Últimas notícias

Fique informado

ABINC anuncia os melhores projetos de IoT do ano nas categorias Acadêmica, Startups, Empresas Consolidadas e Soluções para Governos

6 de outubro de 2023

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

Encerrando a Futurecom 2023, entidade elegeu melhores iniciativas que estimularam o uso da IoT em diversas áreas da sociedade

Em cerimônia especial de premiação na Futurecom, nesta quinta-feira, 05, foram anunciados os vencedores do Prêmio ABINC de IoT 2023.

A premiação realizada pela Associação Brasileira de Internet das Coisas reconheceu as melhores iniciativas que estimularam o uso da IoT em diversas áreas da sociedade, com foco em obter ganhos de produtividade, eficiência e redução de custos em seus negócios e operações.

Dentre os 66 projetos inscritos nesta edição, foram anunciados os melhores projetos nas categorias Acadêmica, Startups, Empresas Consolidadas e Soluções para Governos/Infraestrutura, elegendo os primeiros e segundos colocados.

A banca de jurados que analisou os projetos inscritos foi composta por membros da diretoria da ABINC e experts da área de IoT, como: Paulo Spaccaquerche, Presidente da ABINC; Flávio Maeda, VP ABINC e Head de Digital da Pöyry/AFRY América Latina; Eduardo Iha, Conselheiro Fiscal ABINC e Sócio Future Hacker e Haroo Tecnologia; Camilo Eugênio Martinelli, Diretor de Relações Institucionais da ABINC, Gerente Comercial do NUTES (Núcleo de Tecnologias Estratégicas em Saúde); Dalton Oliveira, MBA – Conselheiro Consultivo na ABINC, Advisor Global em Transformação Digital na Wardston Consulting; Gustavo Zucchi, Conselheiro Fiscal ABINC e Consultor na Cambridge Management Consulting; Mauricio Figueiredo – Diretor de Relacionamento ABINC, Conselheiro na Futurecom e Co- Founder na Almaroma; e Mauricio Finotti – Coordenador do Comitê de Manufatura da ABINC e CEO da I-SENSI IoT.

Segundo Flavio Maeda, a entidade se preocupou em não dar foco excessivo nas tecnologias, mas sim no benefício da aplicação das tecnologias para as empresas e para a sociedade em geral.

“Nesse sentido, o prêmio visou dar visibilidade aos casos reais de aplicação das tecnologias da Internet das Coisas e os ganhos de produtividade, eficiência, redução de custos ou criação de novas fontes de receitas que esses projetos proporcionaram para as empresas e sociedade para encorajar outros líderes empresariais e gestores públicos a inovarem com o uso da Internet das Coisas”.

Maeda explica ainda que outro objetivo do Prêmio foi fortalecer o ecossistema de IoT brasileiro, realizando a aproximação entre o mercado com os fornecedores de soluções, bem como incentivar o empreendedorismo pelas Startups.

Na Categoria Acadêmica, o 1º colocado foi o projeto “Baby IoT – monitoramento do bem-estar de recém-nascidos”, do Instituto Mauá de Tecnologia.

O 2º colocado foi o projeto “Gêmeos Digitais: A integração do BIM e do IoT no Smart”, também do Instituto Mauá de Tecnologia.

Na Categoria Startups, o 1º lugar ficou com o projeto “Green IoT – Emissões de Poluente Veiculares em Tráfego Real”, da empresa Zane. Já o 2º lugar foi ocupado pelo projeto “Concilia – da Base à Bomba”, da empresa Via Flex.

Na Categoria Empresas Consolidadas, o 1º colocado foi o projeto “Religador Monofásico Rocket-1 – 15/27 KV”, da empresa HartBR. O 2º colocado foi o projeto “Sistema geral de pesagens”, da empresa CrazyTechLabs.

Na Categoria Soluções para Governos/Infraestrutura, o 1º lugar ficou com projeto “UniQ: Unificando tecnologias no ecossistema digital de transporte urbano”, da empresa UniQ. Já o 2º lugar esteve com o projeto “SMART City Angra dos Reis”, da empresa ENEL X.

Conheça os projetos eleitos os melhores do ano:

Baby IoT – monitoramento do bem-estar de recém-nascidos: o projeto do Instituto Mauá de Tecnologia propõe a introdução de um dispositivo eletrônico na vestimenta do bebê e em seu quarto, captando dados via LoRaWAN e tratando-os. O monitoramento é apresentado por meio de um aplicativo, disponibilizando informações para os pais, pediatras e profissionais. A instalação pode ser feita tanto em berçários de hospitais como nas próprias residências, visando a integração da tecnologia na área da saúde.

Green IoT – Emissões de Poluente Veiculares em Tráfego Real: o projeto da empresa Zane trata-se de uma solução que propõe um novo conceito de controle de emissão de gases em veículos a diesel através do monitoramento IoT por sensores instalados no escapamento para medir o índice de gases NOx gerados pelos motores em situações reais de trânsito, para evidenciar as condições de homologação do veículo e posterior, avaliação de conformidade com lei.

Religador Monofásico Rocket-1 – 15/27 KV: o Rocket 1 é um religador monofásico desenvolvido pela HartBR através do programa P&D ANEEL e patrocinado pelo Grupo Energisa. O produto possui pedidos de patentes depositados no Brasil e no exterior. É uma solução de smart grid para automação das redes de distribuição de energia. O equipamento é integrado aos sistemas SCADA, através de módulo de comunicação IoT embarcado. O Rocket-1 é 100% fabricado no Brasil e autoalimentado, instalado em bases fusíveis convencionais, além de operar sem baterias e com correntes primárias muito baixas.

UniQ – Unificando tecnologias no ecossistema digital de transporte urbano: através de tecnologias como ITS, IoT e telemetria, a UniQ unifica e integra diversas fontes de informação em circulação na operação da empresa, padronizando-as e oferecendo melhores serviços de Tecnologia da Informação para administrar o Transporte de passageiros com qualidade, agilidade, confiabilidade e custo baixo. A UniQ investe no uso de informação correta no tempo certo, trazendo efetividade ao transporte público, inserindo valor e inovação ao negócio dos clientes de forma sustentável.

Futurecom 2023: ABINC anuncia Hub de IoT para conectar empresas do ecossistema na feira

ABINC confirma participação no CISO Forum Brazil 2022 para discutir desafios de segurança do 5G e LGPD

ABINC projeta crescimento significativo de veículos autônomos no Brasil nos próximos 20 anos

Acompanhe os principais conteúdos sobre Internet of Things (Internet das coisas)!