Últimas notícias

Fique informado

1° Hackmed do Brasil premia soluções para problemas reais da Saúde

4 de fevereiro de 2020

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

Marco Stefanini debate telemedicina na saúde 5.0 durante o Hackmed Conference & Health Hackathonem São Paulo

Participação do executivo será no dia 31 de janeiro, durante o Hackmed Conference & Health Hackathon, que será realizado pela primeira vez no Brasil.

24 de janeiro de 2020

As quatro inovações tecnológicas na área da Saúde

Com a automação de procedimentos médicos, como IoT e Big Data a saúde vem sendo impactada diretamente no modo como a Medicina é aplicada.

9 de janeiro de 2020

Startups com as melhores ideias em saúde receberam premiação em dinheiro e o convite para fazer parte do Distrito InovaHC

O primeiro HACKMED – Health Hackathon do Brasil se encerrou nesse domingo (2/2) com premiação para as melhores ideias para problemas reais da área da Saúde. A competição reuniu grupos que trabalharam em soluções para os temas Atenção Primária à Saúde e Telemedicina, Saúde Mental e Cuidados Cirúrgicos e Terceira Idade e Reabilitação.

Os times discutiram durante três dias um plano de negócio com base na metodologia do MIT, usada pela primeira vez no Brasil.

Os primeiros lugares foram premiados com R$ 8 mil e a oportunidade de ser incubados no Distrito InovaHC, Hub de Inovação Aberta do Hospital das Clínicas. Os segundo colocados ganharam R$ 4 mil. Ainda, três grupos receberam menção honrosa.

Atenção Primária à Saúde e Telemedicina

1° lugar: Aira – inteligência artificial para um prontuário eletrônico mais eficiente e com menos dedicação do médico para preenchimento.

2° lugar: Nery – assistente virtual para ajudar pacientes com glaucoma durante sua jornada de tratamento.

Menção honrosa: Meal Advisor – solução para integrar dados sobre interação medicamentosa e alimentos.

Saúde Mental e Cuidados Cirúrgicos

1° lugar: Draincheck – monitoramento IoT do dreno com sistema de alarme para casos de deiscência intestinal. Entre 10-20% das cirurgias gástricas evoluem para essa doença e 15% acabam em óbito.

2° lugar: Lobão – dispositivo ultravioleta para cateter de pacientes internados com a finalidade de reduzir infecção hospitalar.

Menção honrosa: Gancho Zero – ferramenta para avaliações pré-operatórias (startup também ganhou da AstraZeneca para ser incubada no Distrito InovaHC)

Terceira Idade e Reabilitação

1° lugar: Health ++ – plataforma web com dados parametrizados para cuidados com idosos, com sistema de avisos.

2° lugar: DJ Wind – programa de inteligência artificial para segurança do médico em casos de remoção de pacientes em tratamento com uso de ventilação mecânica na UTI.

Menção honrosa: Velha Guarda – sistema com informações para quem toma muitos medicamentos ao mesmo tempo.

O evento foi realizado de 31/01 a 02/02 no Instituto de Radiologia (InRad) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP) em uma parceria entre Faculdade de Medicina da USP, Inova HC e o MIT Hacking Medicine. A idealização foi de Cauê Gasparotto Bueno, aluno da Faculdade de Medicina da USP e ex-membro do MIT Hacking Medicine.

Cauê destaca a importância de reunir debates e palestras de personalidades ligadas à saúde e a inovação dos mercados público e privado. Além disso, o idealizador reforça o pioneirismo do Hackmed por reunir grupos multidisciplinares para debater os principais gargalos da saúde. “Isso torna o Hackmed uma experiência inédita em inovação na saúde.”

Ao todo, foram mais de 900 participantes, entre espectadores das conferências, voluntários, palestrantes, patrocinadores e integrantes da dinâmica do hackathon. As conferências tiveram grandes nomes como Jorge Paulo Lemann, fundador da 3G Capital e da Ab InBev, Dr. Masonari Aikawa, professor da Harvard Medical School e Dr. Robson Capasso, chefe da cirurgia do sono e professor da Stanford School of Medicine e Global Advisor do Stanford Byers Center for Biodesign, entre outros.

Devido ao sucesso do evento, a segunda edição já está confirmada para março/2021.

Leia mais sobre o evento!

Marco Stefanini debate telemedicina na saúde 5.0 durante o Hackmed Conference & Health Hackathonem São Paulo

Brasil possui 353 startups voltadas para saúde

Startup recebe investimento que possibilitará a criação de VERA – Virtual Empathic Robot Assistant

 

Navegue mais em nosso portal. Você com certeza vai gostar!

  Explore outros artigos!