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Mais de 130 órgãos e entidades já implantaram o Tramita.GOV.BR

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A PlataformaTramita.GOV.BR viabiliza a tramitação dos processos e documentos administrativos eletrônicos entre diferentes sistemas

O Tramita.GOV.BR alcança a marca de 130 órgãos e entidades públicas que já implantaram a plataforma.

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (Ifal) é a mais recente entidade a implantar, neste mês de novembro, a plataforma digital de comunicação entre Sistemas de Processos Administrativos Eletrônicos (SPE) que viabiliza a tramitação de processos e documentos administrativos, trazendo mais agilidade, segurança e economia às organizações.

A plataforma permite que o trâmite de processos e documentos seja realmente 100% digital, além de diminuir os custos financeiros e ambientais, pois elimina gastos com impressão, armazenamento e envio físico dos processos entre órgãos e entidades.

A infraestrutura do sistema é centralizada pelo Ministério da Economia e é mantida pelo Departamento do Processo Eletrônico em Rede da Secretaria de Gestão do Ministério da Economia.

A plataforma permite o trâmite de processos entre diversos sistemas, tais como: Sistema Eletrônico de Informações (SEI); Sistema AGU de Inteligência Jurídica (Sapiens); Sistema Integrado de Protocolização e Fluxo de Documentos Eletrônicos (e-DOC); Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (Sipac Protocolo); e Sistema Unificado de Administração Pública (Suap), dentre outros.

O Tramita.GOV.BR foi regulamentado pela Portaria nº 9.412, de 26 de outubro de 2022, do Ministério da Economia. Para conhecer a lista de órgãos que já aderiram à plataforma, acesse o portal do Processo Eletrônico Nacional (PEN).

Como aderir

Órgãos do poder Executivo federal – Solicitar acesso ao Tramita.GOV.BR.

Outros poderes e esferas – A assinatura do Termo de Adesão presente como anexo da Portaria supracitada. O envio do Termo de Adesão anexado no campo Documento Comprobatório por meio da solicitação de acesso ao Tramita.GOV.BR.

 

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