Últimas notícias

Fique informado

Câmara dos Deputados amplia transformação digital do País com assinaturas eletrônicas. Por Egon Schaden Júnior

14 de agosto de 2020

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

Associações da Sociedade Civil manifestam seu apoio à aprovação da MP 951/2020

A MP autoriza a emissão dos certificados digitais, no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil, por meio de videoconferência.

31 de julho de 2020

A Câmara dos Deputados votou na última terça-feira, 11, a Medida Provisória nº 983/2020, que dispõe sobre as assinaturas eletrônicas em comunicações com entes públicos e outras questões

Por  Egon Schaden Júnior

Egon Schaden Júnior – Presidente-executivo da ANCD

O projeto de lei de conversão do Relator, deputado federal Lucas Vergílio (SOLIDARI/GO), foi aprovado com apoio amplo dos partidos.

Em sua relatoria, Vergílio ampliou a cidadania digital positivando em seu substitutivo a manutenção do sistema nacional de certificação digital no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil, uma das parcerias público-privadas mais bem-sucedidas do País, com a incorporação de duas novas modalidades de assinaturas eletrônicas: simples e avançadas.

Ponto importante do texto apresentado pelo Relator foi a separação entre os diferentes mercados de tecnologias e seus respectivos entes fiscalizadores.

Com a ação, a Câmara dos Deputados positivou uma cadeia de confiança que opera em harmonia com os entes públicos e privados há 20 anos, e promoveu uma política alinhada a Lei de Liberdade Econômica atualmente vigente no País, que tem o Estado como regulador e a iniciativa privada como mercado, evitando a estatização de um setor atualmente ativo, em crescimento e que emprega milhares de pessoas.

A ação preserva um pilar importante, necessário e exitoso para a transformação digital: a parceria público-privada em favor da sociedade e geração de renda.

O texto contou com mais de 70 emendas de deputados e senadores, e restou aperfeiçoado e acordado entre governo e bancadas. Os deputados garantiram que a MP mantivesse o caráter de facilitar o uso de documentos assinados digitalmente, ampliando o acesso da população a serviços públicos digitais, sem deixar de garantir a segurança necessária para serviços críticos e sigilosos.

O texto aprovado pelos deputados estabelece as diferenças entre as assinaturas eletrônicas e esclarece em qual situação cada tipo de assinatura deve ser utilizada, promovendo uma legislação objetiva.

O Relatório preservou e potencializou a transformação digital em curso no País, ofertando, por exemplo, ao Micro Empreendedor Individual (MEI) acesso diferenciado aos serviços públicos digitais e facilidade na abertura de empresas, importante contribuição para a melhora no ambiente de negócios nacional.

O relatório apresentado destaca a necessidade da exigência de “assinaturas eletrônicas robustas para as situações em que a interação do particular com o Poder Público envolva direitos de terceiros e/ou devam possuir efeitos erga omnes (inciso II do art. 19 da CF/8811)”.

E finaliza “a legislação brasileira vigente que prevê um único tipo de assinatura eletrônica oponível contra terceiros independentemente de aceitação das partes. Trata-se das assinaturas eletrônicas qualificadas, reconhecidas com essa magnitude no texto na MPV nº 983/2020, reguladas pela MP nº 2.200-2/2001 e perenizada pela Emenda Constitucional nº 32/2001.”

Fica transparente que a MP 983 ajudou a complementar e positivar a legislação já vigente, trazendo mais segurança jurídica para as transações digitais. 

Leia o Parecer de Plenário sobre a MP 983/20 e diversos artigos e entrevistas

Câmara aprova MP 983 2020 que amplia uso de assinatura eletrônica

Presidente do ITI fala sobre a CertLive que abordou as MPs 951 e 983