ABRID e SGD discutem o futuro da identidade digital no Brasil e no mundo
16 de junho de 2021A partir dessa reunião, temas serão desenvolvidos de forma coordenada para que as tendências do futuro da identidade digital no mundo sejam conhecidas e discutidas no Brasil
Na tarde de hoje, 16 de junho de 2021, reuniram-se por videoconferência a Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia em Identificação Digital – ABRID e a Secretaria de Governo Digital – SGD com objetivo de compartilhar conhecimento acerca de processos e tecnologias de identificação digital.
A ABRID foi representada por seu presidente executivo Célio Ribeiro e 14 de suas associadas, a SGD por seu Diretor do Departamento de Serviços Públicos Digitais, Luiz Carlos Miyadaira Ribeiro Junior.
A partir dessa reunião, temas serão desenvolvidos de forma coordenada para que as tendências do futuro da identidade digital no mundo sejam conhecidas e discutidas no Brasil.
Célio Ribeiro citou que as associadas da ABRID estão presentes em torno de 90% dos processos de identidade do mundo, atuando em todos os Continentes e que isso será de grande colaboração para o governo brasileiro. “Com certeza um importante passo para o presente e futuro. Para que o Brasil possa acompanhar as tendências mundiais e estar totalmente em sintonia com os padrões utilizados no mundo.”
“Em paralelo, com a coordenação da SEME – Secretaria de Modernização do Estado e participação efetiva do Ministério da Economia e do Ministério da Justiça e Segurança Pública, e outras instituições públicas, será reestruturado o processo de identificação civil no Brasil, com a participação das unidades da federação através do CONCESP e do CONADI. Nos próximos dias teremos grandes e importantes novidades na regulamentação da identidade civil no Brasil: retomada da legitimidade, unindo forças por uma identidade segura e modernidade com segurança”, declara Célio Ribeiro.
Também participaram da videoconferência o Diretor de Infraestrutura de Chaves Públicas do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – DINFRA/ ITI, Maurício Coelho e o assessor da Secretaria de Modernização do Estado – SEME, Eduardo Lacerda.
Associadas da ABRID que participaram da reunião Casa da Moeda do Brasil, Entrust, HID Global, ICE Cartões Especiais, IDEMIA, IN Groupe, Infineon Technologies, Kinegram, NXP Semiconductors, RD2Buzz, Regula Forensics, Thales, Thomas Greg & Sons e Valid.
Órgão central do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação do Poder Executivo Federal (Sisp), a Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia é responsável pela definição de políticas e diretrizes, por orientar normativamente e supervisionar as atividades de gestão dos recursos de tecnologia da informação e comunicação do sistema.
Sobre ABRID
A Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia em Identificação Digital (Abrid) é uma sociedade sem fins lucrativos que congrega empresas de tecnologia em identificação digital. Entre suas atribuições está a representação de suas associadas diante das autoridades e da sociedade brasileira e, na área institucional, garantir qualidade e segurança nos ambientes empresarial e público, forma de participar ativamente do desenvolvimento nacional.
Fundada em 10 de setembro de 2007, a Abrid congrega empresas com atuação nas áreas de smartcards, certificação digital e identificação biométrica, entre outras. São empresas que têm sede no Brasil e atuação em vários países do mundo.
Sobre Secretaria de Governo Digital (SGD)
A Secretaria de Governo Digital (SGD) oferta plataformas e serviços compartilhados na administração pública federal e promove a prospecção, o desenho e as melhorias de arquiteturas, metodologias, processos, aplicações, plataformas e bases tecnológicas a serem adotadas pelos órgãos integrantes do Sisp.
Em articulação com a Secretaria Especial de Modernização do Estado da Secretaria-Geral da Presidência da República, conforme Decreto nº 9.745, de 8 de abril de 2019, a SGD tem entre suas funções definir diretrizes, normatizar e coordenar projetos de simplificação de serviços e políticas públicas, de transformação digital de serviços públicos, de governança e compartilhamento de dados e de utilização de canais digitais.
Em articulação com a Secretaria de Orçamento Federal, apoia a elaboração e acompanha a execução do orçamento destinado ao pagamento de equipamento e serviços de tecnologia do Sisp, e promove pesquisa sobre novas tecnologias que possam aprimorar as ações dos órgãos da administração pública. Também é responsável por estabelecer os limites de valores e realizar a aprovação dos processos de contratação de bens ou serviços de tecnologia, além de propor ações para aumentar a eficiência do gasto público.
Fonte: ABRID
Célio Ribeiro fala ao Crypto ID sobre Identidade Digital e Identidade Civil Brasileira
IDENTIDADE DIGITAL
O Crypto ID reúne as principais notícias e artigos sobre as diversas tecnologias que identificam no meio eletrônico pessoas, empresas, equipamentos, aplicações e softwares.
Confira a coluna Identidade Digital.
Comissão Europeia propõe uma identidade digital segura e de confiança para todos os europeus
A importância da segurança e proteção de identidades digitais
A crise de identidade digital dos EUA e a busca por uma infraestrutura de ID pública
A França lançou ontem,16 de março, sua nova Carteira de Identidade
A identidade digital do Reino Unido e a estrutura de confiança de atributos
Como gerenciar Identidades Digitais em empresas públicas e privadas?
eIDAS – REGULAMENTO (UE) N.o 910/2014 DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO
GOVERNO E TECNOLOGIA
Aqui no Crypto ID você acompanha as principais ações do Governo Brasileiro e de outros Países relacionadas a privacidade, proteção de dados, serviços eletrônicos, formas de autenticação e identificação digital e Cibersegurança.
Acesse agora e conheça nossa coluna GovTech!