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“Brasil digital reconquistará a confiança dos brasileiros”

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Em entrevista exclusiva, o secretário de Governo Digital, Luis Felipe Monteiro, fala do processo de transformação digital dos serviços públicos

Luis Felipe Monteiro – Secretário de Governo Digital do Ministério da Economia

O secretário de Governo Digital do Ministério da Economia, Luis Felipe Monteiro, falou, com exclusividade ao Portal Serpro, sobre a Estratégia de Governo Digital 2020-2022.

Traçando o caminho para “um governo totalmente digital, em que os dados e a tecnologia sustentam políticas e serviços públicos de melhor qualidade, com o objetivo final de reconquistar a confiança dos brasileiros”. 

Luis Felipe destacou, também, o reconhecimento do Brasil pela ONU como segundo país das Américas em serviços de governo digital, só ficando atrás dos EUA.

Além disso, enfatizou que o Brasil possui acordos de cooperação na área de transformação digital com países de referência e que busca replicar as melhores experiências mundiais na oferta de serviços públicos.

Veja, a seguir, a entrevista completa.

Portal Serpro – O governo tem um projeto audacioso de tornar todos os serviços públicos em digitais até 2022 e o Gov.BR e Login Único fazem parte dessa estratégia de transformação digital. O que esse projeto já gerou de benefício para a população? E qual é o papel do Serpro nesta missão?

O processo de transformação digital dos serviços públicos está acelerado no Brasil. Desde janeiro de 2019, mais de 800 serviços, que antes eram oferecidos apenas presencialmente, passaram a ser acessados também online, sete dias por semana, 24 horas por dia, sem que os cidadãos precisem se deslocar até uma repartição pública.

Esses 800 serviços digitais representam uma economia anual de R$ 2 bilhões, sendo R$ 500 milhões para a administração pública e R$ 1,5 bilhão para a sociedade, que também poupa 150 milhões de horas que antes eram gastas no atendimento presencial.

É o equivalente a um dia de trabalho de toda a população economicamente ativa da grande São Paulo. Tempo que deixa de ser desperdiçado com burocracia e passa a ser investido no que realmente importa para as pessoas, como mais dedicação à família, lazer, cuidados com a saúde, trabalho ou mesmo descanso.

O portal gov.br, no qual o Serpro é um importante parceiro, é o símbolo dessa transformação digital e busca facilitar a relação da sociedade com o Estado. Completando seu primeiro aniversário no dia 31 de julho, ele reúne todos os serviços e informações importantes do governo federal em um único lugar, eliminado o labirinto no qual o cidadão se via cada vez que precisava procurar um serviço ou informação do governo.

Além disso, qualquer pessoa pode criar a sua conta de acesso a centenas de serviços e acompanhar seu andamento por meio do login único, sem precisar memorizar inúmeras senhas para acessar serviços de órgãos diferentes.

Portal Serpro – O Brasil acaba de ser classificado pela ONU como o segundo país das Américas em serviços de governo digital, só ficando atrás dos EUA. O que essa conquista significa para o país?

Além de sermos o 1º lugar na América do Sul e o 2º nas Américas, estamos entre os 20 países com melhor oferta de serviços públicos online do mundo, um grupo liderado por referências na transformação digital, como Coreia do Sul, Estônia e Dinamarca.

Esse reconhecimento é prova de que a nossa estratégia centrada no cidadão, assim como a dedicação e o empenho de milhares de servidores e empregados públicos na entrega de serviços mais simples e acessíveis para milhões de brasileiros, estão no caminho certo.

A pesquisa organizada pela ONU nos coloca como uma das nações que estão progredindo rapidamente nesse processo e avaliou que o Brasil priorizou a transformação digital do governo e da economia, e que a Estratégia de Governo Digital do país está por trás da transformação do setor público.

Temos acordos de cooperação na área de transformação digital com países que lideram o ranking, como a Dinamarca, e mantemos contato constante com líderes desse processo na Estônia, Reino Unido, entre outros.

Buscamos replicar as melhores experiências mundiais na oferta de serviços públicos, e também já temos boas histórias para contar, em serviços importantes como a Carteira Nacional de Habilitação e a Carteira de Trabalho, agora em formatos digitais. Até o fim de 2022, nossa meta é que todos os mais de 3,6 mil serviços públicos ofertados pelo governo federal estejam disponível também em formato digital.

Portal Serpro – Qual o maior desafio do governo para a transformação digital e como o Serpro pode ajudar nesta tarefa?

As pesquisas mostram que o Brasil tem uma das populações mais conectadas do mundo. O brasileiro acessa a internet frequentemente para fazer as transações de seu interesse, sejam nas redes sociais, em portais de compras, troca de mensagens ou movimentações bancárias, entre várias outras.

O Estado não pode ignorar esses hábitos ao pensar seu relacionamento com cada cidadão.”O Serpro é a Casa do Governo Digital. Temos consciência do quanto a empresa é capaz de produzir para ampliar a oferta de serviços de qualidade.”

O principal desafio na transformação digital de governo é a mudança de mentalidade, é trazer o digital para a mesa de decisões, como solução boa para todos. Principalmente para milhões de cidadãos que passam a acessar, de qualquer lugar, na palma da mão, serviços que estavam inacessíveis ou demandavam grande esforço.

Mas também para aqueles que ainda precisam ou querem ser atendidos nas agências públicas, porque suaviza a demanda por atendimento físico, reduzindo filas.

Além disso, também é benéfico para os agentes públicos, que gastam menos pelo atendimento digital, têm um melhor monitoramento sobre a gestão e conseguem, mais facilmente, que os usuários avaliem e ajudem a melhorar constantemente os serviços. 

O Serpro é a Casa do Governo Digital. Temos consciência do quanto a empresa é capaz de produzir para ampliar a oferta de serviços de qualidade, que suavizem as dores dos brasileiros quando acessam o governo para cumprir seus deveres ou usufruírem de direitos, e a transformar de forma positiva a relação do cidadão com o Estado.

Fonte: Serpro

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