Últimas notícias

Fique informado

Governo Federal simplifica abertura de empresas no Distrito Federal através do Balcão Único

21 de dezembro de 2021

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

O Balcão Único já está em funcionamento em outros cinco estados – São Paulo, Pernambuco, Bahia, Pará e Rio Grande do Sul

Abrir uma empresa em poucas horas, através da internet e sem burocracias, agora é realidade também no Distrito Federal.

Com a entrada em pleno funcionamento do Balcão Único na Junta Comercial nesta terça-feira (21), qualquer cidadão pode abrir uma empresa de forma simplificada e automática, reduzindo o tempo e os custos para abrir um negócio.

O projeto é liderado pela Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia e conta com a atuação das equipes da Secretaria Especial da Receita Federal, do Sebrae – responsável pelo desenvolvimento da iniciativa – e da Secretaria Especial de Modernização do Estado (Seme) da Secretaria-Geral da Presidência da República.

O Balcão Único já está em funcionamento em outros cinco estados – São Paulo, Pernambuco, Bahia, Pará e Rio Grande do Sul.

A solução tecnológica integra os dados entre órgãos de cada esfera do governo. A coleta de todos os dados necessários para a abertura e funcionamento de uma empresa é feita através de formulário eletrônico único, pela internet.

Assim, não é preciso que o cidadão faça deslocamentos ou enfrente filas, pois é tudo on-line, com agilidade e sem burocracia. O novo Balcão Único que está sendo criado faz parte do grupo de nove juntas comerciais que integram o projeto Empreendedor Digital: Acre, Amapá, Amazonas, Ceará, Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Roraima e Rio Grande do Sul.

Nós estamos seguindo as melhores práticas internacionais para abertura de negócios ao adotar o Balcão Único e a assinatura GOV.BR nas Juntas Comerciais como medidas de simplificação empreendidas pelo governo federal”, afirma o secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, Caio Mario Paes de Andrade.

“Com a redução de custos e de tempo para o empreendedor formalizar seu negócio, revolucionamos a forma de o Estado se relacionar com os cidadãos e contribuímos para o crescimento econômico do país”, ressalta.

O gerente de Políticas Públicas do Sebrae Nacional, Silas Santiago, também ressalta a importância do projeto Balcão Único.

Trata-se de uma excelente iniciativa, que visa possibilitar que, numa única entrada online, num único procedimento, seja possível a abertura da empresa. Com certeza isso vai diminuir o custo-Brasil e fazer com que nós sejamos um país mais atrativo e mais amigável para o empreendedorismo”, aponta.

Solução imediata

Anteriormente, os empresários tinham que entrar no portal da Junta Comercial e nas diversas plataformas do governo federal e dos municípios para realizar o registro e dar início ao funcionamento da empresa.

Com o Balcão Único, tudo é realizado em um só local. O empreendedor efetua o registro do negócio e já obtém o número do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) para iniciar seu negócio, nos casos em que as licenças e alvarás sejam dispensados e nos casos que permitem autodeclaração do usuário no cumprimento dos requisitos necessários para emissão automática do alvará.

Com a digitalização do trabalho, o serviço que antes era extremamente demorado se tornou rápido. Desde então, o foco é tornar o registro mercantil ainda mais rápido e confiável. Após a implementação, a ideia é ir ampliando esse serviço para outros tipos de empresas, e quem sabe outros níveis de risco”, destaca Maxmiliam Patriota, secretário-geral da Junta Comercial do DF.

Junto com outras medidas adotadas pelo governo federal, o Balcão Único contribuiu para o Brasil alcançar uma marca inédita: a possibilidade de abrir uma empresa em menos de dois dias – mais precisamente, em um dia e 23 horas. É quase um terço do tempo que era gasto pelos empreendedores para a abertura de negócios em janeiro de 2019, quando o processo demorava, em média, cinco dias.

Assinatura eletrônica

Além do Balcão Único, a Junta Comercial do DF adotou a assinatura digital GOV.BR, garantindo aos empresários a validade legal em documentos de forma simplificada e sem custos.

Ao todo, 23 Unidades Federativas mais o DF estão simplificando e facilitando a vida dos empreendedores com o GOV.BR: Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraná, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Sergipe, São Paulo e Tocantins.


O uso de assinaturas eletrônicas em interações com entes públicos é regulamentado pela Lei nº 14.063/2020. Para utilizar a assinatura do GOV.BR é necessário ter na plataforma nível de identificação digital Prata ou Ouro, que pode ser obtido por meio de validação facial, pelo aplicativo para celular.

Outra alternativa é a vinculação com uma conta bancária, ou seja, o solicitante precisa se autenticar em uma das instituições financeiras credenciadas no GOV.BR – Banco do Brasil, Caixa, Sicoob, Bradesco, Santander, BRB e Banrisul.

Govtech: prefeitura de Aracaju revoluciona serviços e economiza mais de 14 milhões de reais em 30 meses

Veteranos das Forças Armadas passam a contar com a prova de vida digital via GOV.BR

Programa Floresta+ entra para a plataforma GOV.BR

GOVERNO E TECNOLOGIA

Aqui no Crypto ID você acompanha as principais ações do Governo Brasileiro e de outros Países relacionadas a privacidade, proteção de dados, serviços eletrônicos, formas de autenticação e identificação digital e Cibersegurança.

Acesse agora e conheça nossa coluna GovTech!

Você quer acompanhar nosso conteúdo? Então siga nossa página no LinkedIn!