trazer uma série de benefícios ao seu negócio, fazendo com que você saia na frente dos concorrentes. Assim, aliar essa medida com os demais pontos que falamos acima pode ser o necessário para levar o sucesso desejado à sua empresa.

Neste artigo, vamos falar dos benefícios de realizar esse processo de treinamento e mostrar como realizá-lo de maneira online, principalmente em período que o trabalho remoto é cada vez mais incentivado. Boa leitura!

Os benefícios de fazer uma boa capacitação de funcionários

Para entender a importância da capacitação de funcionários, é fundamental que você entenda quais são os principais benefícios que esse processo, quando feito de forma contínua, pode trazer para o seu negócio. Veja a seguir!

Alinhamento dos colaboradores com a empresa

Muitas áreas dentro da empresa trabalham com metodologias diferentes de outros setores, para realizar atividades semelhantes (como elaboração de relatórios, estabelecimento de métricas e indicadores semelhantes, entre outros).

Divergências ocorrem constantemente, o que pode atrapalhar as rotinas internas. Por exemplo, relatórios e métricas divergentes entre os setores de vendas e marketing das empresas pode gerar necessidade de retrabalho a cada troca de informação.

Pensando nisso, um treinamento pode ser responsável por gerar uma padronização e um alinhamento sobre o que será realizado internamente na empresa, garantindo que todos estejam falando a mesma língua e minimizando gargalos internos.

Minimização de erros

Outro ponto é que funcionários capacitados tendem a errar menos em suas atividades, já que terão a expertise necessária para conseguirem atuar de forma consistente em suas funções.

Quando falamos em home office, por exemplo, isso se torna ainda mais importante, pois há casos que o trabalho pode ser é assíncrono (quando cada colaborador trabalha no horário mais confortável para ele) e correções podem demorar mais a serem realizadas do que na modalidade presencial.

Aumento do desempenho individual

Novos conhecimentos levam a uma maior disposição e engajamento dos colaboradores, que ficam ansiosos para colocar os novos ensinamentos em prática. Dessa forma, além de o próprio treinamento propiciar uma melhoria no desempenho, os seus colaboradores vão agir de forma proativa nesse quesito, a fim de otimizar a rotina.

4 dicas para realizar os treinamentos de forma remota

Com o cenário de pandemia do novo coronavírus e, ainda, um maior volume de adesões ao trabalho remoto, torna-se importante pensar formas de realizar treinamento na modalidade online, sem maiores problemas. Para isso, é importante considerar alguns pontos que traremos a seguir.

1. Organize o tempo exato do treinamento, durante o trabalho remoto

Seus colaboradores precisam se programar para o início e final do treinamento, a fim de que eles possam se preparar. Afinal, como sabemos, muitas das pessoas que hoje estão no home office atuam em suas residências, com familiares (e, em alguns casos, crianças pequenas em casa). Por isso, as atividades online devem ser devidamente planejadas.

Além disso, uma gestão de tempo influenciará a plataforma que será escolhida para realizar o processo. Por exemplo, se for uma capacitação longa, compensa realizar o processo em módulos, em dias diferentes e, até mesmo, de forma assíncrona — ou seja, as aulas estarão disponíveis em uma plataforma e a pessoa poderá fazer em um momento no qual será mais confortável para ela.

2. Separe o horário na agenda de todos

Analisar a agenda de todos os envolvidos é fundamental para que possam estar presentes no momento do treinamento, caso ele seja feito de forma síncrona. Isso é importante, principalmente, quando o conteúdo depende de interação entre o facilitador e os membros.

Por exemplo, treinamento para uso de ferramentas importantes para o trabalho depende de acompanhamento em tempo real. Afinal, caso tenha alguma dúvida, elas podem ser sanadas e, assim, todos seguem crescendo juntos na empresa, compartilhando possíveis dúvidas e agregando valor.

3. Busque cursos online remotos, que podem ajudar as equipes

Outro ponto importante para propiciar uma boa capacitação online, é buscar cursos presentes nessa modalidade. Portanto, uma opção é analisar se o conteúdo que suas equipes precisam aprender já estão disponíveis e contar com uma parceria com os facilitadores.

Caso deseje capacitar os colaboradores para o Microsoft Teams, busque sites especializados que tenham esse curso e possam estabelecer parcerias com empresas e negócios. Assim, é possível garantir melhores condições e maior agilidade para realizar o curso. Se não encontrar, você pode procurar facilitadores que realizam os treinamentos para empresas e conversar sobre a possibilidade de fazer as ações em modo digital.

Dessa forma, será mais fácil para que todos participem, sobretudo quando não há possibilidade de que o curso seja feito de forma presencial — pela questão da pandemia ou, até mesmo, pelas limitações geradas por distâncias geográficas, no caso de negócios com diversas filiais ou profissionais distantes geograficamente.

4. Utilize a tecnologia a seu favor

As tecnologias estão disponíveis justamente para que possam ser utilizadas em benefício das pessoas e organizações. E no caso do treinamento remoto, elas são fundamentais para garantir melhores resultados no processo.

A plataforma ideal é importante para explorar as potencialidades do curso e gerar uma experiência mais adequada aos seus colaboradores. Uma que não suporte, por exemplo, o número de profissionais que precisam estar presentes pode gerar gargalos, quedas, atrasos e uma experiência ruim aos participantes.

Portanto, pense nos resultados que você deseja obter a partir da capacitação de funcionários, os objetivos e de que forma pode explorar isso com as ferramentas ideais. Caso seja preciso, conte com uma consultoria para esse objetivo.

Neste artigo, vimos que a capacitação de funcionários pode ser altamente benéfica para o seu negócio e mostramos como viabilizá-la de forma remota. Com essas dicas, você conseguirá ter melhores resultados e garantir que o aprendizado da equipe seja feito de forma mais eficiente e produtiva possível.

Fonte: Soluti Responde

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Sobre Soluti

A Soluti é uma IDTech que fornece soluções inovadoras em Identidade Digital e Assinaturas Eletrônicas.

O Grupo Soluti nasceu em abril de 2008 como uma pequena prestadora de serviço na área de Certificação Digital, em Goiânia (GO). Começou com o sonho de 3 irmãos empreendedores: Cassio Sousa, Flavia Sousa e Vinicius Sousa. A empresa deu seu primeiro grande salto ao se tornar produtora e vendedora de Certificados Digitais, concorrendo diretamente com os grandes players do mercado. Em 2012, se tornou uma Autoridade Certificadora de Nível 1, a primeira fora de São Paulo.

Com uma política comercial agressiva, em pouco tempo já estava praticamente em todos os Estados brasileiros. O Grupo Soluti detém hoje 40% do mercado nacional de Certificados Digitais, com aumento médio anual de 15% a 20% desde 2015.

Nos últimos anos, o Grupo Soluti vem mudando o seu perfil, ampliando-o para uma empresa de soluções tecnológicas. Com aproximadamente 600 colaboradores diretos no País, tem expandido a sua atuação no mercado por meio de aquisições de empresas que são referências no setor. Neste ano de 2024, criou a Everest Digital e passou a oferecer aos seus clientes o primeiro Data Center Tier III na Região Centro-Oeste do Brasil. Também neste ano adquiriu a empresa Identity del Peru S.A, proprietária da plataforma de assinatura Intellisign, dando um importante passo para a sua internacionalização.

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