Últimas notícias

Fique informado

Em reunião virtual ITI coleta subsídios para balizar início do Grupo de Trabalho Técnico – GTT

26 de outubro de 2020

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

Na ultima quinta-feira, 21 de outubro de 2020, o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI realizou reunião virtual com representantes do mercado de certificação digital no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil.

O encontro teve por objetivo coletar, junto aos entes da Infraestrutura, subsídios que vão servir de auxílio para a atuação do Grupo de Trabalho Técnico – GTT composto por membros do ITI.

Instituído pela Portaria do ITI nº 49, de 20 de outubro de 2020, o GTT tem a finalidade de apresentar uma proposta de revisão para os atos regulamentares que tratam dos procedimentos e requisitos técnicos para coleta biométrica e cadastro inicial de requerentes de certificados digitais. O diretor-presidente do ITI, Carlos Fortner, destacou a prioridade do Grupo.

Carlos Fortner Diretor-Presidente do ITI

Precisamos pensar no caminho a ser trilhado para que as emissões primárias por videoconferência mantenham a equivalência de segurança prevista legalmente, garantindo a confiança do sistema e contribuindo para o crescimento do mercado de certificação digital”.

Dentre as questões técnicas levantadas e debatidas durante a reunião, está a forma de identificação biométrica do requerente de um certificado digital durante a videoconferência.

Com foco na manutenção da segurança dos processos e na experiência do cliente, foram apresentadas propostas, entre elas a coleta biométrica (face e impressões digitais) de forma remota e assíncrona, ou seja, anterior à videoconferência; a opção de coleta e comparação de biometria facial com outra base oficial de estado; e a possibilidade de uso apenas da biometria facial coletada e comprovada pela rede biométrica própria da ICP-Brasil. 

Todas as alternativas apresentadas serão estudadas em maior profundidade pelo Grupo de Trabalho que definirá os termos para atualização do DOC-ICP-05, que trata dos Requisitos Mínimos para as Declarações de Práticas das Autoridades Certificadoras da ICP-Brasil. 

A reunião, que foi coordenada pelo diretor-presidente do ITI, Carlos Fortner, contou com a participação dos assessores e membros da equipe técnica do Instituto e de representantes da AARB, ABRID, ANCert, ATID, Brasscom, Certisign, CNB, DigitalSign, Safeweb, Soluti e Valid.

Saiba Mais

Buscando ampliar os espaços de debate e democratizar os processos de modernização da ICP-Brasil, o ITI vem realizando nas últimas semanas uma série de encontros virtuais para discutir com os entes da Infraestrutura as atualizações que serão realizadas no documento DOC-ICP-05.   

Após os debates, foi aprovado na última Reunião do Comitê Gestor da ICP-Brasil, realizada em plenária virtual na terça-feira, dia 20 de outubro, um conjunto de alterações no DOC que regulamenta importantes definições para que a emissão de certificados digitais aconteça de forma massificada e mais amigável para o cidadão brasileiro.

Fonte: ITI

ITI emite portaria que institui Grupo de Trabalho Técnico – GTT da ICP-Brasil

TAGS

ITI