Últimas notícias

Fique informado

Black Friday 2020: como saber se um site é seguro?

22 de outubro de 2020

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

Os bastidores da Black Friday, a maior temporada de descontos do País

Para suportar os picos da Black Friday e garantir o fechamento das vendas é preciso preparar o ambiente do e-commerce.

6 de novembro de 2019

Com o aumento de clientes online e o grande movimento de vendas gerado pela Black Friday, que será em 27 de novembro, muitas informações pessoais estarão circulando entre site e empresa

Por Dean Coclin

Dean Coclin – Diretor sênior de Desenvolvimento de Negócios da Digicert

E é aí que está o perigo: estes dados podem cair nas mãos de cibercriminosos, que só estão esperando pela data para agir.

Sem as devidas precauções, todos estão sujeitos à um ataque: desde uma pequena loja online até uma grande rede varejista. Isto sem falar que o consumidor ainda é exposto a golpes de site fraudulentos, falsas instituições de caridade e ataques de engenharia social, como aconteceu recentemente com algumas personalidades, quando contas verificadas no Twitter foram usadas por hackers que pediam aos seguidores doações para o combate ao Covid-19

Os clientes devem ter em mente que, após fornecer suas informações pessoais a qualquer negócio online, é responsabilidade dele proteger os dados fornecidos. Por isso mesmo é importante ter cuidado na hora de fazer suas compras: você sabe se o site é seguro? Pode confiar nele? Ele é ou não legítimo?

Pensando nisto, separei algumas dicas que irão ajudar você a identificar se um e-commerce é confiável. Assim você pode aproveitar os descontos da temporada sem preocupações:

Verifique o certificado SSL da página

Olhe sempre a URL do site. Se começar com “https” em vez de “http”, significa que o site está protegido por um certificado SSL (o s significa seguro). Ele protege todos os seus dados à medida que são passados ​​do seu navegador para o servidor do site. Para obter um certificado SSL, a empresa deve passar por um processo de validação.

Fique atento, pois existem níveis diferentes de validação. O nível mais baixo de validação, Validação de Domínio (DV), simplesmente valida a propriedade do domínio e não a legitimidade da organização que solicita o certificado.

Em outras palavras, se você comprou o domínio “amaz0n.com” e solicitou um certificado para ele, você obteria o certificado porque é o proprietário do domínio.

O nível mais alto de validação, Validação Estendida (EV), é o mais seguro e extenso. Com a Validação Estendida, a empresa que solicita o certificado deve provar sua identidade e também sua legitimidade como negócio. Existem quatro maneiras de saber se um site tem EV, dependendo do navegador.

Para o Safari, procure um cadeado verde e um nome de domínio verde – esta é a indicação de que o site usa um certificado EV. Para a versão atual do Chrome 78, é necessário clicar no cadeado para ver o nome da empresa (em cinza) junto com a jurisdição de incorporação (entre parênteses). O Edge agora é construído sobre o Chromium, então a tela EV é muito semelhante à do Chrome.

Fique de olho no domínio do site

Hackers costumam criar sites que imitam outros já existentes e tentam enganar as pessoas para que comprem algo ou façam login nesta página falsa. Esses sites geralmente se parecem exatamente com o site existente.

Vamos usar o mesmo exemplo de antes: um cibercriminoso adquire o domínio “amaz0n.com” e cria um site naquele local que se parece exatamente com o do Amazon. Eles compram um certificado DV para o site fraudulento e tentam enganar os usuários (usando e-mails de phishing ou outros métodos) para comprar itens ou fazer login em suas contas falsificadas.

Para evitar esses tipos de ataques, sempre olhe para o domínio de onde você está. Se receber um e-mail do seu banco ou outro fornecedor online, não clique no link enviado. Digite o domínio em seu navegador para certificar-se de que está se conectando ao site onde pretende estar.

Procure sinais de que a empresa é real

Existem alguns sinais que você pode procurar para ajudá-lo a saber se uma empresa é verdadeira ou falsa. São eles:

  • Endereço físico e número de telefone: se a empresa listar um endereço físico e um número de telefone, há uma chance maior de que eles sejam de uma empresa real. Empresas conceituadas listarão suas informações para que você possa contatá-las se houver um problema.
  • Política de devolução: sites respeitáveis ​​devem listar sua política de devolução, bem como sua política de envio. Se você não encontrar essas políticas na página, provavelmente não deseja comprar deles.
  • Os preços são muito baixos demais: é ótimo quando você encontra uma pechincha, mas você deve ter cuidado com sites que oferecem produtos por preços muito mais baixos do que a média praticada pelo mercado. Você pode acabar com mercadorias falsificadas, bens roubados ou não receber nada e perder dinheiro.
  • Declaração de privacidade: e-commerce respeitáveis ​​devem dizer a você como protegem suas informações e se as fornecem a terceiros. Você deve verificar se ele tem uma declaração de privacidade e lê-la antes de fazer uma compra.

Segurança em primeiro lugar

Comprar online é extremamente conveniente e durante a Black Friday é possível encontrar ótimas oportunidades. Mas ser vítima de um golpe online ou roubo de dados estraga a compra de qualquer pessoa. Certifique-se de proteger suas informações seguindo estas dicas rápidas durante o dia de promoções e também durante todo o ano.]

Camara-e.net orienta sobre os segredos da divulgação para ter sucesso na Black Friday em masterclass gratuito

Como se proteger na Black Friday – Ouça

Explicando os protocolos de segurança SSL e TLS

Sobre a DigiCert, Inc.

DigiCert é a provedora mundial de escaláveis TLS/SSL, soluções PKI para identidade e encriptografia. As empresas mais inovadoras, incluindo 89% das organizações da Fortune 500 e 97 – de um total de 100 maiores bancos globais – escolheram a DigiCert por sua experiência em identidade e criptografia para servidores web e Internet das Coisas.

DigiCert suporta TLS/SSL e outros certificados digitais e desenvolvimento para PKI em qualquer escala por meio da plataforma de gerenciamento de ciclo de vida, a CertCentral®. A organização é reconhecida pela sua plataforma de gerenciamento, rapidez e um suporte reconhecido ao usuário, além de líder de mercado em soluções de segurança. Para as últimas notícias e atualizações, visite digicert.com ou siga @digicert.

5 dicas do El Pescador para você não cair em golpes durante a Black Friday

Acompanhe as notícias mais importantes sobre TLS e SSL aqui no Crypto ID!