Últimas notícias

Fique informado

4 dicas para evitar golpes que utilizam Inteligência Artificial

5 de agosto de 2023

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

De acordo com o especialista em IA, Bendev Junior, com alguns cuidados é possível minimizar risco de golpes que utilizam a tecnologia

Por Bendev Junior

Bendev Junior, especialista em programação de aplicações, Inteligência Artificial e automação RPA

Com o recente crescimento da utilização de Inteligência Artificial, diversas possibilidades surgiram, seja para uso em empresas, softwares, entretenimento, saúde, seja para a aplicação de golpes, no entanto, existem algumas técnicas que podem ajudar a evitar esse tipo de crime.

É possível identificar Inteligências Artificiais em golpes?

De acordo com o programador e especialista em IA, Bendev Junior, a tecnologia atual ainda não é capaz de interagir com humanos de forma a não ser identificada.

“Existe um teste chamado ‘Teste de Turing’, ele consiste em utilizar voluntários para interagir com softwares de IA e tentar descobrir é possível convencer o humano de que ele está conversando com outro humano ou identificar qual dos interlocutores é o software, mas acredito que, pelo menos por agora, a Inteligência Artificial não chegou a este nível”.

“No entanto, a tecnologia chegou a um patamar onde para leigos é muito difícil perceber que quem está interagindo com ele é uma inteligência artificial, mas existem algumas dicas que podem ajudar nesse problema” Afirma Bendev Junior.

01 – Traços de linguagem

“A IA generativa é muito usada para aplicar golpes onde ela é utilizada para simular o chatbot de uma empresa, mas é possível identificar esse tipo de golpe através de algumas marcações de linguagem”.

“Por exemplo, termos repetidos, linguagem excessivamente simples, pequenas falhas de coesão, entre outros, no entanto, a tendência é que esses detalhes se tornem cada vez mais próximos da realidade” Explica Bendev Junior.

02 – Confronte informações

“Seja de forma intencional ou gerada naturalmente pela IA, podem ser incluídas informações falsas nas mensagens pois quando as Inteligências Artificiais não possuem determinada informação elas a criam para preencher lacunas, então uma boa prática é sempre checar”.

03 – Áudios não são prova definitiva

“Anteriormente era comum pedir áudios para confirmar se realmente era alguém, mas com as novas ferramentas de IA para geração de áudio é importante ter muita atenção a detalhes, como tom de voz não usual, eventuais falhas no áudio, poucos áudios ou palavras e termos que a pessoa não costuma utilizar”.

04 – Pesquise

“Como disse, para pessoas leigas os conteúdos gerados por IA podem ser indistinguíveis, mas conforme você tem contato com esse tipo de material, e mais, tem a oportunidade de compará-los, você acaba desenvolvendo o olhar mais crítico e percebe nos detalhes uma interação real e uma gerada por IA” Indica Bendev Junior.

A Inteligência Artificial pode ser uma grande aliada da Cibersegurança?

Geração Z: entenda como a inteligência artificial está influenciando o comportamento de compra

Inteligência Artificial revoluciona Centros de Distribuição e acelera as vendas

Acompanhe o melhor conteúdo sobre Inteligência Artificial publicado no Brasil.

CATEGORIAS

Destaques IA segurança