Últimas notícias

Fique informado

A1, A2, A3 e A4? Qual o significado das letras e números no certificado digital? Ouça

25 de março de 2020

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

Token é pendrive? Afinal, o que é token? – Ouça

Afinal, o que é o token? Desvende o mistério por trás de um dos principais meios de armazenamento de certificado digital.

6 de março de 2020

Certificado Digital passa a ser obrigatório para acessar o Siscoaf – Ouça

O Coaf passou a exigir aos usuários do Siscoaf o uso de Certificado Digital no padrão da ICP-Brasil para novos cadastros e atualizações.  

27 de fevereiro de 2020

Se você pesquisar sobre Certificado Digital, como funciona e suas regras, é possível ver que existem vários tipos e modelos. Você já se perguntou o que significam as letras e números dos tipos de certificado?

Por Valid

A1 ou A3? E quando aparece um S no lugar do A? Quem organiza essa história toda? Afinal, o que as letras e números no Certificado Digital significam? O Blog da Valid traz essas e outras respostas para você. Boa leitura!

Quem organiza a Certificação Digital no Brasil?

Antes de falarmos propriamente dos tipos de certificados e suas letras e números, é interessante entender como funciona a hierarquia que organiza as normas e regras da Certificação Digital no Brasil.

Para esse fim existe a Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil), que é encabeçada pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), uma autarquia vinculada à Casa Civil da Presidência da República.

Se analisarmos de forma mais simples, a ICP-Brasil é uma cadeia hierárquica. No topo dela temos o ITI, que funciona como Autoridade Certificadora Raiz (AC-Raiz) e é a responsável por credenciar e fiscalizar as Autoridades Certificadoras (AC), que emitem, distribuem, renovam e revogam o Certificado Digital — é esse o caso da Valid Certificadora.

Abaixo das ACs temos as Autoridades de Registro (AR), que são onde acontecem as validações dos certificados digitais. São, na prática, os locais de atendimento.

E desses locais o seu certificado é emitido, tornando-se passível de acreditação e identificação.

As letras e números no Certificado Digital

Com a compreensão básica dessa hierarquia, vamos agora as tais das letras e números que você certamente irá se deparar na hora de adquirir o seu Certificado Digital.

As letras

Para fins de autenticação e identificação, você deverá adquirir um Certificado da Classe A, que divide-se, atualmente, em quatro modelos: A1, A2, A3 e A4. São esses os certificados que permitem ao usuário assinar documentos digitalmente e constituem o tipo mais procurado e utilizado no Brasil (é aqui que entra o e-CPF e o e-CNPJ).

Já os Certificados da Classe S são usados, de maneira geral, para fins de codificação de mensagens e dados (sigilo) e passam pela mesma divisão: S1, S2, S3 e S4.

Os números

Agora que já entendemos a diferença entre as letras vamos aos números que aparecem a seguir.

A1 e S1

Certificado Digital de modelo 1 têm o par de chaves criptográficas (uma pública e outra privada) geradas no próprio software (um programa de computador, no popular). Eles são armazenados em hardware próprio do usuário, normalmente um computador, laptop ou smartphone. A validade é de um ano.

A2 e S2

Os de modelo 2 também têm as chaves geradas em software, mas o armazenamento acontece em uma mídia própria. A validade, aqui, é de 2 anos.

A3 e S3

Aqui, as chaves são tanto geradas quanto armazenadas em um hardware dedicado para o Certificado Digital, que pode ser um cartão com chip ou um token criptográfico — esse último é um objeto fisicamente parecido com um pen drive, mas de uso específico e segurança mais robusta. A validade, nesse caso, é de três anos.

Também aqui entram os certificados em núvem, que são armazenados em um hardware criptográfico, chamado HSM.

A4 e S4

Por fim, no Certificado Digital  do tipo 4, o que muda em relação ao tipo 3 é que o tamanho mínimo das chaves é de 2048 bits, contra 1024 bits do tipo 3 e dos demais.

Qual Certificado Digital escolher?

Como comentamos, para fins de autenticação, assinatura de contratos e acesso a portais como o e-Social e o e-CAC você deve buscar a Certificado da Classe A, que contém as versões digitais do CPF e do CNPJ.

O modelo A3 oferece maior portabilidade, validade maior e níveis extras de segurança.

O modelo A1, por sua vez, é mais barato e corre menor risco de ser esquecido ou perdido. É importante notar que a renovação do certificado, no entanto, apresenta custo ao usuário e a longo prazo, o A3 tende a apresentar melhor custo-benefício.

Fonte: Pode Contar por Valid

Autenticação eletrônica: a validade jurídica do documento eletrônico – Ouça

Você sabe o que é a revogação do certificado digital? Entenda o assunto – Ouça

Tem certificado digital? Então aproveite os benefícios na hora de acertar as contas com o Leão pela Internet – Ouça

Aqui tem tudo sobre Certificado Digital!

  Explore outros artigos!