Entrevistamos Sarra Ghaïb da HID sobre o uso da biometria nos setores: público, saúde e varejo
23 de novembro de 2022Conversamos sobre o uso da tecnologia biométrica com Sarra Ghaïb que é gerente de novos negócios na HID para o Brasil para entender o mercado dessa fascinante tecnologia
Já estamos todos muito familiarizados com o uso da biometria, principalmente a biometria digital – fingerprint – que é a biometria que utiliza as pontas dos dedos humanos, como a biometria facial – que é a biometria do rosto.
Em nosso dia a dia, utilizamos a biometria para diversos fins, principalmente, em aplicativos via nossos smartphones. No entanto, o uso da biometria vai muito além do que estamos acostumados e traz muitos benefícios para pessoas e empresas.
A agradável e interessantíssima entrevista com a Sarra Ghaïb foi importante para termos a visualização do mercado dessa fascinante tecnologia que hoje faz parte das nossas vidas como forma de facilitar o dia-a-dia das pessoas e gerar muito mais eficiência nos serviços prestados pelas organizações de todos os segmentos de atuação.
Crypto ID: Sarra, você poderia nos contar um pouco sobre a HID Global sobre sua presença mundial, segmento de atuação, principais soluções de tecnologia e as verticais de negócios em que a companhia mais atua? Adicionalmente, gostaríamos que você se apresentasse e nos contasse qual sua missão no Brasil.
Sarra Ghaïb: A HID Global é a fonte das identidades confiáveis das pessoas, lugares e coisas do mundo. Tornamos possível que as pessoas realizem transações com segurança, trabalhem de forma produtiva e viajem livremente. A cada dia, milhões de pessoas em mais de 100 países utilizam nossos produtos e serviços para acessar com segurança locais físicos e digitais. Mais de 2 bilhões de objetos que precisam ser identificados, verificados e rastreados são conectados através da tecnologia da HID. Trabalhamos com governos, universidades, hospitais, instituições financeiras e algumas das empresas mais inovadoras do planeta, auxiliando-os a criar ambientes físicos e digitais confiáveis para que eles e as pessoas que os utilizam possam atingir seu potencial. HID é também uma marca do grupo Assa Abloy.
Eu sou Gerente Comercial para o Brasil. HID é uma multinacional, mas com presença muito forte na região da América Latina. Atuamos no Brasil há mais de 12 anos. Minha missão é desenvolver novas verticais, apresentar nosso know how e expertise em biometria para a área de saúde, varejo e o governo no Brasil.
Crypto ID: A biometria que conhecemos a algumas décadas está relacionada basicamente às impressões digitais utilizadas em documentos para compor o banco de dados de instituições públicas. As impressões digitais são utilizadas em documentos oficiais e em perícias policiais. Agora a tecnologia biométrica vai muito além dessas utilizações. Como você vê a expansão de uso e o que essa expansão traz de benefícios para a sociedade?
Sarra Ghaïb: Quando se pensa embiometria, as ideias que surgem estão ligadas a autenticação de transações bancárias no ATM ou talvez desbloqueio de celulares e computadores. Contudo, as aplicações vão muito além da praticidade para o usuário, e podem ter impactos bem mais profundos na sociedade.
A biometria é segurança. Os dados biométricos são dados pessoais resultantes de tratamentos técnicos específicos relativos às características físicas, fisiológicas ou comportamentais de uma pessoa, que permitem ou confirmam a identificação única dessa pessoa. A principal biometria em uso atualmente é a biometria por impressão digital.
Um grande avanço tecnológico que permitiu aprimorar a capacidade de identificação de indivíduos foi o reconhecimento facial. Agora, além de registro de impressões digitais e palmares, é possível realizar a identificação de pessoas por meio de câmeras em tempo real. A HID é considerada hoje um dos maiores fabricantes de soluções de biometria digital e facial no mundo.
No Brasil já existem sistemas avançados de biometria que têm capacidade de apoiar órgãos de segurança pública. Além dos já tradicionais usos de identificação de digitais, hoje, o reconhecimento facial também é utilizado. Em combinação com a papiloscopia tradicional, as tecnologias de registro e identificação facial formam a chamada “multibiometria”, em que várias métricas são combinadas para maximizar a capacidade de identificação de pessoas.
Na minha visão, o futuro da biometria é a multibiometria. A multibiometria é eficiente pois é inspirada em processos naturais de identificação. Para as organizações como as Polícia Civil e a Federal, recursos como estes são determinantes para o sucesso de investigações, identificação de suspeitos e até prevenção de crimes, na medida em que podem identificar indivíduos procurados antes de cometerem novos delitos.
Outra solução é a biometria móvel. Por exemplo, onde equipes de Polícia Científica conseguem analisar elementos em campo, por meio de conexões remotas com bancos de dados de biometria. Isso agiliza o processo de identificação e torna as investigações mais eficientes, dando mais poder às autoridades para montar seus casos, conectando evidências aos suspeitos com mais efetividade, por exemplo, a Polícia Civil usando biometria para identificar pessoas na rua.
HID está sempre na vanguarda da inovação em biometria, e traz soluções avançadas que estão ajudando a colocar este recurso de biometria digital e facial, a serviço de um mundo mais seguro. As soluções de biometria da HID fortalecem as entidades de segurança pública e de combate ao crime em todo mundo.
Crypto ID: Você poderia nos falar mais sobre as possibilidades de uso da biometria por setores da sociedade. Por exemplo nas instituições públicas?
Sarra Ghaïb: A biometria é segurança, portanto em qualquer área da nossa vida na sociedade onde queremos mais segurança e uma experiência de usuário melhor, pode ser aplicada a biometria. Vou citar alguns exemplos:
1° Banco/financeiro: O mercado financeiro utiliza a biometria para comprovação de identidade/autenticação em sites e ATMs – Caixas Eletrônicos para fazer uma séria de transações financeiras.
2º Saúde: A tecnologia biométrica está reinventando a identificação do paciente, melhorando o atendimento e reduzindo erros em ambientes clínicos
3º Varejo: Para os varejistas, a biometria facial vai proporcionar experiências sem falhas e personalizadas para seus clientes. A biometria de digitais dos funcionários permite uma maior eficiência operacional e a proteção contra a fraude interna. Para o cliente do varejo, a biometria facial vai proporcionar experiências sem falhas e personalizadas aos seus clientes quando pagamos com o rosto, como alternativa ao pagamento tradicional hoje, por dinheiro, cartões ou PIX.
4º Benefícios ao cidadão: Em serviços públicos como nos transportes onde a jornada do passageiro acontece 100% “frictionless”. O embarque pode ser feito com o rosto do passageiro.
5º Segurança pública: As soluções de biometria permitem uma Identificação precisa e imediata, o que é crítico pra segurança pública.
Então, as vantagens de colocar a tecnologia de identificação biométrica móvel nas mãos dos agentes de segurança pública são óbvias. A capacidade de verificar rapidamente a identidade de um indivíduo em campo permite que os policiais trabalhem com mais segurança e eficiência. Por exemplo, a polícia de Londres escolheu a tecnologia HID Rapid ID (Dispositivo Nomad 30) para que os policias possam verificar as identidades dos indivíduos em qualquer lugar, a qualquer hora, com velocidade, simplicidade e precisão.
Crypto ID: Você citou o caso da Polícia de Londres, e sobre isso tenho uma questão: além dessa solução, existem outras soluções para uso das instituições públicas. Quais seriam?
Sarra Ghaïb : HID é considerada uma das principais fornecedoras de soluções de Autenticação Biométrica Segura para Aplicações Governamentais, seja por exemplo o governo americano ou outros países. Nossas soluções biométricas estão usadas por inúmeros órgãos como Police Department, Department of Defense, U.S. Marshals Service, Polícia de Londres, Royal Gendarmerie de Marrocos e outros ao redor do mundo.
Nós desenvolvemos uma família premium ‘’Guardian, Patrol, LSCAN, Nomad 30’’ de leitores biométricos de alta confiabilidade para aplicações rápidas e de grande volume. Por exemplo, vários aeroportos dos Estados Unidos usam o leitor HID Guardian 200 para o controle dos passageiros nas fronteiras.
A HID fornece Digital Livescan avançado para dar aos agentes da lei e aos investigadores os instrumentos necessários para uma maior eficácia e proteger esses servidores públicos reduzindo custos e dando celeridade ao processo.
Atualmente são implantados mais de 900 Booking Systems – sistemas para captura dos dados biométricos para registo criminal – a nível global entre os diferentes serviços. A HID ajudou a padronizar a utilização do Criminal Booking Militar em todos os sistemas de aplicação da lei do DoD – Department of Defense – dos EUA e agências de investigação e inteligência.
Crypto ID: Mudando agora para o setor de saúde, imaginávamos que teríamos que fazer mais duas ou três entrevistas porque a biometria também pode ajudar à instituições de saúde desde a abertura de uma simples ficha até a identificação de pessoas com algum tipo de carência. Por onde começamos a falar sobre biometria no setor de saúde?
Sarra Ghaïb: A biometria está ajudando o setor de saúde a reinventar a identificação do paciente, oferecendo atendimento seguro e coordenado em várias plataformas sem comprometer a confiança ou segurança dos dados. Na área da saúde, a aplicação mais comum é a identificação de pacientes e funcionários.
A biometria de impressão digital se destaca no ambiente de saúde pelo custo benefício comparado à outras formas de autenticação, inclusive a biometria do reconhecimento facial. No Brasil, nosso leitor DP4500 é usado pelos principais planos de saúde e hospitais para realizar a identificação do paciente.
Crypto ID: Acredito que ainda dê tempo de falarmos, mesmo que rapidamente, da tecnologia biométrica no setor de varejo. A primeira ideia que temos em mente é que a biometria ajuda o varejo em seus canais eletrônicos com o reconhecimento facial no momento da autenticação. O que essa autenticação traz de benefícios para as pessoas e para o varejo e em que a tecnologia biométrica auxilia o varejo em relação a logística administrativa?
Sarra Ghaïb A tecnologia biométrica está trazendo uma revolução no varejo.
Primeiro, com o reconhecimento facial aonde até mesmo uma experiência diária, como fazer compras no supermercado pode ser revolucionária. Os clientes que optam por ter uma experiência de compra com autenticação biométrica apenas precisam registrar seu rosto por meio de um aplicativo móvel. Depois disso, a biometria fica disponível e o cliente já pode utilizá-la para realizar as transações de compra, seja em um caixa – POS tradicional – ou em um quiosque de autoatendimento, realizando a transação apenas mostrando o rosto, sem a necessidade de apresentar um cartão de pagamento, aplicativo móvel ou dinheiro. Não há necessidade de comprovante de idade – toda a transação é extremamente rápida e completamente sem contato.
Segundo, com o uso do “touchless” o ambiente fica mais seguro e higiênico. A tecnologia de reconhecimento facial é sem toque e sem contato, garantindo que não haja necessidade de tocar em superfícies compartilhadas e permitindo que o distanciamento social seja facilmente mantido. Essa é uma vantagem competitiva para esse mercado.
A seguir, um resumo dos benefícios do uso de biometria no Varejo:
– Cadastro de clientes em programas de fidelização;
– Verificação da idade;
– Pagamento facial sem contato ‘’pagamento com a face’’;
– Prevenção de furtos nas lojas;
– Rastreio automático de tempo e presença;
– Login no terminal POS sem senha;
– Controle de acesso;
– Transações e gerenciamento rápidos e sem interrupções.
Crypto ID: Sarra, nossa entrevista chegou ao final, e gostaríamos de te dar um espaço para colocar algo sobre a HID ou suas soluções que não abordamos hoje.
Sarra Ghaïb: Primeiramente, eu gostaria de agradecer em meu nome e da HID ao Crypto ID e a vocês duas, Susana e Regina, pela entrevista. Pelo domínio que vocês possuem sobre o mercado de identificação digital posso dizer que a entrevista foi muito completa. É sempre muito bom conversar com vocês. Acredito que em outras oportunidades poderíamos falar sobre os cases internacionais e brasileiros que estão revolucionando a identificação das pessoas por meio da tecnologia biométrica. Queria deixar meu contato do LinkedIn – linkedin.com/in/sarraghaib/ – para que seus leitores possam tirar dúvidas ou conversar comigo sobre as soluções da HID. Muito obrigada.
Sobre HID
A HID é a fonte das identidades confiáveis das pessoas, lugares e coisas do mundo. Tornamos possível que as pessoas realizem transações com segurança, trabalhem de forma produtiva e viajem livremente.
A cada dia, milhões de pessoas em mais de 100 países utilizam nossos produtos e serviços para acessar com segurança locais físicos e digitais. Mais de 2 bilhões de objetos que precisam ser identificados, verificados e rastreados são conectados através da tecnologia da HID. Trabalhamos com governos, universidades, hospitais, instituições financeiras e algumas das empresas mais inovadoras do planeta, auxiliando-os a criar ambientes físicos e digitais confiáveis para que eles e as pessoas que os utilizam possam atingir seu potencial. HID® é uma marca do grupo ASSA ABLOY.
Leia os artigos da HID publicados por Crypto ID aqui!
HID Global apresenta no SECOP 2022 soluções de biometria de última geração
Entrevista com André Richter da HID Global sobre a biometria aplicada ao mercado financeiro
Somos o maior portal brasileiro sobre Criptografia e Identificação Digital
O CRYPTO ID TRILHOU UM CAMINHO INCRÍVEL NESSES 10 ANOS!!
Em novembro desse ano completaremos uma década dessa jornada. Levamos à cerca de dois milhões de leitores ano as melhores e mais atualizadas informações do mercado brasileiro e internacional sobre segurança digital e tecnologias que viabilizam a identificação de pessoas, empresas, aplicações e equipamentos em meio digital, recursos de assinatura eletrônica e controle de acesso para garantir transações seguras e confiáveis.