Últimas notícias

Fique informado

Governo Federal testa Embarque + Seguro no Aeroporto de Brasília

12 de agosto de 2021

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

Embarque + Seguro, programa do Governo Federal, chega ao Aeroporto de Brasília, para tornar o embarque mais eficiente e seguro

Embarque + Seguro começou a ser usado em fase de testes no Aeroporto Internacional de Brasília – Foto: Ana Paula Aguiar/MInfra

Usar o reconhecimento biométrico facial na identificação dos passageiros para o embarque em um voo está cada vez mais perto de se tornar uma realidade em todos os aeroportos brasileiros.

A biometria dispensa a apresentação de documento de identificação e cartão de embarque e torna o processo mais ágil e seguro. A tecnologia faz parte do programa Embarque + Seguro e começou a ser usada em fase de testes no Aeroporto Internacional de Brasília.

É o primeiro aeroporto do Centro-Oeste e o sexto do país a testar o reconhecimento biométrico pelo programa idealizado pelo Ministério da Infraestrutura e desenvolvido pelo Serpro, empresa de tecnologia do Governo Federal em parceria com a Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia.

Nossa expectativa é até o final do ano estar com o piloto encerrado e conseguir lançar essa tecnologia para todo o país”, disse o secretário-executivo do Ministério da Infraestrutura, Marcelo Sampaio.

O Embarque + Seguro é realizado por meio de um aplicativo desenvolvido pelo Serpro que permite às empresas aéreas fazerem o cadastramento, na hora do check-in, do nome e da foto do passageiro, ficando vinculada ao CPF. A tecnologia combina validação biométrica e análise de dados.

Além de comprovar a identidade de quem está embarcando, garantindo mais segurança aos passageiros, a medida reduz o tempo de espera em filas já que o processo de check-in e embarque aéreo é realizado em poucos segundos.

“Nossa expectativa é reduzir em 25% o tempo de acesso às aeronaves, isso vai ter uma redução de custo e aumentar a satisfação do nosso usuário. O usuário do aeroporto vai ter uma experiência muito mais rápida, melhor, no embarque dele e de sua família”, afirmou o secretário-executivo Marcelo Sampaio.

O secretário nacional de aviação civil do Ministério da Infraestrutura, Ronei Glanzmann, disse que a iniciativa proporciona uma experiência vantajosa para todos os envolvidos. “É uma agenda que casa perfeitamente com o incentivo ao turismo, com a retomada pós-pandemia. Isso atrai novos passageiros, dá mais sensação de segurança, tanto do ponto de vista de segurança pública como também sanitária”.

Fase de testes

O projeto já foi aplicado nos aeroportos de Florianópolis (SC), Salvador (BA), Belo Horizonte (Confins), Santos Dumont (RJ) e Congonhas (SP). Desde outubro de 2020, o programa foi testado por mais de 2,5 mil passageiros voluntários em aproximadamente 150 voos das companhias aéreas Latam, Gol e Azul.

Os testes do programa contam com a colaboração de companhias aéreas e da administração dos aeroportos.

Entenda o Embarque + Seguro

Quando o passageiro vai fazer o check-in no aeroporto ele é convidado a participar do programa. Quem concorda informa o número do celular e recebe uma mensagem solicitando autorização para a obtenção de seus dados, incluindo CPF e uma foto. O Embarque + Seguro garante a proteção total dos dados dos usuários.

Após o consentimento, o atendente da companhia aérea, usa o aplicativo desenvolvido pelo Serpro para realizar a validação biométrica do cidadão comparando os dados e a foto, tirada na hora, com as bases governamentais.

Uma vez validado, o passageiro fica liberado para entrar na sala de embarque e na aeronave passando pelos pontos de controle biométricos que fazem a identificação por meio de câmeras, sem precisar apresentar documento de identificação e cartão de embarque.

Fonte: gov.br

Embarque Seguro utiliza reconhecimento facial e oferece novas experiências aos viajantes

Embarque da ponte área Rio/São Paulo 100% com biometria começa 15 de junho

Aeroporto Santos Dumont é o primeiro do país a testar embarque 100% digital

Governo Federal testa embarque com reconhecimento facial no Aeroporto de Florianópolis

GOVERNO E TECNOLOGIA

Aqui no Crypto ID você acompanha as principais ações do Governo Brasileiro e de outros Países relacionadas a privacidade, proteção de dados, serviços eletrônicos, formas de autenticação e identificação digital e Cibersegurança.

Acesse agora e conheça nossa coluna GovTech!