BRy Tecnologia lança novo serviço de API de assinatura digital
2 de março de 2020Sistema de fácil integração da BRy Tecnologia agiliza processos internos nas organizações e contribui para o compliance das empresas
Transformação digital e cultura organizacional caminham juntas para garantir a longevidade das empresas no futuro. Pensando nessa demanda, o mercado passou a oferecer tecnologias como a assinatura digital, que atuam para conciliar digitalização e compliance.
A integração da ferramenta a softwares é acessível e pode ser feita por meio de API, novo serviço lançado pela BRy Tecnologia, empresa que atua na aplicação de protocolos criptográficos para tornar operações e negociações digitais mais seguras.
A ferramenta está disponível no portal de serviços BRy Cloud e novos cadastros recebem 10 créditos para testar.
Qualquer empresa que queria adicionar ao seu software e/ou aplicação a feature de Assinar Digitalmente pode consumir os serviços disponíveis da API, que estão entre verificação de certificados até assinatura nos principais padrões nacionais e internacionais.
“O que motiva empresas a incorporarem esta função a seus sistemas é diverso e o valor que agrega para seus clientes é altíssimo, como: compliance, obrigatoriedade, transformação digital, sustentabilidade, economia e eliminação do uso de papel”, explica Carlos Roberto De Rolt, fundador da BRy Tecnologia.
De acordo com Rolt, a API de Assinatura Digital tem com vantagens a fácil integração, o auto-serviço com toda a documentação necessária e códigos de exemplo para poupar o tempo dos desenvolvedores.
“A solução ajuda tanto na organização interna de diferentes tipos de negócios quanto promove economia em recursos, como papel e deslocamento. Com a assinatura digital, não é necessário mais imprimir documentos para assinatura de contratos a distância. O armazenamento também é muito mais seguro e a durabilidade infinitamente maior que o papel”, explica.
A assinatura digital da BRy Tecnologia segue o Padrão Brasileiro de Assinatura Digital definido pela ICP-Brasil, garantindo a autoria e integridade dos documentos eletrônicos assinados com o certificado digital e assegura sua validade jurídica.
Ela permite a desmaterialização de documentos, dispensando o uso de papel e sem sofrer interferência de fuso horário ou localidade.
Possui também suporte para os padrões básicos de assinatura digital (CMS, PDF, XMLDsig) e os padrões europeus definidos pelo ETSI (European Telecommunications Standards Institute).
Tecnologia na prática
Desde 2016, a Crefisa implementou a assinatura digital oferecida pela BRy Tecnologia para inovar. Com a solução, a empresa de crédito pessoal acabou com o uso do papel, além disso, conseguiu digitalizar os arquivos de comprovação e aceite da proposta pelos clientes. A empresa economizou 64% com ajuda da certificação digital.
“Esta solução tem permitido não somente redução de custos e riscos operacionais, mas também melhora contínua no atendimento e satisfação dos nossos clientes”, Fernando Pajares, Superintendente Executivo de TI da Crefisa.
A tecnologia é utilizada ainda pelo Banco Inter desde 2015 para a compensação de cheques por imagem via aplicativo de cerca de 5 mil clientes por dia.
A estabilidade do sistema da BRy mesmo com o grande volume de operações foi um dos diferenciais que fez o banco digital optar pela assinatura digital, além da integridade dos documentos.
Eduardo Cotta, gerente-executivo de Conta Digital no Banco Inter, afirma que todas as imagens recebidas para compensação são enviadas à Associação Brasileira de Bancos (ABBC) e completa que “as assinaturas realizadas com a solução da BRy Tecnologia nunca foram devolvidas pela Associação Brasileira de Bancos (ABBC), todas foram aceitas pela instituição sem questionamentos. Fora isso, todo o processo é transparente para os clientes”.
O uso da assinatura digital ajuda também outros setores. A área de recursos humanos, por exemplo, pode incluir a solução na marcação de ponto evitando gastos com tinta e papel, além de facilitar o registro dos colaboradores a distância.
Outra opção é na assinatura de prontuários médicos, cuja digitalização permite agilizar a entrega de exames e evitar fraudes. Grandes empresas com franquias conseguem expandir a operação do negócio com segurança por meio da mesma tecnologia.
TSE afirma ser possível assinatura digital para criação de partido