Big data analytics: como a análise de dados está ajudando a salvar vidas
14 de abril de 2020A constante transformação digital impulsionada pela geração e análise dos dados está, a cada dia, revolucionando diversas áreas, incluindo o segmento de healthcare – cuidando e salvando vidas
Por Márcio Arbex
De capacetes inteligentes a robôs cirurgiões, a junção big data e analytics está acelerando os diagnósticos na vertical da saúde e melhorando a precisão dos resultados.
Abaixo, cito alguns exemplos recém-descobertos que não apenas estão transformando a prestação de serviços neste segmento, mas afetando nossas vidas no cotidiano.
Melhor eficiência dos serviços médicos
Salas de emergência em todo o mundo vivem situações críticas que podem significar a diferença entre uma vida e morte.
Fazendo o melhor uso do big data analytics, as equipes dos serviços médicos de emergência estão coletando e analisando maiores volumes de dados, considerando também uma amplitude na quantidade de parâmetros, incluindo até mesmo análises sobre as chamadas telefônicas ao 190 (serviços de emergência) e seus tempos de repostas.
Esse novo nível de inteligência está ajudando a melhorar a eficiência operacional. Por exemplo, sabendo mais sobre o local da ocorrência e o tipo de emergência, bem como as melhores equipes e equipamentos disponíveis.
Neste sentido, é possível enviar com mais precisão e rapidez os recursos necessários para cada emergência, melhorando a eficiência das equipes de atendimento e dos médicos em prol do salvamento de vidas.
Redução de infecções em pacientes
Somente nos Estados Unidos, aproximadamente uma em cada 20 vinte pessoas internadas em hospitais sofre de alguma infecção, o que custa cerca de US$ 10 bilhões por ano e coloca em risco milhares de vidas. Nos hospitais e clínicas da Universidade de Iowa, as soluções de predictive analytics estão ajudando a reduzir o número de infecções cirúrgicas em até 74%.
Ao analisar maiores conjuntos de dados para identificar com mais precisão os riscos dos pacientes, o hospital pode fazer as intervenções corretas, no momento certo, para evitar possíveis infeções e melhorar a qualidade sanitária dos seus ambientes.
Aumento da segurança de dados nas cidades inteligentes
O conceito de cidades inteligentes é um bom exemplo onde o big data analytics está melhorando a segurança pública e salvando vidas. Em matéria recente, o Smart Cities Dive detalhou como os profissionais de emergência, incluindo polícia e bombeiros, estão se beneficiando deste tipo de tecnologia.
Eles estão conseguindo, por exemplo, identificar a localização exata de uma emergência usando sensores e sistemas de rastreamento avançados que são comuns nas cidades inteligentes.
Os cidadãos também estão desempenhando um papel mais importante na segurança pública, com aplicativos de mensagens, textos e mídias sociais incrementando o processo de denúncia além dos simples telefonemas – mediante vídeos, dados de localização e outras informações em tempo real para informar melhor aos socorristas.
Aspectos jurídicos sobre os desafios da flexibilização da Telemedicina diante da crise da Covid-19
Segundo a ANCD, SBIS e CFF reforçam importância do uso do certificado ICP-Brasil na telemedicina
Senado aprova uso da telemedicina durante pandemia de covid-19, mas erra na alteração do texto
A Certificação Digital e o Decreto 10.282 de 2020