Últimas notícias

Fique informado

Brasil vence pela 4ª vez o ExcelGob, prêmio internacional apoiado por OEA e BID

25 de novembro de 2020

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

Brasil vence pela 4ª vez o ExcelGob, prêmio internacional apoiado por OEA e BID

Ainda em outubro, o Brasil superou a meta de transformação digital de mil serviços no biênio 2019-2020; com a pandemia, houve aceleração da digitalização

25 de novembro de 2020

Digitalização alterou o ciclo de vida das informações

Muitos líderes ainda não reconhecem os ganhos de eficiência e segurança que a digitalização promete para a gestão do ciclo da informação.

17 de setembro de 2020

Ainda em outubro, o Brasil superou a meta de transformação digital de mil serviços no biênio 2019-2020; com a pandemia, houve aceleração da digitalização

Pela 4ª vez desde 2009, o Brasil venceu o Prêmio ExcelGob, da Rede de Governo Eletrônico da América Latina e do Caribe (Red Gealc), que tem o apoio da Organização dos Estados Americanos (OEA) e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Desta vez, o governo brasileiro ganhou a premiação internacional na categoria Transformação Digital, com a iniciativa: “Transformação Digital de Serviços”.

O governo superou em outubro a meta de digitalização de mil serviços públicos no biênio 2019-2020. Hoje está precisamente com 1.029, dos quais 456 digitalizados durante a pandemia, a partir de março. Entre os destaques deste ano estão serviços como o Auxílio Emergencial e o Seguro Desemprego do Empregado Doméstico.

Ciro Avelino – Secretário adjunto de Governo Digital do Ministério da Economia

“Esse reconhecimento tem vários significados. Valoriza o trabalho de todos os órgãos públicos federais, que avançaram rapidamente na transformação digital dos serviços para a sociedade brasileira”, destaca o secretário adjunto de Governo Digital do Ministério da Economia, Ciro Avelino.

“O prêmio alimenta o espírito de parceria multinacional que permeia esse trabalho na América Latina e Caribe. E também nos mostra que estamos no caminho certo para colocar o governo na palma da mão dos brasileiros”.

Com os serviços digitalizados pelo governo brasileiro nos últimos 23 meses, a projeção de economia é de R$ 2 bilhões a cada ano. Desse total, R$ 1,54 bilhão é o valor poupado pelo próprio cidadão, que deixa de se deslocar para acessar serviços públicos e até pagar despachantes para acelerar a resolução de suas demandas.

A estimativa é de 88 milhões de atendimentos anuais podem deixar de ser presenciais nas agências e unidades dos órgãos públicos, facilitando a vida das pessoas.

A meta estabelecida na Estratégia de Governo Digital é oferecer 100% dos serviços digitais até o final de 2022.

Demais premiados

Na categoria Governo Digital frente à Covid-19, a iniciativa vencedora foi o “Plano de Solidariedade do Panamá”, que consiste no uso da carteira de identidade pessoal como um cartão de débito para pagamento de um bônus digital.

O objetivo é atender às necessidades básicas de medicamentos, alimentos e produtos de higiene da população nas redes de supermercados e lojas participantes em sua área.

Os vencedores do Brasil e do Panamá recebem como prêmio o envio de uma missão técnica à Coréia do Sul, financiada pelo BID. Houve ainda menção honrosa para as iniciativas “Aplicativo 144 Contra Violência de Gênero”, da Argentina, na categoria ‘Enfoque de Gênero’; “Blockchain para adjudicação (concessão de posse) de terras”, da Colômbia; e “Certificado Único de Trabalho para Jovens (CertiJoven), do Peru.

Reconhecimentos anteriores do Brasil

O Brasil já havia recebido, nos últimos anos, o prêmio nas seguintes oportunidades:

– ExcelGob 2018 – categoria Valor do Governo Digital, com a iniciativa “Plataforma de Cidadania Digital”;

– ExcelGob 2012 – menção honrosa por Enfoque de Gênero, com a “Central de Atendimento à Mulher – Disque 180”.

– ExcelGob 2009 – categoria Metas do Milênio, com “Padrões de Interoperabilidade – e-PING”; além de menção especial em Eficiência: “Comprasnet” e “Portal de Software Público”.

Fonte: Ministério da Economia

O Alicerce da Digitalização. Por Marcelo Buz

Johnson&Johnson Medical Devices Brasil lança programa de apoio à digitalização médica

ITI é um dos representes do Brasil na IV Reunião Ministerial da Red Gealc sobre Governo Digital da América Latina e Caribe

Não perca as novidades acompanhando o Crypto ID!