Últimas notícias

Fique informado

Reforma Agrária: Como fazer o pré-cadastramento no INCRA via Internet?

3 de novembro de 2022

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

Pré-cadastro para o programa de agora é digital com acesso pelo GOV.BR

Processo de seleção de famílias em assentamentos é realizado na Plataforma de Governança Territorial do Incra

O processo de seleção de famílias para o Programa Nacional de Reforma Agrária agora é realizado digitalmente por meio de acesso à plataforma GOV.BR.

A família interessada em participar pode fazer o pré-cadastro, desde o dia 1º de novembro de 2022 na Plataforma de Governança Territorial do Incra, usando o login na conta do GOV.BR.

A iniciativa foi implementada em parceria com o Programa Startup GOV.BR da Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia.

SELOS DE IDENTIFICAÇÃO UTILIZADOS PELO GOV.BR

Identidade Digital Bronze

Com este nível, já é possível fazer assinaturas simples, válidas em situações de baixo risco e que não envolvam informações sigilosas.

Identidade Digital Prata 

Refere-se àqueles que acessam o Gov.br com a conta e senha dos bancos já integrados à plataforma.

Identidade Digital Ouro 

Identifica quem tem certificado Digital ICP-Brasil e biometria facial registrada no aplicativo Meu Gov.br. 

O acesso à Plataforma de Governança Territorial é feito de forma ágil, prática e segura com a conta do cidadão no GOV.BR.

Para se candidatar às vagas em assentamentos, a pessoa precisa selecionar o serviço “Pré-cadastro como interessado no Programa de Reforma Agrária”.

A plataforma realiza a identificação, a escolha e o enquadramento das famílias nos requisitos necessários para serem assentadas, por meio de validação das informações com as bases de dados governamentais.  

Após o pré-cadastro dos interessados, o Incra formaliza a lista de demanda para assentamentos, com o objetivo de planejar o número de vagas, em todo o país, para atender às famílias no programa de reforma agrária.

Conhecendo a necessidade real de implantação de novos assentamentos, o atendimento é realizado com mais efetividade, possibilitando a definição de políticas e soluções direcionadas às regiões com maior demanda.

A iniciativa propicia, ainda, mais transparência e agilidade na implementação da política de acesso à terra e oferece aos interessados a oportunidade de acompanhar e conhecer melhor os procedimentos e normas que regem o ingresso e a seleção de famílias na reforma agrária.

Antes, o interessado conhecia o edital de seleção somente a partir da publicação no portal do Incra e deveria se inscrever, presencialmente, nos locais e datas definidos no documento.  

Etapas do processo do programa Reforma Agrária

O pré-cadastro da família no programa não garante o direito imediato a um lote em assentamento. Na primeira fase, o interessado escolhe três municípios em que deseja concorrer a uma vaga, fazendo parte da lista de demanda para assentamento.

Depois, deve aguardar a disponibilidade de vagas para realizar a segunda fase do processo seletivo que é a inscrição. Cada candidato recebe, automaticamente, um e-mail confirmando o pré-cadastro e, só então, pode se inscrever, assim como efetuar alterações de informações, por meio da conta GOV.BR.

A terceira fase é o assentamento das famílias. Essa etapa conclusiva ocorre após análise dos critérios de seleção, com a triagem e enquadramento de famílias pré-cadastradas que preencham os requisitos para a concessão de lotes nos assentamentos. O processo acontece com agilidade, transparência e isonomia do início ao fim.

O projeto de transformação digital do Incra tem o apoio pela Secretaria Especial de Desburocratização Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia e pela Secretaria Especial de Modernização do Estado da Secretaria-Geral da Presidência da República.

A Plataforma de Governança Territorial é desenvolvida pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).

GOVERNO E TECNOLOGIA

Aqui no Crypto ID você acompanha as principais ações do Governo Brasileiro e de outros Países relacionadas a privacidade, proteção de dados, serviços eletrônicos, formas de autenticação e identificação digital e Cibersegurança.

Acesse agora e conheça nossa coluna GovTech!

O CRYPTO ID TRILHOU UM CAMINHO INCRÍVEL NESSES 10 ANOS!!

Em novembro desse ano completaremos uma década dessa jornada. Levamos à cerca de dois milhões de leitores ano as melhores e mais atualizadas informações do mercado brasileiro e internacional sobre segurança digital e tecnologias que viabilizam a identificação de pessoas, empresas, aplicações e equipamentos em meio digital, recursos de assinatura eletrônica e controle de acesso para garantir transações seguras e confiáveis.