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A transformação das farmácias: primeiro foi o design, depois os sistemas, e agora é a vez da tecnologia biométrica

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23 de novembro de 2023

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As farmácias brasileiras precisam, urgentemente, voltar seu olhar para a próxima onda que revolucionará sua administração e atendimento ao cliente

O mercado brasileiro de farmácias e drogarias

De acordo com a Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias – Abrafarma, em 2023, existem aproximadamente 120.000 farmácias no Brasil que empregam cerca de 1,5 milhão de pessoas de diferentes níveis de qualificação, incluindo farmacêuticos, assistentes de farmácia, atendentes, balconistas e outros funcionários. Segundo a Abrafarma, esse número de farmácias teve um aumento de cerca de 15% em relação a 2022.

O crescimento do número de farmácias no Brasil é impulsionado por uma série de fatores, incluindo o aumento da população, o aumento da renda e a mudança nos padrões de consumo provocado por uma transformação do mercado que teve início em meados do ano 2.000.

As farmácias, atualmente, oferecem uma variedade de produtos e serviços de saúde, incluindo a venda de medicamentos, a administração de vacinas e a realização de exames de saúde. Isso torna as farmácias uma opção conveniente e acessível para as pessoas que precisam de cuidados de higiene e saúde.

A transformação do mercado de farmácias e drogarias

Design das Lojas

No Brasil, as farmácias começaram a transformação pelo design de lojas, no início dos anos 2000. Essa foi uma tendência seguida em todo país, primeiro pelas grandes redes e depois por farmácias de bairro e as das cidades do interior do país. Com os novos designs de lojas, as farmácias se tornaram mais competitivas e passaram a oferecer mais conforto aos clientes.

O redesenho fez com que as farmácias adicionassem oferta de novos produtos que somado ao sistema de autosserviço resultou no aumento do tíquete médio por consumidor.

Novas Tecnologias

O uso de novas tecnologias foi essencial para o crescimento do mercado de farmácias brasileiras. Gradativamente, os sistemas operacionais foram sendo implementados e automatizando processos e controles nas áreas administrativas e operacionais das farmácias.

Documentos eletrônicos assinados digitalmente

Em 2019, tivemos um novo marco para o mercado de farmácias e drogarias em função da pandemia da Covid 19. As farmácias tiveram que introduzir novos sistemas ou incorporar aos seus sistemas legados novas funcionalidades que permitissem processar as prescrições médicas digitais para a dispensação dos medicamentos, principalmente os controlados. Com isso, muitas redes e, até mesmo, as pequenas farmácias tiveram uma melhoria em seus sistemas e introduziram a recepção e produção de documentos eletrônicos assinados digitalmente com certificados digitais da ICP-Brasil.

As novas tecnologias também se refletiram na melhoria da experiência mais personalizada e conveniente aos clientes. Atualmente, é comum as farmácias utilizarem usar aplicativos móveis para permitir que os clientes façam pedidos de medicamentos, agendem procedimentos como aplicação de vacinas e recebam lembretes sobre seus medicamentos.

Uso da tecnologia biométrica

Agora falando sobre a nova movimentação neste mercado, mas especificamente, como a tecnologia biométrica pode ajudar mais uma vez a revolucionar a administração das farmácias e no atendimento ao cliente.

O reconhecimento facial de funcionários é uma tecnologia que usa a biometria para identificar e autenticar funcionários. Essa tecnologia pode ser usada para uma gama enorme de propósitos, incluindo controle de acesso, controle de estoque, folha de pagamento e gerenciamento de segurança, entre outros.

A HID, líder mundial em identificação digital com uso de tecnologia biométrica, possui soluções adequadas ao mercado de farmácias para aumentar ainda mais a eficiência operacional. São soluções integradas de softwares e hardwares para a identificação de funcionários e, com isso, aumentar a eficiência da gestão de pessoas, controle de acessos, controle de horas trabalhadas, controle de estoque e mapeamento de todas as atividades, entre outros procedimentos. Isso aumenta a responsabilidade dos funcionários e reduz índice de erros e roubos internos.

Em relação aos clientes, a tecnologia biometria também pode revolucionar o atendimento ao cliente evitando que o cliente passe pela exaustiva verificação de identidade, por exemplo, todas as vezes que ele precisa adquirir medicamentos controlados ou utilizar descontos pelos convênios habilitados em seu nome. Se for uma rede nacional de farmácias, por exemplo, a identificação biométrica do cliente estará habilitada para todas as lojas do país por exemplo.

É evidente que a biometria pode oferecer uma experiência mais personalizada e conveniente aos clientes e, adicionalmente, aumentar a segurança operacional das farmácias e drogarias o que refletirá em aumento de eficiência e receita.

Agora, conheça o case de trnasformação digital uma das maiores redes de farmácia dos Estados Unidos da América

Os leitores de impressão digital HID®DigitalPersona impulsionam responsabilidade, eficiência e precisão em 4500 farmácias

O DESAFIO

Uma rede de drogarias líder de mercado com sede nos EUA, com mais de 4.500 estabelecimentos, buscou uma solução para resolver o acesso aos sistemas das farmácias por meio de senhas. A rede precisava de uma solução de autenticação de identidade mais moderna para reduzir a fraude no ponto de venda (PDV), ao mesmo tempo que tivesse uma tecnologia confiável e segura para melhorar os processos na empresa.

Antes de integrar a biometria, farmacêuticos e técnicos usavam senhas para fazer login em seus sistemas de dispensação e durante todo o processo de preenchimento da prescrição. No entanto, como as senhas podem ser facilmente compartilhadas ou roubadas, era difícil rastrear quem processava uma prescrição específica.

Lembrar as suas senhas era um incômodo contínuo, e os funcionários muitas vezes precisavam acessar o suporte para redefini-las por não lembrar. Além disso, eles eram continuamente obrigados a digitar e redigitar suas senhas para acessar os sistemas à medida que se moviam durante o turno. Isso prejudicava profundamente a produtividade e reduzia a eficiência entre os milhares de funcionários.

A SOLUÇÃO

A biometria fornece a garantia de identidade mais confiável, e a impressão digital é a modalidade biométrica mais usada para autenticação e verificação de identidade devido à sua facilidade de uso, velocidade, precisão e custo-benefício. O leitor de impressões digitais DigitalPersona® da HID foi selecionado para uso em milhares de farmácias e drogarias.

Farmacêuticos e funcionários são obrigados a fazer login em vários sistemas muitas vezes por turno. Para isso, os leitores de impressão digital HID DigitalPersona® são a solução perfeita porque eliminam a necessidade de farmacêuticos e técnicos lembrarem e digitarem senhas repetidas vezes. Como a biometria é única para cada indivíduo e não pode ser compartilhada, a solução HID fornece um nível de responsabilidade pessoal que é crucial ao preencher prescrições e resulta no mais alto grau de precisão.

O leitor óptico de impressões digitais HID DigitalPersona® é compacto e cabe na maioria das configurações de desktop ou estação de trabalho compartilhada sendo capaz de ler uma ampla gama de impressões digitais – secas, molhadas, ásperas, enrugadas, entre outras – tornando o periférico biométrico idealmente projetado para atender às necessidades e demandas em torno dos requisitos do setor de saúde.

RESULTADOS

Provar a identidade nunca foi tão fácil. As impressões digitais fornecem identificação rápida e fácil usando algo que não pode ser esquecido, roubado ou compartilhado. Atualmente, um funcionário usa o dedo para entrar nos terminais da farmácia. Esse processo é todo feito com rapidez, precisão e segurança.

Cada tarefa dentro do processo de preenchimento de prescrição de farmácia é autenticada com uma impressão digital. Sem senhas, farmacêuticos e técnicos conseguem preencher receitas mais rapidamente, o que se traduz em filas mais curtas, menos tempo de espera e melhores serviços para os clientes.

A solução HID DigitalPersona® teve tanto sucesso nas farmácias que a rede de drogarias expandiu seu uso de biometria de impressão digital para todos os terminais POS – implantando mais de 15.000 sistemas POS habilitados biometricamente para estender os benefícios da tecnologia HID DigitalPersona® para outros serviços da rede.

Esse uso da tecnologia biométrica de impressão digital garante a comprovação de presença, o que também aumenta a responsabilidade pessoal de cada funcionário. No terminal de PDV, o uso das impressões digitais dos gestores para aprovar substituições ou descontos nos produtos significa redução de fraude.

Além disso, como a biometria permite que os funcionários façam login com eficiência no terminal POS, eles são capazes de ajudar os clientes da loja mais rapidamente. As soluções biométricas da HID simplificam o fluxo de trabalho farmacêutico, ajudam a prevenir fraudes e melhoram o atendimento ao cliente.

Esse uso ampliado da biometria da farmácia para o PDV proporcionou um resultado positivo tanto para os funcionários quanto para a gerência. Como os funcionários utilizam um processo mais simplificado, a gestão se beneficia de uma responsabilidade clara em cada transação, enquanto a cadeia obtém como consequência redução de fraudes e um aumento na produtividade.

Sobre HID

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HID é a fonte das identidades confiáveis das pessoas, lugares e coisas do mundo. Tornamos possível que as pessoas realizem transações com segurança, trabalhem de forma produtiva e viajem livremente.

A cada dia, milhões de pessoas em mais de 100 países utilizam nossos produtos e serviços para acessar com segurança locais físicos e digitais. Mais de 2 bilhões de objetos que precisam ser identificados, verificados e rastreados são conectados através da tecnologia da HID. Trabalhamos com governos, universidades, hospitais, instituições financeiras e algumas das empresas mais inovadoras do planeta, auxiliando-os a criar ambientes físicos e digitais confiáveis para que eles e as pessoas que os utilizam possam atingir seu potencial. HID® é uma marca do grupo ASSA ABLOY.

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