Últimas notícias

Fique informado
FrenID e CEFIC discutem avanços na implementação da CIN

FrenID e CEFIC discutem avanços na implementação da CIN

10 de agosto de 2023

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

Nesta quarta-feira, 9 de agosto, integrantes da Frente Parlamentar Mista para Garantia do Direito à Identidade (FrenID) e da Câmara Executiva Federal de Identificação do Cidadão (CEFIC), responsável pela governança da identificação da pessoa natural no âmbito da Administração Pública Federal e pelos procedimentos de emissão da Carteira de Identidade, estiveram reunidos no Palácio do Planalto, em Brasília-DF.

Com a pauta centrada em pontos estratégicos e na implementação da tão aguardada Carteira de Identidade Nacional (CIN), o encontro serviu como plataforma para discutir os avanços alcançados até o momento.

Da esquerda para a direita: Eduardo Lacerda, coordenador-geral de Identificação Civil (Secretaria de Governo Digital); Rogério Mascarenhas, secretário de Governo Digital; deputada Flávia Morais, coordenadora-geral da FrenID; Pedro Helena Pontual Machado, coordenador da CEFIC; e Carlos Antônio Lopes de Araújo, assessor especial da Secretaria Executiva da Casa Civil da Presidência da República.

Um dos principais tópicos abordados durante a reunião foi o cronograma para a adoção da CIN. Todas as unidades da federação terão até o dia 6 de novembro para iniciar a emissão do novo modelo de carteira de identidade.

Participaram da reunião o coordenador da CEFIC, Pedro Helena Pontual Machado, a coordenadora-geral da FrenID, deputada Flávia Morais, o secretário nacional de Governo Digital, Rogério Mascarenhas, o Coordenador-Geral de Identificação Civil da SGD, Eduardo Lacerda e o assessor especial da Secretaria Executiva da Casa Civil da Presidência da República, Carlos Antônio Lopes de Araújo.

Durante a reunião, foram compartilhados os avanços já alcançados no processo de implementação da CIN, incluindo a estruturação das bases de dados, tecnologias de segurança e os procedimentos de verificação de identidade. Além disso, os participantes destacaram a importância da colaboração entre as diferentes esferas governamentais e a sociedade civil para garantir o sucesso dessa empreitada.

O poder executivo federal tem ciência da necessidade de se estruturar para a implementação e funcionamento pleno do sistema de identificação do Brasil e que é necessário agir para que esteja tão logo pronto e disponível. Neste sentido, a FrenID se mostra atenta a essa necessidade pois entende que, além da ausência de identificação, outras mazelas sociais possam ser eliminadas, como fraudes ao erário e o desaparecimento de crianças.

Para o secretário-executivo da FrenID, Célio Ribeiro, a reunião com a CEFIC demonstrou o compromisso e a determinação em promover uma identificação mais segura, moderna e acessível para todos os brasileiros. Ribeiro acrescentou sobre a necessidade de que seja criada uma estrutura específica para essa missão.

Célio Ribeiro
Célio Ribeiro, diretor-presidente do InterID

Para que possamos assegurar o sucesso dessa iniciativa, é crucial estabelecer uma estrutura robusta no âmbito do governo federal. Essa estrutura, um núcleo de trabalho forte e atuante, deve ser dedicada exclusivamente ao tema da identificação, coordenando e colaborando de forma eficaz com as várias instituições envolvidas em todo o território nacional. Estamos falando do maior projeto de cidadania desse País. De uma Plataforma Social que estará disponível para toda a população. Não é um produto, é o Sistema de Identificação do Brasil e por isso deve estar acima de iniciativas menores existentes. Portanto, é imperativo que estabeleçamos uma abordagem colaborativa e coordenada entre o governo federal e os institutos de identificação das unidades da federação”, comentou.

Ação concreta da Frente Parlamentar, sob o condão da deputada Flávia Morais, será também, a de lutar por recursos com vistas a garantir que a emissão da CIN seja tão logo iniciada por todos os estados, bem como que não haja interrupções na sua condução. Por isso, entre as ações pretendidas está a de se propor emenda à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para que as unidades da federação possam ter ainda mais repasse de verbas da União e, assim, conduzirem a emissão da nova carteira de identidade.

Foto de destaque: Pedro Helena Pontual Machado, coordenador da CEFIC, e a coordenadora-geral da FrenID, deputada federal Flávia Morais

Sobre InterID

O Instituto Internacional de Identificação – InterID foi constituído com o objetivo de unir esforços para que a identificação tenha voz e lugar entre os mais importantes decisores técnicos, políticos e sociais. Identificação é pauta prioritária da segurança pública e cidadania de incontáveis nações.

No entanto, vemos que esta não é a mesma realidade encontrada em diversos países, significando ônus incontáveis ao erário, políticas de distribuição de renda e redução da pobreza deficitárias, além de ambientes propícios a toda sorte de crimes contra o patrimônio privado e a ordem pública.

InterID tem entre suas metas criar espaço para que a sociedade participe, compreenda e aprenda que a identificação não se trata de mera obrigação dos nacionais. A Declaração Universal dos Direitos Humanos é clara: todos, sem exceção, têm direito de ser reconhecidos como pessoas perante a lei.
Noutras palavras, significa que qualquer um tem direito a ter direitos e essa máxima inicia-se com a devida identificação em todos os momentos da existência humana.

Por meio de nossos canais, você saberá muito mais sobre o InterID. Por ora, fica o convite para que participe de nossos eventos e para que nos ajude a disseminar este que é assunto de primeira ordem.

Você quer acompanhar nosso conteúdo? Então siga nossa página no LinkedIn!

CATEGORIAS

Govtech Identidade