Últimas notícias

Fique informado

Aprovado projeto que suspende cobrança do Fies por até 4 meses

30 de abril de 2020

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

Coronavírus e telemedicina impulsionam o crescimento da receita médica digital no Brasil

Nos mês de março e abril quase 25 mil novos médicos passaram a adotar a receita médica digital, volume de cadastros quase 1000%.

30 de abril de 2020

Projeto de Lei aprovado na noite desta quinta-feira (23) na Câmara dos Deputados suspende por até quatro meses as parcelas e os juros do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies)

O projeto, de autoria da deputada federal Rose Modesto (PSDB-MS) estipula que a suspensão do benefício pode ocorrer por 60 dias, prorrogáveis pelo mesmo período.

Além da suspensão do pagamento, o texto aprovado permite o parcelamento da dívida em até 175 prestações com redução dos encargos, bem como a adesão ao benefício por meio digital com assinatura eletrônica. O estudante terá de procurar o agente financeiro e manifestar interesse.

O estudante beneficiário que tenha débitos vencidos não pagos até a data de publicação da lei poderá liquidá-los aderindo ao Programa Especial de Regularização do Fies, que permite a liquidação integral, até 31 de dezembro de 2020, em parcela única, sem encargos moratórios; o parcelamento em até 145 parcelas, a partir de janeiro de 2021, com redução de 40% dos encargos moratórios; e o parcelamento em até 175 parcelas, a partir de janeiro de 2021, com redução de 25% dos encargos.

Rose Modesto – Deputada Federal

De acordo com a parlamentar, “a aprovação do projeto vai ajudar a amenizar a grave situação dos estudantes beneficiários, reduzindo os males causados pela crise sanitária. Estes estudantes não terão seus nomes negativados por atraso no pagamento, e os impactos financeiros da crise nos orçamentos familiares serão amenizados”, disse Rose Modesto.

Cronologia

O projeto da deputada apresentado no dia 06 de abril, que foi votado junto com o Projeto de Lei 1079/20,  suspende a cobrança das parcelas do Fundo por até quatro meses  durante a vigência do estado de calamidade pública por causa da pandemia do coronavírus SARS-CoV-2 (COVID 19).

Conforme a modalidade do FIES, ficam temporariamente suspenso por 60 dias, a contar da data de publicação desta Lei, podendo ser prorrogado por igual período, os pagamentos destinados à amortização do saldo devedor, juros, multas por atraso de pagamento e gastos operacionais das instituições financeiras com o FIES.

Também assinam  o projeto os deputados líderes partidários Marcelo Freixo (PSOL/RJ), Carlos Sampaio (PSDB/SP), Orlando Silva (PCdoB/RJ) e Túlio Gadêlha (PDT/PE).

Por acordo entre as lideranças, os destaques (trechos do projeto que não tem acordo de todos os líderes) apresentados ao texto serão analisados na próxima terça-feira (28).

Fonte: Correio do Estado

Leia mais sobre tudo o que você pode fazer com assinatura digital! projeto

Fies ou P-Fies precisa ser solicitado utilizando Certificado Digital. Ouça

Saiba como fazer uma procuração eletrônica com valor legal no Brasil

Escrituras já podem ser feitas à distância em São Paulo com certificado digital