Ministério da Economia abre consulta pública para regulamentar a contratação de serviços de desenvolvimento de softwares
28 de outubro de 2021O desenvolvimento de softwares na Administração Pública é uma atividade fundamental para a prestação de serviços públicos com agilidade
A padronização da forma de contratação desses serviços pelos órgãos do SISP visa estimular a adoção de boas práticas na construção e manutenção dos sistemas e aplicativos oferecidos pelo governo.
Além disso, a medida impulsiona a transformação digital no governo de forma sustentável e segura.
De acordo com a Secretaria de Governo Digital do ME (SGD/ME), o modelo de contratação proposto na Portaria estabelece diretrizes estratégicas e operacionais, abrangendo desde a fase de planejamento de uma contratação até a gestão e execução das atividades de elaboração, construção, testes e disponibilização dos programas e aplicativos ao cidadão.
A SGD/ME esclarece ainda que os pilares do modelo estão no incentivo ao desenvolvimento ágil de software vinculado a metas de produtividade e na exigência de critérios técnicos de qualidade e desempenho para todos os programas e aplicativos disponibilizados pela Administração Pública.
As diretrizes buscam também padronizar diferentes formas de remuneração dos serviços com vistas a disseminar práticas eficientes e economicamente sustentáveis de gestão e execução dos contratos.
A proposta de regulamentação vai ao encontro de orientações proferidas pelo Tribunal de Contas da União com o objetivo de assegurar maior qualidade e efetividade na oferta de sistemas e aplicativos ao cidadão.
TRF 3 adere ao acordo do Ministério da Economia com grande fabricante de tecnologia para enxugar custos em licitações
Ministério da Economia define modelo para contratação de serviços de suporte técnico em tecnologia
GOVERNO E TECNOLOGIA
Aqui no Crypto ID você acompanha as principais ações do Governo Brasileiro e de outros Países relacionadas a privacidade, proteção de dados, serviços eletrônicos, formas de autenticação e identificação digital e Cibersegurança.
Acesse agora e conheça nossa coluna GovTech!