Um recado para as grandes empresas: o Uber foi só a ponta do iceberg
7 de dezembro de 2016Evento | Corporate Class
A StartSe criou o evento Corporate Class, que mostra os caminhos para que as grandes empresas inovem em parceria com as startups.
Terça-feira – 13 de dezembro – 9h às 17h – São Paulo
SE MANTER COMPETITIVO NUNCA FOI TÃO COMPLEXO!
Seus maiores concorrentes do próximo ano pode estar nascendo agora. Assim como a solução inovadora para os seus principais problemas.
As startups têm desafiado grandes corporações e conquistado cada vez mais clientes. Como uma empresa pode inovar a partir das startups?
Público-alvo: empresários e executivos interessados em entender as transformações que estão ocorrendo no mercado e como a inovação através do ecossistema de startups pode ser uma oportunidade e não uma ameaça.
Um recado para as grandes empresas: o Uber foi só a ponta do iceberg
Do Uber ao Airbnb, do Nubank ao Easy Taxi, transformações estão acontecendo em todos os setores da economia
Por Junior Borneli
Nos últimos anos, as startups têm transformado o mundo. Empreendedores de garagem têm criado negócios altamente inovadores que têm desafiado empresas bilionárias e transformado mercados centenários.
Do Uber ao Airbnb, do Nubank ao Easy Taxi, transformações estão acontecendo em todos os setores da economia. Mas isso é apenas a ponta do iceberg. Mudanças ainda mais profundas vão acontecer e as startups continuarão ditando o ritmo do que irá surgir no futuro.
Das mudanças profundas que tiveram origem no Vale do Silício, como Facebook e Google, aos gigantes aplicativos chineses WeChat e Alipay, as transformações estão acontecendo por todos lados, todos os dias.
Saiba como inovar em parceria com as startups. Participe do Corporate Class, veja como aproveitar as melhores oportunidades e aprenda com quem está obtendo ótimos resultados.
Manter-se competitivo nunca foi tão complexo. Seus maiores concorrentes do próximo ano pode estar nascendo agora e quando você se der conta disso, pode ser tarde demais. As startups têm conquistado cada vez mais espaço e avançado sobre mercados tradicionais, abocanhando cada vez mais clientes. Como uma empresa tradicional pode competir com tamanha inovação e voracidade?
A lógica do pensamento empreendedor foi invertida nos últimos anos. Não se criam mais produtos para os clientes, mas sim com os clientes. A ideia não é mais, por exemplo, colocar computadores nos carros, mas rodas nos computadores, como faz a Tesla, que está redefinindo um dos mercados mais tradicionais do mundo, o automobilístico.
O poder mudo de mãos, ele não está mais concentrado nas empresas, e sim nos clientes. É daí que vem o sucesso das startups: elas estão dispostas a resolver os problemas das pessoas, dando a elas a palavra final. Você se acha imune a isso? Provavelmente na última vez em que você reservou um hotel ou escolheu um restaurante, o fez a partir dos comentários e recomendações de outros consumidores. É um caminho sem volta.
No início desse processo, as grandes empresas entenderam que o melhor a se fazer era “engolir” a startup que a desafiava. Hoje o pensamento é oposto: é impossível vencer essa batalha e o único caminho é a coexistência, sustentada pela oportunidades comuns aos dois universos. E é daí que surge o Corporate Venture, que aproxima e conecta grandes empresas a startups inovadoras.
Esse movimento tem crescido no mundo todo e empresas gigantescas como Bradesco, Itaú, Natura, Embraer, Telefônica, Basf, Serasa e tantas outras têm se aproveitado disso. Quem chega primeiro, bebe água limpa.
O StartSe, empresa da qual sou co-fundador, criou o evento Corporate Class, que mostra os caminhos para que as grandes empresas inovem em parceria com as startups.
* Junior Borneli | Co-founder do Startse, Deal Maker, apaixonado por empreendedorismo e focado em desenvolver o ecossistema de startups!
Nota do editor: Esse artigo parece que foge um pouco do tema do Crypto ID, mas acreditamos que as empresas devam buscar soluções inovadoras sempre considerando à segurança digital. O conhecimento dos fundamentos da segurança da informação é que fará a diferença entre as empresas que permanecerão ou não no mercado. Criar soluções fantásticas sem esse respaldo é construir castelos de areia.