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A crise de identidade digital dos EUA e a busca por uma infraestrutura de ID pública

30 de abril de 2021

A crise de identidade digital dos EUA

Uma estrutura de identidade digital nacional é a chave para desbloquear a nova tecnologia financeira igualitária

Por Usman Ahmed, Daniel Gorfine e Ivy K. Lau

Durante a pandemia, o auxilio emergencial foi pago pelo governo Americano à milhões de pessoas, no entanto, elas tiveram que esperar meses para descontar os cheques físicos que chegavam pelo correio, e outros milhões nunca receberam seus pagamentos referentes ao auxilio emergencial.

Quando a pandemia COVID-19 atingiu os Estados Unidos, o Congresso dos Estados Unidos aprovou rapidamente a Lei CARES para, entre outras coisas, enviar “pagamentos de impacto econômico” de emergência para americanos em dificuldades. 

Uma versão inicial da Lei CARES incluía uma disposição para criar “dólares digitais” emitidos pelo Federal Reserve para acelerar a entrega de futuros pagamentos de governo para pessoa em escala. Mas a criação de uma moeda digital não resolveria, por si só, o desafio de desembolsar ajuda governamental para cidadãos individuais. 

O Internal Revenue Service (IRS) também exigiria uma infraestrutura digital para verificar a identidade dos indivíduos que recebem os pagamentos antes que a agência pudesse implementar um método mais eficiente e seguro para a transferência de pagamentos. 

Para este fim, a secretária do Tesouro, Janet Yellen observou recentemente “tanto quanto precisamos de inovação responsável, também precisamos de inovação igualitária; ferramentas que podem ajudar a levar os benefícios do sistema financeiro e da TI moderna para mais pessoas.”

“A mesma tecnologia de identificação digital que protege contra a lavagem de dinheiro também pode nos ajudar a alcançar mais pessoas com tranquilidade.

Uma visita ao Departamento de Veículos Motorizados em qualquer estado mostraria que os Estados Unidos atualmente têm um sistema de identidade desatualizado.

Além disso, os números da Previdência Social não são adequados como uma ferramenta de identificação universal. Eles não têm conexão digital e, devido ao seu uso indevido como identificador, foram violados em grande escala. 

O custo da fraude de identidade para a sociedade é alto. Só em 2020, a fraude de identidade custou aos americanos um total de cerca de US $ 56 bilhões, com cerca de 49 milhões de consumidores sendo vítimas. 

REAL ID Act de 2005 foi talvez a política nacional mais recente para lidar com a identificação, mas 99 milhões de americanos ainda não possuem identificação compatível com REAL ID 15 anos após a promulgação da lei.

Real ID: A Identidade dos americanos que entra em vigor em outubro de 2021

Em geral, as regras e requisitos de verificação de identidade variam entre as entidades, resultando em processos repetitivos e fragmentados para os usuários finais e caros para os provedores de serviços. 

As ofertas de serviços financeiros baseiam-se na capacidade dos provedores de realizar due diligence de Know Your Customer (KYC) e cumprir os regulamentos de combate à lavagem de dinheiro (AML). 

Os provedores financeiros geralmente atendem aos seus requisitos KYC coletando informações dos clientes quando eles criam novas contas. Mas verificar essas informações apresenta desafios sem uma única fonte para confirmar a identidade de um cliente.

Uma identificação digital que pode ser autenticada remotamente é a chave para o acesso, inclusão, participação e inovação em uma economia digital. 

A promessa que muitas inovações baseadas em tecnologia oferecem, seja por meio de serviços financeiros, transporte ou educação, pode ser aprimorada por soluções de identificação digital. Essas soluções podem consistir em combinações de atributos que vão desde biometria, comportamentos e credenciais emitidas.

Uma estrutura de identificação digital vem com muitas complexidades. Os blocos de construção de um sistema de identificação coerente nos Estados Unidos precisariam abordar os aspectos únicos do sistema federalista do país, desafiando as considerações de privacidade e segurança, e o papel do setor privado.

Embora esforços selecionados do governo americano e da indústria estejam em andamento, um esforço federal mais abrangente ajudaria a coordenar e facilitar o que deveria ser visto como infraestrutura pública. 

Uma mistura de atores públicos e privados gerencia os componentes necessários para a verificação de identidade nos Estados Unidos, que estão sujeitos a uma série de requisitos legais nos níveis estadual e federal. 

Ao reunir as principais partes interessadas dos setores público e privado, o governo federal poderia ajudar a estimular os padrões necessários, proteções de privacidade, inovação e escolha do consumidor.

Os quatro princípios de design a seguir são essenciais para uma estrutura de identidade digital robusta:

Primeiro, as proteções de privacidade devem estar no centro de uma estrutura de identidade digital. As informações devem ser compartilhadas e usadas somente com a orientação e consentimento explícitos dos consumidores.

Este princípio básico tem sido central para a maioria dos programas e iniciativas globais de identidade digital, incluindo o projeto de identidade digital nacional de Cingapura, a proposta da Business Roundtable em 2019 e o projeto de política de identidade digital da Better Identity Coalition .

Em segundo lugar, uma estrutura de identidade digital sólida deve evitar a criação de “potes de mel” centralizados de informações que podem estar prontamente sujeitas a ataques cibernéticos ou uso indevido. 

Além disso, a centralização seria inconsistente com a oposição histórica nos Estados Unidos ao controle centralizado de dados de identidade nacional. Em vez disso, os modelos federais que permitem o acesso uniforme às informações entre os sistemas para verificação e autenticação de identidade devem sustentar a abordagem dos Estados Unidos.

Terceiro, as soluções de identidade digital se beneficiariam do acesso à API para dados mantidos pelo governo, o que pode aumentar a velocidade e a precisão da confirmação da identidade. Tem havido esforços discretos para construir tais APIs – incluindo uma iniciativa de verificação de receita do IRS – mas as agências precisam escaloná-los ainda mais para garantir uma abordagem mais abrangente e coordenada entre as agências nos níveis estadual e federal.

Finalmente, os padrões de privacidade, segurança, interoperabilidade e autenticação devem ser elaborados para promover um ambiente aberto e inovador, onde as partes interessadas do setor privado possam competir para melhorar a escolha do consumidor e garantir o acesso equitativo para todos, sem aprofundar a divisão digital. 

Uma estrutura nacional de identidade digital deve permitir inovações tecnológicas em tokenização, biometria e outros métodos de autorização em desenvolvimento. Os provedores não devem ser capazes de bloquear os consumidores em seus serviços e as informações não devem ficar presas em ecossistemas isolados.

Ao contrário, os padrões abertos – talvez oferecidos por organizações como o Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia (NIST) – devem conduzir uma estrutura de identidade digital dinâmica que avance os interesses do consumidor e opere dentro da estrutura do mercado. 

O NIST está ativo neste espaço. Em 2016, ela concedeu seis subsídios piloto, totalizando US $ 15 milhões, para uma combinação de entidades dos setores público e privado para desenvolver identidades confiáveis ​​que permitem um acesso mais seguro a serviços online. 

Um dos projetos se concentrou em melhorar o acesso, oferecendo uma carteira de motorista digital que pode ser acessada por meio de um aplicativo móvel no Colorado, Idaho, Maryland e Washington, DC

Embora esses esforços selecionados sejam positivos, sugerimos que uma agência federal, como o Departamento do Tesouro ou Comércio dos Estados Unidos – ou mesmo a Casa Branca – conduza uma iniciativa mais abrangente.

Uma estrutura de identidade digital voltada para o futuro é necessária para apoiar uma infraestrutura econômica robusta e inclusiva. 

É importante ancorar os esforços nacionais em torno de princípios comuns e coordenar esforços díspares, que podem incluir: compartilhar informações derivadas de iniciativas específicas; pesquisando e promovendo padrões; organizar campanhas de informação e educação para impulsionar a adoção; hospedar impressões técnicas ou outros eventos que alavanquem a inovação do setor privado; e recomendar mudanças legislativas ou regulamentares específicas.

Uma estrutura nacional pode ajudar a organizar e catalisar um esforço de identidade digital, de outra forma fragmentado, sujeito a desafios de ação coletiva.

A importância desse esforço não pode ser exagerada. À medida que emergimos da pandemia COVID-19, temos a oportunidade de reconstruir a economia, reformulando nossa estrutura de identidade de forma a nos dar acesso a inovações de tecnologia financeira melhores e mais equitativas.

Usman Ahmed é chefe da equipe de Política Pública Global e Pesquisa do PayPal Inc. e professor adjunto da Escola de Direito da Universidade de Georgetown.

Daniel Gorfine is the founder of Gattaca Horizons LLC and an Adjunct Professor at Georgetown University School of Law.

Ivy K. Lau is a member of the Global Public Policy and Research team at PayPal Inc.

Fonte: The Regulatory Review

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