Últimas notícias

Fique informado

A tecnologia no mundo pós-pandemia, pelo diretor geral da Thales. Ouça

25 de novembro de 2020

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

“A integração de serviços com ambientes digitais possibilitou, por exemplo, um crescimento considerável de áreas como telemedicina e mercado on-line” por Luciano Rodrigues, diretor da Thales

Por Luciano Macaferri Rodrigues

Luciano Macaferri Rodrigues – Diretor Geral da Thales no Brasil

A pandemia do novo coronavírus promoveu transformações profundas na sociedade.

Não voltaremos ao que antes conhecíamos como normal, justamente porque parte dos nossos antigos hábitos nos levaram à crise sem precedentes que enfrentamos atualmente.

Mas podemos (e devemos) avaliar a situação por um viés positivo e de aprendizagem para enfrentar os novos desafios globais.

Na Thales, atuamos nos mais diversos segmentos da inovação e muitas das nossas soluções garantem a segurança e o cuidado com as pessoas, mesmo nesse momento de incerteza. A integração de serviços com ambientes digitais possibilitou, por exemplo, um crescimento considerável de áreas como telemedicina e mercado on-line, entre outros.

Autorizada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), em caráter excepcional, para garantir o atendimento de saúde à população durante o período de isolamento, a telemedicina pode se beneficiar de soluções de conectividade, cibersegurança e internet das coisas.

Além de facilitar o acompanhamento de pacientes a distância em tempo real e o acesso a dados clínicos, preserva as informações pessoais – é o que já oferece a empresa suíça Medisanté em uma parceria com a Thales.

No caso de transporte sobre trilhos, é possível adotar o controle automático de portas e catracas e pagamento sem contato. Também pode-se prever e evitar aglomerações nas plataformas e estações por meio de avançados sistemas de sinalização e controle de trens, assim como de inteligência artificial associada a sistemas de vídeo vigilância.

Aliás, o monitoramento de multidões é um ponto crucial para evitar a transmissão de uma série de doenças. Soluções tecnológicas conectam-se a circuitos fechados de TV para a detecção automática de situações como reuniões de grupos, violação do toque de recolher e não uso de máscaras. Já é possível, inclusive, identificar e sinalizar pessoas potencialmente febris por meio de temperatura corporal anormal.

Identidade digital e biometria também avançaram de forma acelerada, e permitem a utilização de serviços remotamente, autenticando nossos acessos, permitindo assim a sua adoção por governos, empresas dos segmentos de finanças, varejo, e-commerce, segurança e saúde, entre outros.

O sistema de biometria da Thales já é usado no estado de São Paulo e está em implementação no Distrito Federal, garantindo que nenhum RG seja emitido em duplicidade. Estes sistemas incluem a tecnologia de reconhecimento facial, que cruza dados biométricos para identificar suspeitos de delitos.

E, certamente, os serviços de pagamento sem contato (de cartões a celulares e dispositivos wearables inteligentes) foram os que mais expandiram nos últimos meses. A Thales fornece todos esses tipos de tecnologia para aplicativos como Samsung Pay e Apple Pay, além de bancos, fintechs, carteiras digitais e varejo. Além dos aspectos de saúde, a tendência subjacente para essa tecnologia é promover mobilidade.

Mas todas essas transformações, por mais distintas que sejam, têm um fator em comum a ser considerado: a cibersegurança. Soluções como o Cybels Analytics, combinam várias abordagens para detecção de ataques e análise forense em uma única ferramenta, para identificar em tempo real as mais complexas ameaças cibernéticas.

Neste cenário de mundo pós-pandemia, com o aumento da migração de dados para ambientes multinuvem, outra questão a ser considerada é a preocupação cada vez mais evidente das organizações em relação à segurança de dados, especialmente no Brasil, devido às recentes regulamentações de privacidade de dados, como a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGDP). 

Para apoiar esse processo de adaptação das empresas, a Thales desenvolveu a solucao Ciphertrust Data Security Platform que, simplifica a administração da segurança de dados com um console de gestão centralizado para localizar, proteger e controlar dados confidenciais na nuvem ou em ambientes locais. 

O impacto da pandemia da Covid-19 em nossas vidas foi enorme e as perdas são irreparáveis, mas devemos olhar para o nosso redor e ver que o mundo está mudando, graças à tecnologia, para se tornar mais tranquilo e seguro para todos.

Thales lança conjunto de verificação de identidade. Ouça

Sobre Thales

A Thales é líder global em alta tecnologia que investe em inovações digitais e de key technologies – conectividade, big data, inteligência artificial, cibersegurança e tecnologia quântica – para construir um futuro em que todos possamos confiar e que é vital para o desenvolvimento de nossa sociedade. A empresa oferece soluções, serviços e produtos que ajudam seus clientes – empresas, organizações e nações – a superar seus desafios nos mercados de defesa, espaço, transporte, identidade digital e segurança, tendo sempre pessoas à frente do processo de decisão.

Com 83.000 funcionários em 68 países, a Thales registrou vendas de € 19 bilhões em 2019 (considerando a inclusão da Gemalto em 12 meses).

Thales apresenta nova edição do “Manual de Ciberameaças: o cibercrime organizado” Ouça

O impacto da computação quântica e dados em nuvem segundo Relatório de Ameaças de Dados da Thales de 2020. Ouça