Últimas notícias

Fique informado

ITI reúne Autoridades Certificadoras em Brasília

5 de março de 2020

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

Encontro de ACs reúne representantes do governo e mercado na primeira reunião do ano no ITI

Com emissões de mais de 900 mil certificados digitais apenas nos dois primeiros meses do ano, o setor de certificação digital, representado por empresas e Associações das Autoridades, se reuniu, em Brasília, no 5º Encontro de Autoridades Certificadoras – ACs.

Com o registro de crescimento, em relação aos anos anteriores, os números foram comemorados nesta quarta-feira, 4 de março.

“Os números demonstram os resultados de pleno desenvolvimento do nosso setor. Não tenho dúvidas de que 2020 é o ano em que nós vamos efetivamente massificar o certificado digital para grande parte da população brasileira. É um desejo da ICP-Brasil, dos empresários da certificação e dos atores de digitalização do governo”, declarou o diretor-presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI, Marcelo Buz, ao saudar os participantes.

No primeiro mês de 2020 foram emitidos cerca de 502 mil certificados digitais, sendo o quinto mês com maior número de emissão de certificados digitais da história da ICP-Brasil e o melhor janeiro de todos.

Já em fevereiro, foram emitidos mais de 434 mil.

Com o objetivo de continuar expandindo o mercado de certificação digital, o diretor-presidente do ITI, apresentou alguns temas para discussão de como melhorar as estratégias de ampliação do mercado consumidor.

Dentre os assuntos em pauta foram debatidas questões técnicas e jurídicas para simplificar a emissão de certificados pelas empresas sem deixar de lado a segurança nos processos.

Durante o encontro, ainda foi anunciado o CERTFORUM 2020, a ser realizado de 15 a 17 de setembro, no Hotel Royal Tulip Brasília Alvorada, na capital federal.

A nova logomarca da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira também foi apresentada aos participantes do Encontro. A logo será divulgada oficialmente em breve.

O acompanhamento do Projeto de Lei 7316 e as pautas da primeira reunião do Comitê Gestor da ICP-Brasil, prevista para o fim de abril, também estiveram em debate.

Participaram da reunião representantes da Certifica Anápolis; AC Caixa; AC CNDL; CertBank; CertFacil; AC Defesa; Digitalsign; AC Imprensa Oficial; AC JUS; AC Multi; AC Online; AC Link; ANCD, ABRID; Ancert; ATID; AARB; Certsign; DOCCloud; Rede Ideia; Safeweb; Serasa; Soluti; Valid.

Ainda estiveram presentes representantes da Presidência da República, do Ministério das Relações Exteriores, do Serpro e do Instituto Fenacon.

Fonte: ITI

Fotos ITI