Últimas notícias

Fique informado

10 dicas de segurança para proteger os seus dados no carnaval 

14 de fevereiro de 2023

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

25% de profissionais de cibersegurança são mulheres, aponta BCG

Pesquisa mostra disparidade de mulheres entre profissionais de tecnologia, o que pode ser uma oportunidade para setor de cibersegurança.

15 de dezembro de 2022

Seu orçamento de 2023 contempla treinamento para cibersegurança e jornada digital?

Entre os itens que os gestores tem atenção no orçamento para o próximo ano estão a adequação de headcount e investimentos

15 de dezembro de 2022

e-Safer e SOC Radar firmam parceria para a oferta de soluções em cibersegurança

A e-Safer, empresa referência em consultoria de cibersegurança e transformação digital, firmou parceria com a SOC Radar

14 de dezembro de 2022

Para ajudar a mitigar riscos o Diretor Executivo na Tempest dá 10 dicas de segurança para proteger o seu smartphone durante o carnaval

Segundo a Polícia Militar (PM), roubos e furtos de celulares representaram 60% das ocorrências registradas nos oito dias de carnaval na cidade de São Paulo, no último carnaval oficial de rua da cidade, em 2020.

O criminoso que souber fazer o uso fraudulento dos aplicativos porventura instalados e conseguir extrair possíveis informações sensíveis nos aparelhos, pode causar grandes prejuízos financeiros e sociais.

Isto pode acontecer não são só por meio do acesso de aplicativos bancários ou de delivery presentes no celular, mas um possível acesso a aplicativos de e-mail ou mensagens instantâneas como WhatApp e Telegram, além dos APPs de redes sociais, pode potencializar uma série de outros golpes engenhosos.

Para ajudar a mitigar riscos, Aldo Albuquerque, Diretor Executivo na Tempest, empresa líder da área de cibersegurança no Brasil, dá 10 dicas de segurança para proteger o seu smartphone durante o carnaval.

Dicas de segurança

– Habilitar o uso da Biometria (quando o aparelho permitir) e uma senha complexa para desbloqueio do aparelho. Evitar reutilizar senhas ou que estas sejam de fácil dedução (1234, datas de nascimento, etc.).

– Exigir o uso e alterar a senha do SIM card (PIN) no aparelho, para caso o chip senha seja colocado em outro dispositivo, só funcione com senha;

– Configurar o aparelho para não exibir, mesmo que com a tela bloqueada, mensagens do sistema, tais como e-mails, SMS, mensagens do WhatsAPP/Telegram, porque elas podem ser úteis para os fraudadores. Não permitir também que o modo avião seja habilitado com a tela bloqueada;

– Quando disponível, associar a abertura de aplicativos bancários/financeiros, e-mail ou de conversas instantâneas com o uso de Biometria;

– Evitar armazenar no celular quaisquer informações sensíveis, tais como credenciais de acesso e dados pessoais anotadas ou fotos sensíveis na galeria, tais como as de cartões de crédito;

– Manter sempre o sistema operacional do aparelho e os aplicativos instalados atualizados.

– Sempre que disponível, configurar o 2FA (segundo fator de autenticação) em aplicativos (ex.: WhatsApp, Telegram, Instagram, Facebook etc.);

– Configurar nos aplicativos financeiros/bancos limites diários menores (ou em horários específicos) para transferências via PIX/TEC/DOC ou cheque especial/empréstimos.

– Anotar o IMEI (International Mobile Equipment Identity) do aparelho para, em caso de roubo, informá-lo no boletim de ocorrência;

– Caso seja possível, leve um smartphone mais antigo, sem acesso aos aplicativos mais visados, tais como os relacionados a instituições financeiras.

E o que fazer caso o celular seja roubado?

– Entrar em contato com a Operadora para bloqueio do Chip/Número;

– Contatar imediatamente as instituições financeiras informando o ocorrido para bloquear os cartões e, se possível, alterar todas as senhas das contas;

– Fazer um Boletim de Ocorrência na polícia – Informar o IMEI do aparelho;

– Alguns aparelhos possuem a funcionalidade “Apagamento remoto” dos dados que pode ajudar a mitigar os impactos da utilização indevida do aparelho.

Sobre a Tempest:   
A Tempest Security Intelligence é uma empresa brasileira com atuação global. É a maior companhia brasileira especializada em cibersegurança e prevenção a fraudes digitais.

Sediada no Recife, a Tempest conta também com escritórios em São Paulo e Londres, com mais de 500 colaboradores.

Ao longo de seus quase 22 anos, a Tempest ajudou a proteger mais de 500 empresas de todos os portes e setores, dentre elas companhias do setor financeiro, varejo, e-commerce, indústria e healthcare, atuando em clientes nacionais e internacionais atendidos tanto pelo time no Brasil quanto no Reino Unido.

Em 2020, a Tempest conquistou um parceiro de peso para continuar na vanguarda da cibersegurança, recebendo um grande aporte da Embraer, companhia brasileira de engenharia aeroespacial, o qual resultou em um dos maiores investimentos já realizados na história do setor de cibersegurança na América Latina.  

4 dicas de segurança para o seu Smartphone

Quais são os riscos para a privacidade e proteção de dados no Metaverso?

Golpes digitais mais frequentes, RNP dá orientações de segurança para usuários de smartphones

O CRYPTO ID TRILHOU UM CAMINHO INCRÍVEL NESSES 10 ANOS!!

Em novembro desse ano completaremos uma década dessa jornada. Levamos à cerca de dois milhões de leitores ano as melhores e mais atualizadas informações do mercado brasileiro e internacional sobre segurança digital e tecnologias que viabilizam a identificação de pessoas, empresas, aplicações e equipamentos em meio digital, recursos de assinatura eletrônica e controle de acesso para garantir transações seguras e confiáveis.